Em 14/06, eu havia compartilhado aqui sobre as dificuldades de acesso à Ilha de Jaguanum e, no final do mês passado, tivemos protestos em Mangaratiba contra o absurdo preço dos transportes urbanos e intermunicipais.
Sinceramente, vejo que, devido à sua geografia e história, o nosso município precisa voltar-se para outras modalidades de transportes como o aquaviário e o ferroviário, integrando-os com o rodoviário.
No caso dos transportes aquaviários, estes seriam uma possibilidade ímpar do Poder Público oferecer ao mangaratibense um novo modal de transporte que desafogaria os outros, evitando a superlotação de ônibus e vans, bem com promovendo o turismo na nossa bela região.
Minha sugestão é que o Poder Executivo Municipal realize estudos de viabilidade com vistas à instalação de linhas aquaviárias que conectem localidades litorâneas de Mangaratiba, visando o transporte de passageiros e também de carga. No prazo de um ano, a Prefeitura faria a sua normatização e exploraria diretamente por meio de empresa municipal. Nada de delegar à iniciativa privada.
OBS: Foto de uma das barcas que fazem o transporte de passageiros para a Ilha Grande. Foi extraída do site da Agência Brasil com atribuição de autoria a Tânia Rego.
Nenhum comentário:
Postar um comentário