segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A pesca no nosso município



Umas das mais antigas vocações do nosso município é a pesca. Já em 1943, uma parte da Ilha da Marambaia foi cedida para a instalação da Escola de Pesca Darcy Vargas, a qual atraiu muitos trabalhadores para lá em busca de empregos e oportunidades durante as décadas em que funcionou até os anos 70.

Em 2009, o governo federal chegou a agendar uma visita técnica para avaliar a possibilidade de reativação da escola de pesca. Confesso não saber que fim levou aquela iniciativa, mas reconheço que seria uma boa oportunidade para darmos mais profissionalismo à atividade pesqueira. Sem dúvida, trata-se de algo com o qual o ministro Sr. Marcelo Crivella, senador eleito pelo nosso estado, poderia se comprometer mais. Só que nem sempre vamos ficar aguardando os governantes e políticos tomarem a iniciativa. O cidadão organizado pode realizar algo!

Como se sabe, ainda hoje a pesca tem um grande potencial a ser trabalhado no município e pode desenvolver-se integrada com o turismo. No atual momento em que empresas como a MMX precisam investir aqui suas contrapartidas pelos empreendimentos econômicos feitos na região capazes de impactar o meio ambiente, temos uma oportunidade única a ser aproveitada. Basta a sociedade mangaratibense trabalhar com união, cooperativismo e visão empresarial.

Lembrando que muitos pescadores já têm suas respectivas associações, penso nos infinitos projetos para atrair turistas para a nossa região e aumentarmos o consumo de pescados. Falo, por exemplo, na realização de festas que possam envolver também os restaurantes, bares, quiosques e ainda organizar feiras livres. Numa época de inverno, em que a frequência da praia diminui bastante, podemos criar situações compensatórias e que tornem Mangaratiba uma cidade atrativa o ano inteiro. Anualmente, o governo federal tem promovido a Semana do Peixe, prevista para ocorrer no mês que vem em todo o país. Contudo, são ações locais que fazem diferença e as maiores contribuições da Prefeitura seriam a organização dos espaços a serem utilizados e o marketing na divulgação.

Segundo a OMS, as pessoas deveriam consumir pelo menos 12 quilos de pescado por ano. Porém, o consumo do brasileiro é em torno de 9 quilos, segundo informações do Ministério da Pesca. E, sendo assim, eis aí um grande motivo para incentivarmos eventos desse tipo no nosso município.


OBS: Imagem extraída do site do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário