sábado, 8 de dezembro de 2018

Minha opinião sobre o projeto do condomínio BELLA VISTA em Muriqui



Pelo que tenho observado nas redes sociais da internet, notadamente em sites de relacionamento, grupos de debates de aplicativos de mensagens instantânea tipo o WhatsApp e blogues, surgiu um movimento contrário à construção de um condomínio no 4º Distrito do nosso Município. Segundo li na edição de hoje do portal Notícias de Itacuruçá, o seu crítico editor, professor Lauro Santos, passou a seguinte informação juntamente com uma sensata opinião: 

"Em Muriqui, parece estar começando um movimento no sentido de lutar contra a implantação de um condomínio na área do morro do final da praia, no sentido Mangaratiba. Apesar das tentativas de imputação da responsabilidade de embargo à prefeitura, é prudente observar que se trata de área particular onde, por princípio, o proprietário pode construir o que bem quiser, desde que obedecidas as regras e normas ambientais e municipais. A única coisa que o poder público pode cobrar e, mesmo assim, se for capaz de fornecer a devida infraestrutura, é quanto à destinação do esgoto resultante do novo empreendimento.
A propósito
Interessante observar que aqueles que se manifestam contra a implantação do empreendimento na área em questão, não se manifestem a respeito das sucessivas invasões de áreas que acabam resultando em comunidades como as Cachoeiras I e II, hoje definitivamente implantadas em áreas inapropriadas." (extraído de https://itacrio.wordpress.com/2018/12/08/08-de-dezembro-de-2018/)

Inicialmente parabenizo o blogueiro citado pelo lúcido posicionamento que teve acerca do condomínio em questão, a respeito do qual tive a oportunidade de me informar previamente. Foi quando, no início do ano, o empreendedor e responsável técnico do projeto, de maneira surpreendentemente democrática, convidou membros da sociedade civil para uma apresentação, buscando ouvir e interagir com as nossas opiniões. E, após ouvi-lo e sabatiná-lo, saí dali convencido de que a ocupação planejada será a melhor forma de mantermos o meio ambiente preservado.

Verifiquei também que tudo o quanto está sendo feito no projeto Bella Vista é derivado de largo e intenso estudo, seja ecológico ou geológico, dentro do padrão de um empreendimento classe "A" para o que se tem hoje em Mangaratiba. A saber, a coleta e o tratamento de esgoto nível 1, o tratamento da água da maneira como é classificada (com melhor qualidade que a da CEDAE), bem como o replantio de 4.000 mudas florística típicas da Mata Atlântica. Isso fora as normas de urbanização bem rígidas. 

No caso em tela, pude ainda verificar que há até mesmo a previsão de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), equivalente a 35% da área total, mais esgoto tratado, como já dito no parágrafo anterior. Ou seja, teremos lá algo que nenhuma residência em Muriqui possui!

Ressalto que o local onde será o empreendimento encontra-se localizado entre a BR-101 e o mar, abrangendo um terreno descampado de pasto. Isto é, não se trata de lugar estratégico do ponto de vista preservacionista tal como podemos considerar o outro lado da rodovia Rio-Santos onde está situado o Parque do Cunhambebe, com várias nascentes hídricas e porções representativas da Mata Atlântica.


Deste modo, entendo ser prematuro pessoas assinarem agora petições online ao Ministério Público, conforme cheguei a ver nas redes sociais, sem antes elas conhecerem melhor o projeto (e o ponto de vista do empreendedor) para chegarem a uma conclusão mais fundamentada e racional.

Sinceramente, não vejo tanto ímpeto de algumas vozes contra a favelização e o tráfico de drogas cada vez maiores em nosso Distrito. Aliás, algumas dessas pessoas que estão se manifestando nas redes sociais, com todo o respeito à opinião de cada um, parece não terem conhecimento de causa e nem estarem demandando tanto esforço e mobilização quanto às contínuas invasões.

Seja como for, talvez seja prudente haver uma reunião entre os moradores do Distrito e os representantes do empreendimento para que se torne possível prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários quanto aos detalhes empreendimento. Pois, sendo assim, creio que muitos poderão ver que será muito melhor a ocupação planejada do que vermos essas e outras áreas do espaço urbano sendo perdidas através de loteamentos irregulares, favelização, etc.

Que prevaleça o bom senso entre as pessoas de bem aqui em Muriqui!

9 comentários:

  1. Sabemos pq vc está puxando sardinha pra obra , tem muita gente da grana envolvido , vc viu a quantidade de árvore que derrubaram ? Muriqui está sendo invadido por casas kitnets não estou vendo nenhuma melhora na vida do morador pelo contrario cada vez mais estamos sem águae , energia ...

    ResponderExcluir
  2. Senhor
    Suas considerações nunca me convenceram...
    Trata-se de Mata atlântica e a Fazenda Muriqui tem os documentos comprobatórios!
    O Senhor está no governo e faça por merecer, pois no movimento jamais pediremos seus serviços.
    A prefeitura que o senhor faz parte interditou o local!
    Afinal quem esta certo?
    O senhor ou a SM MEIO AMBIENTE?
    A JUSTIÇA SERÁ FEITA!
    BAY BAY SENHOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.

      Inicialmente informo que não faço parte do governo municipal. Apenas encontro-me filiado ao partido do prefeito Alan Bombeiro que é o PSDB.

      O fato da secretaria ter interditado a obra não significa que o órgão será contra o empreendimento, sendo que o processo administrativo é democrático, podendo haver reconsideração ou reforma da decisão por meio de recurso hierárquico ao prefeito, com observância do devido processo legal. Sem desconsiderar a possibilidade da empresa ingressar nas vias judiciais.

      Respeito o direito de cada um se posicionar contra ou a favor desse empreendimento que é de tirar o chapéu.

      Boa semana!

      Excluir
  3. O que temos observado a muitos anos é que no início do projeto se promete cumpriram todas as exigências ambientais, construções de rede de esgotos, estação de tratamento de agua,um estudo sobre consumo de energias elétricas, construção de um gerador próprio, saneamentos básicos, praças.
    Depois de aprovado 0 projeto pelos órgãos competentes, muitas não são cumpridas, e nem fiscalizadas.
    Estes são apenas os problemas que virão

    ResponderExcluir
  4. Boa noite.

    Gostaria de poder responder a todos que se manifestaram, mas peço aos internautas que, por gentileza, se identifiquem.

    Grato

    ResponderExcluir
  5. Eu resido em Muriqui há 6 anos e estou espantada com o rápido crescimento das favelas. Num abrir e fechar de olhos nasce uma. O Poder Público e a população não fazem nada! Agora que querem construir algo dentro dos padrões ambientais, com tratamento de água e de esgoto, coisa que não tem em nenhum outro lugar de Muriqui, com a promessa de uma RPPN para compensar os impactos, um grupo se levanta contra fazendo o maior estardalhaço para chamar a atenção.

    ResponderExcluir
  6. ESCLARECIMENTO !!!!!!!!

    Tendo em vista alguns questionamentos que me foram feitos, venho esclarecer que esta postagem, feita no blogue "Propostas para uma Mangaratiba melhor" dia 08/12, trata-se de uma opinião pessoal minha como cidadão em favor da construção do condomínio Bella Vista em Muriqui, não se tratando, pois, do posicionamento da ONG Mangaratiba Transparente da qual faço parte como associado. Na data de ontem, a diretoria da entidade reuniu-se e deliberou entrar com um pedido de informações perante a Secretaria de Meio Ambiente a fim de melhor conhecer o processo de n.º 4715/2018, relativo ao empreendimento. Esclareço também que, apesar de filiado ao partido do prefeito Alan Campos da Costa, o Alan Bombeiro, não estou trabalhando na Prefeitura de Mangaratiba e, portanto, a opinião compartilhada por mim nas redes sociais não reflete o entendimento do governo municipal. Todavia, interpreto que o a decisão tomada na semana passada pelo secretário da pasta de meio ambiente, no sentido de haver embargado as obras do empreendimento, é passível ser revista pela própria Administração Pública. Acho saudável e construtivo que as pessoas possam manifestar opiniões divergentes acerca de um mesmo assunto, uma vez que a pluralidade de ideias fortalece uma sociedade, uma associação e até mesmo um governo.

    Bom dia a todos!

    ResponderExcluir
  7. Ola a todos. Morei em Muriqui de 2013 a 2016.Fiz grandes amizades e inimizades também. Me coloco então como ser humano comum. Agradeço a todos que de uma forma ou de outra me ajudaram durante minha estada na região.Porem o assunto aqui é um Empreendimento que surgi em uma Gleba de terras a seguir da Associação de Moradores da Fazenda Muriqui e o Condomínio Pontal de Muriqui Região que inegavelmente hoje se tornou o melhor lugar para se morar em Muriqui.Sou um Homem de Mercado Imobiliário Gozo de respeito entre Incorporadores e Clientes que se transformaram em amigos com o tempo e graças a Deus por ter vivido nesse ramo mas de 40 anos. Devo dizer que Existem Empreendimentos que agregam valor a região onde são implantados . Senhores vi comentários de pessoas com preocupação com esgotamento. Realmente é preocupante essa questão em Muriqui, onde hoje existem um língua negra no inicio da orla e outra no final.Com muitas casas jogando esgoto direto nestes mananciais que descem de cachoeiras.Desta forma tudo chega a Praia de Muriqui.O Projeto em questão busca dar destinação a uma área Urbana buscando o ordenamento com proposito de desenvolver e valorizar tudo que hoje já existe em Muriqui.O progresso e inevitável e a ocupação de terras em regiões urbanas acontece da forma que este projeto vem sendo desenvolvido ou através de invasões e criação de comunidades que resolvem o problema de moradia de quem é invasor porem em muito pouco contribui para o desenvolvimento sustentável da região.Mesmo de longe continuo Amando a todos vcs Amigos/as de Muriqui. Espero ter contribuído em algo desejo progresso e sucesso a todos com desenvolvimento que tenha como Meta a sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  8. Mil perdão No comentário postado em 13/09/2019 as 16;19hs. pensei que o eu email iria ser visto por todos e dessa forma a poder estarmos conversando um pouco sobre o que sei de mercado Imobiliário.
    marcopereira53@gmail.com meu creci 15.077. Atualmente estou terminando uma construção em jacarepagua na Freguesia RJ e não estou atuando na corretagem.Fiquem todos com Deus.

    ResponderExcluir