segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A importância das eleições proporcionais para Mangaratiba e Costa Verde




Neste mês de agosto já passamos a ouvir nas ruas as musiquinhas dos carros de som de alguns candidatos e estes colando seus cartazes pelas casas. Vez ou outra, encontra-se um deles fazendo campanha pela cidade, mostrando-se quase sempre solícitos afim de ganhar o apoio do eleitor pela simpatia.

Viva a democracia! Não tenho nada contra esse momento político e considero fundamental que haja o chamado corpo a corpo com o cidadão afim de que o eleitor possa interagir melhor com os candidatos nos quais pretende votar. E bom seria se houvesse mais debates a respeito das propostas de cada um.

No entanto, lamento não haver tanta seriedade nas campanhas. Há quem esteja se candidatando apenas de olho em 2016, isto é, nas eleições municipais. Muitos querem só fazer cacife agora, marcando uma posição, e nem sempre estão trabalhando para entrarem na ALERJ ou na Câmara Federal. Pensam em ter votos mais dentro de Mangaratiba porque, na verdade, desejam é concorrer a uma vaga de vereador ou disputarem a Prefeitura daqui uns dois anos.

Por outro lado, há quem prefira apoiar pessoas de fora pensando em atrapalhar os candidatos da terra sem a consciência desse importante momento para Mangaratiba bem como para toda a região turística da Costa Verde. E, infelizmente, existem lideranças locais agindo assim priorizando o interesse pessoal em detrimento das nossas necessidades coletivas regionais.

Embora este blogue não tenha preferências eleitorais (cada escritor aqui deve evitar expor aqui sua opinião sobre um candidato determinado para poder focar nas propostas em favor do nosso município), considero fundamental promover uma reflexão sobre a importância de estarmos satisfatoriamente representados na Assembleia Legislativa e também lá em Brasília. Aí, mesmo que Mangaratiba não tenha um colégio de eleitores suficientemente numeroso e unido para fazer um deputado, acho que poderíamos pensar em candidaturas capazes de representar melhor a Costa Verde.

Sem manifestar preferência por A, B ou C, quero deixar o eleitor livre para definir suas escolhas, contribuindo apenas para que as pessoas façam decisões conscientes quando forem às urnas em outubro. Deste modo, não vender o voto (nunca dar o apoio em troca de favores pessoais), evitar repetir os mesmos erros do passado quanto aos maus políticos e analisar cuidadosamente o histórico de cada candidato seriam as condutas mais acertadas para sermos bem representados.

Concluo esse breve artigo enfatizando sobre a importância que um bom deputado pode ter para a Costa Verde no sentido de trazer mais verbas para projetos sociais, atrair investimentos, buscar parcerias e também discutir questões de amplitude estadual ou nacional. Afinal, quem quer ir para Brasília, por exemplo, deve estar em condições de opinar com conhecimento sobre direitos humanos, problemas relativos à segurança pública, defender os aposentados, as mulheres, o respeito às minorias, a proteção do meio ambiente, lutar pela educação, saúde, habitação, etc. E, por este lado, mais valeria um cara de fora do que termos um cidadão medíocre e corrupto nos representando.

Portanto fica aí meu apelo. Vamos refletir bem sobre essas eleições para não jogarmos fora o voto. Mangaratiba perde por não estar bem representada de modo que a cidade jamais deve se conformar em ser um curral de políticos espertalhões. Logo, desejo que não nos falte consciência nessa hora.

Uma boa semana a todos!


OBS: Ilustração acima extraída de http://eleicoes2014.org/em-quem-votar-em-2014.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário