domingo, 23 de fevereiro de 2020

E se em cada balneário de Mangaratiba houvesse um letreiro e alguns monumentos representativos?



Há pequenos detalhes que fazem diferença numa localidade turística e podem custar muito pouco aos cofres públicos tornando-se uma excelente estratégia de divulgação dos atrativos do Município. Recentemente, o internauta Alexandre Jaguanum fez uma postagem no sítio de relacionamentos Facebook com o seguinte questionamento juntamente com fotos de alguns lugares do país e da Ilha de Jaguanum, onde fica o seu chalé:

"Quando teremos os letreiros instalados nos distritos? Estive em Araruama e fazem fila para fotografar, mais uma maneira de divulgação da região. Pense nisso!!! Compartilhe está ideia."

Já deve ter quase uns vinte anos que não vou a Araruama, mas, em outubro de 2018, eu e minha esposa estivemos passando uns dias em Fortaleza, capital do Ceará. Foi quando encontramos num interessante letreiro na badalada Praia de Iracema com um monte de turistas tirando fotos ali. Inclusive, Núbia pediu para que eu registrasse aquele momento.


Pode parecer bobagem para alguns, mas me aprece que uma expressiva parcela de turistas aderiu à moda e isso, certamente, ajuda a divulgar o nome de uma cidade. Aliás, acaba sendo uma espécie de propaganda boca a boca do lugar em que o internauta transforma um mero identificador do local num ponto de visitação.

Por outro lado, a construção de pequenos monumentos ajuda a enriquecer a paisagem, a exemplo das estátuas. E, neste caso, para dar um exemplo, nem preciso ir tão longe ou em lugares muito procurados. No mês de março de 2018, visitamos uma laje no Morro Dona Marta, a qual serve de mirante, onde o saudoso cantor Michael Jackson certa vez gravou um vídeo clipe em meados dos anos 90. E, mesmo não sendo um fã das músicas do por star, tirei uma fotinha registrando a minha passagem por ali tendo em seguida aproveitado para comprar pequenas lembranças numa lojinha simples situada ali perto.


Ora, quantas pessoas famosas a exemplo de cientistas, cineastas, jogadores de futebol, artistas, cantores e outras personalidades um dia não visitaram Mangaratiba? Recentemente, escrevi em meu blogue que, no ano de 1832, o pesquisador Charles Darwin, esteve no nosso país e chegou a Mangaratiba hospedando-se na Ingaíba. Só que pouca gente sabe disso e a Prefeitura nunca fez uma promoção do acontecimento para atrair a curiosidade dos turistas.

Enfim, o Município tem muito o que aprender para desenvolver com inteligência e estratégia a promissora atividade turística, o que pode ser feito relacionando fatos importantes da nossa história, atributos ambientais, animais da fauna, lendas, manifestações culturais, pratos da culinária típica, produtos da terra, etc. Logo, deixo aí a dica aos atuais gestores municipais para que, querendo, coloquem em prática.

Ótimo final de domingo a todos!

OBS: A primeira foto desta postagem foi divulgada pelo internauta Alexandre Jaguanum em seu perfil no sítiod e relacionamentos Facebook, conforme consta em https://www.facebook.com/alexandre.calhaus/posts/2628915430677848

Nenhum comentário:

Postar um comentário