domingo, 29 de setembro de 2013

As academias do idoso em Mangaratiba



Quando vou de Muriqui para Mangaratiba pelo alto de Ibicuí, vejo o quanto está mal localizada uma das academias da terceira idade (ATI) na rodovia RJ-14, numa área relativamente distante do Centro da cidade, o que obriga os interessados a subirem uma íngreme ladeira até chegarem lá. Um percurso que me parece inapropriado para um público que, como bem sabemos, sofre com maior frequência de problemas reumáticos e de outras limitações quanto à capacidade locomotiva.

O que mais me espanta é que dispomos de espaços ociosos em várias praças do Município, além das praias. Pensar na localização desses pontos de encontro da terceira idade torna-se fundamental para incentivá-los a fazerem exercícios físicos, prática importante para assegurar uma boa qualidade de vida.

Observo que o nosso Município já cuidou melhor dos idosos. Recordo que, há um ano atrás, havia até uma psicóloga atendendo no centro de convivência daqui de Muriqui sendo que, atualmente, o local está sendo prolongadamente usado para os atendimentos de urgência/emergência do SUS enquanto as obras do posto de saúde não são concluídas. Vale ressaltar que, por conta do término dos serviços de psicologia lá, houve pacientes que tiveram seus tratamentos descontinuados precisando aguardar disponibilidade de vagas na rede pública comum afim de reiniciarem a terapia com outro profissional. Um tremendo desrespeito!

Sinto ser necessário a ocupação dos logradouros públicos pelos idosos com aulas gratuitas de educação física dadas por um professor pago pela Prefeitura com ênfase na rotina diária do paciente. As praças, em via de regra, sempre serão mais atrativas do que os ambientes fechados. Principalmente aqui no nosso Município em que o clima tropical litorâneo é propício o ano inteiro nas quatro estações. Assim, sem desmerecer os centros de convivência, considero importante haver mais investimentos públicos nas ATIs tornando-se fundamental a definição de novos espaços abertos mais acessíveis para receber futuras instalações de aparelhos de ginástica e as aulas gratuitas pelas primeiras horas da manhã.

Exercitar-se regularmente é um dos meios mais recomendados de promoção da saúde pois trás resultados positivos para o coração e para os músculos, proporcionando benefícios gerais que têm como consequência a melhora na qualidade de vida consistentes em noites de sono mais agradáveis, na redução do stress, controle do peso, prevenção de diabetes, normalização da pressão arterial e ajudando a criar resistência a doenças como, por exemplo, a osteoporose. Portanto, que nesta próxima terça-feira (01º/10/2013), no dia internacional do idoso, possamos lembrar com mais cuidado das necessidades de quem se encontra numa fase que, futuramente, certamente nos terá.


OBS: Foto extraída do site da Prefeitura de Mogi das Cruzes mostrando uma das ATIs na referida cidade do interior paulista.

3 comentários:

  1. Assunto importante. Logo que o atual prefeito foi eleito, enviei lhe uma msg através de um canal do tipo "fale com o prefeito" sugerindo a instalação desses equipamentos de ginástica em alguma praça de Itacuruçá e em outros pontos do municipio. Trata-se de um programa federal sem custos para as prefeituras. Nunca recebi resposta à minha msg. e, agora, depois de anos, tb fiquei espantado com a instalação desses equipamentos na ladeira de acesso ao distrito sede, em lugar inacessivel e onde estacionar um carro se pode. Quem terá sido o gênio que escolheu esse local ? Vamos incentivar a PMM a instalar outros desses equiipamentos de ginastica em praças acessiveis do municipio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Gastão.

      É bom saber, por meio de seus comentários, que o atual chefe do Poder Executivo encontra-se de algum modo ciente dessa reivindicação.

      É lamentável que aí em Itacuruçá não exista nem ao menos uma ATI com tantos idosos vivendo no município. Era pra ter pelo menos umas duas conforme o quantitativo populacional: uma na área central de Itacuruçá e outra em Brasilândia.

      Confesso ter utilizado também esse mesmo canal de atendimento da Prefeitura para buscar resolver outras questões sem ter até agora recebido qualquer resposta. Além do mais, o serviço deixa o cidadão sem provas de que fez o contato e impossibilitado de fazer qualquer acompanhamento posterior já que nem ao menos é gerado um número de protocolo da solicitação. O correto seria o site da PMM reproduzir o inteiro teor da mensagem enviada e informar um protocolo, bem como disponibilizar mecanismos de controle do andamento por parte do internauta até o fechamento do pedido ou da reclamação recebida.

      Excluir
    2. Em tempo!

      Na manhã de hoje, enquanto levei minha esposa para fazer fisioterapia no distrito-sede, fiquei observando o excelente espaço da Praça Robert Simões que poderia ser melhor aproveitado sem a necessidade de se derrubar qualquer árvore plantada ali.

      Assim, pensei na possibilidade de remoção do parque infantil para próximo da quadra esportiva e que passaria a ficar atrás da igreja. No lugar atual do parque, seria instalada então uma ATI ocupando também outras partes próximas dali.

      Cá em Muriqui, poderia haver algo semelhante.

      Abraços.

      Excluir