terça-feira, 9 de julho de 2013

Os pontos de observação das belezas cênicas de Mangaratiba



Dias atrás, eu estava acessando o blogue do vereador Charlies (PSB) e deixei a seguinte sugestão através dos comentários a uma de suas postagens:

"Tendo em vista a nossa vocação turística, penso que seria importante termos mirantes na RJ-14, nos pontos de melhor visibilidade paisagística. Eu citaria como exemplo os trechos mais atos da estrada entre Muriqui e Itacuruçá. Pois são pequenos detalhes assim que vão dando um diferencial significativo para Mangaratiba e potencializando as nossas atrações locais." (meus comentários ao artigo Agradecimento em nosso Maio)

Será que daqui alguns anos a especulação imobiliária terá tomado essas importantes parcelas do espaço geográfico como já vem acontecendo?!

A meu ver, temos subaproveitado o incrível potencial turístico de Mangaratiba. É o que acontece, por exemplo, com a falta de cuidados com os pontos de observação paisagística.

Minha sugestão seria a ocupação desses locais estratégicos nas rodovias através de um plano de desenvolvimento do município que valorize nossas belezas naturais e demais atrativos da região. O Poder Público construiria uma estrutura básica para o visitante estacionar o seu carro num local apropriado e incentivaria também os empresários para prestarem serviços de qualidade através de lanchonetes, restaurantes, lojas de souvenir, etc.

Certamente que as pessoas querem combinar o desejo de observação da natureza com o prazer da convivência humana e de degustar um delicioso petisco. Penso que, no caso da Rio-Santos, seja até mais fácil atrair negócios. Porém, também vejo viabilidade na RJ-14 e na Estrada de São João Marcos que é a RJ-149. Principalmente nos finais de semana, feriados e temporadas de férias. Ano passado, salvo engano em novembro, quando caminhei a pé da Serra do Piloto até à Praia do Saco, observei motoristas parando seus veículos para tirarem fotos dali. E posso dizer que, no trecho da RJ-14, entre Muriqui e Itacuruçá, também já vi gente fotografando a paisagem.

Talvez esteja faltando ao município adquirir uma nova mentalidade que seja mais empreendedora e interessada pelas questões do turismo, o qual é uma indústria sem chaminés. Muitas das vezes nem precisamos de investimentos tão caros pois basta prestarmos a atenção em alguns detalhes que fazem notável diferença.


OBS: Foto de visitantes no lindo mirante da Estrada de São João Marcos levados no passeio cultural da Fundação Mário Peixoto, conforme notícia do site da Prefeitura Municipal de Mangaratiba em 19/10/2012 e atualizada em 25/03/2013.

Um comentário:

  1. Hoje, relendo o que escrevi ontem, lembrei-me das cocadeiras de Muriqui, as quais, há bem pouco tempo atrás, foram alvos de uma ação injusta do DNIT que destruiu as barracas delas na Rio-Santos. Trabalhadoras que estão há anos nessa atividade deveriam era ser motivo de projetos de desenvolvimento econômico do Poder Público que poderia lhe oferecer a oportunidade de trabalharem numa área melhor estruturada, tipo um desses pontos de observação paisagística na própria BR-101 onde poderia haver novos mirantes.

    ResponderExcluir