segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Propostas para o esporte de Alan Bombeiro



Embora escrever sobre esportes não seja muito a minha afinidade, jamais desmereço a sua importância. E, segundo consta no Plano de Governo do Alan Bombeiro (clique AQUI para ler na íntegra), investir nesta área, seria também "investir na saúde preventiva, combater a violência, promover a inclusão social e a qualidade de vida urbana".

Ao todo, são dez itens listados no programa da coligação que foi apresentado à Justiça Eleitoral, os quais passo primeiramente a citar para então comentar:

"6.1. Iniciar a Construção de ciclovias nos principais logradouros da cidade.

6.2. Formalizar Centros de Excelência Municipal nas mais diversas modalidades desportivas, com destaque para o xadrez, judô, natação, ginástica artística e atletismo.

6.3. Criar uma agenda esportiva ampla e diversificada.

6.4. Reformar os ginásios poliesportivos.

6.5. Construção, manutenção e iluminação adequada das quadras desportivas dos bairros.

6.6. Realização do "Circuito Escolar de Atletismo e Passeios Ciclísticos"

6.7. Construção de pistas de skate em locais escolhidos pela comunidade.

6.8. Valorização do futebol amador, criando infraestrutura, revitalizando campos de futebol, promovendo uma iluminação adequada desses locais e propiciando um torneio municipal de times mobilizando os bairros da cidade.

6.9. Criar mecanismos que permitam o repasse de verbas para o Grêmio Mangaratibense através de convênios com empresas privadas locais.

6.10. Iniciar o projeto EE10 – em parceria com a Secretaria Municipal de Educação que propiciará “escola de esportes” na cidade com objetivo de oportunizar o acesso de crianças e jovens na faixa etária de 06 a 17 anos a atividades de iniciação esportiva no contra turno escolar, fortalecendo valores que venham a contribuir para o desenvolvimento dos participantes, além de ser um preparatório na procura de talentos para os jogos da baixada. "

Como se sabe, a construção, a reforma, a manutenção e a iluminação de quadras poliesportivas são frequentes reivindicações que os vereadores indicam ao prefeito através das sessões da Câmara. Só que, infelizmente, poucos são os resultados e há uma costumeira demora no atendimento.

Comparando com outros municípios, Mangaratiba até que oferece razoáveis opções de esporte e de lazer para a sua população. Porém, é fundamental que haja um aprimoramento, uma diversificação das práticas e da agenda (itens 6.2 e 6.3).

Neste sentido, há que se promover sempre eventos dando a eles um destaque na divulgação. Pois o que noto é que somente antes e depois é que ficamos vagamente sabendo das competições, sendo que a sociedade poderia perfeitamente acompanhar tudo o que anda acontecendo na área esportiva da cidade.

Com relação às ciclovias (item 6.1), pode parecer um sonho Mangaratiba ser contemplada com tão grande obra que muitos não valorizam. Contudo, nunca devemos esquecer que isso seria tanto uma oportunidade para as pessoas se exercitarem melhor, bem como utilizarem a bicicleta como uma opção saudável e ecológica de transporte. E, para tanto, a adoção de um plano de metas de expansão gradual das ciclovias, no decorrer de um decênio, seria uma solução viável.

É certo que não iremos nos esquecer do popularíssimo futebol em que a promoção de torneios e a do principal time do Município encontram-se previstas nos itens 6.8 e 6.9 do programa.

Finalmente, devemos reconhecer aqui o envolvimento das escolas nas práticas esportivas de modo que será preciso o órgão competente caminhar sempre junto com a SME quanto à execução dos itens 6.6 e 6.10, dentre outros projetos mais. E, sendo assim, os profissionais de educação física também precisarão ser devidamente valorizados.

Embora mais propostas poderiam ser incluídas, creio que, como o tempo de mandato do novo prefeito será curto, já estará de bom tamanho se o governo conseguir dar início a cada item proposto e entregar as quadras poliesportivas todas num bom estado de utilização. Afinal, o propósito do programa é fazer com que o esporte se torne um "fator de cidadania e de inclusão social" para todos.

Ótima semana, meus amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário