domingo, 12 de maio de 2013

A falta que faz um espaço cultural em Muriqui



Muriqui, o 4º Distrito de Mangaratiba, é uma localidade bem expressiva em termos de população. Tanto de residentes quanto de turistas. Foi abençoado com uma linda praia, é cercado pela exuberante Mata Atlântica e possui uma deliciosa cachoeira no outro lado da BR-101. Além de dispor de um campo de futebol e de agradáveis praças, suas ruas planas são convidativas para um passeio de bicicleta e as águas calmas da baía de Sepetiba instigam a prática de diversas atividades náuticas. Porém, quando chove, não há mais nada para se fazer exceto alugar um filme na locadora e ficar em casa olhando de cara pra TV.

Foi pensando nesta necessidade que cheguei à conclusão de que precisamos ter em Muriqui um bom espaço de cultura localizado num imóvel próximo ao centro distrital capaz de promover lazer, entretenimento, informação, conscientização ambiental, manter viva a memória histórica da região, dar oportunidade a novos talentos, incentivar atividades artísticas e musicais, leitura de livros e jornais, etc. Ou seja, seria um lugar onde as pessoas não apenas possam se distrair num meio coberto como também aprenderem mais da vida e conviverem entre si.

De acordo com a legislação municipal, caberia à Fundação Mário Peixoto (FMP) desenvolver um projeto desses que pode contar com parcerias estabelecidas com a iniciativa privada e entidades da sociedade civil a exemplo das ONGs e da associação de moradores. Isto porque a FMP tem as seguintes finalidades como consta no site da Prefeitura na internet:


  • - Administrar, planejar, recuperar, restaurar, e propugnar pela conservação e utilização do Patrimônio arqueológico, histórico, turístico, arquitetônico, cultural, paisagístico, científico e ecológico do Município de Mangaratiba;
  • - Administrar os bens de propriedade ou colocados sob sua guarda, ainda que abriguem outras entidades;
  • - Restaurar e propugnar pela conservação, por todos os meios, do patrimônio cultural e natural do Município, solicitando, sempre que cabível, o tombamento, a restrição de uso, a desapropriação ou qualquer outro procedimento legal que possibilite a consecução deste objetivo;
  • - Exercer a fiscalização e apoiar necessariamente no licenciamento, com parecer final, de qualquer espécies de projetos, construções, restaurações, acréscimo, modificações e quaisquer alterações em áreas e locais formalmente protegidos;
  • - Incentivar e promover atividades e manifestações culturais de acordo com os interesses e tradições do Município;
  • - Destinar recursos visando a restauração do patrimônio particular de valor comprovado, quando impossível ou desaconselhável a desapropriação ou aquisição;
  • - Prestar serviços à entidades públicas ou privadas e organismos internacionais;
  • - Prover o Município de Mangaratiba de acervo de dados e informações necessárias ao conhecimento e acompanhamento da realidade física, econômica, social, ambiental e histórica do Município, especialmente para fins de planejamento.

Por outro lado, nada impede que moradores e pessoas interessadas de Muriqui tenham alguma iniciativa de tomar essa providência ao mesmo tempo em que fazemos as reivindicações. Um espaço cultural pode nascer através de pequenos movimentos que começam ocupando qualquer lugar disponível. Tudo aquilo que vier a ser valorizado e potencializado irá beneficiar o distrito, permitindo que futuramente se torne até uma atração turística.

Como muitos devem saber, Itacuruçá tem o seu espaço cultural na antiga estação ferroviária do distrito, o que considero muito proveitoso. Então, por que Muriqui também não pode ter o seu? Abracemos esta ideia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário