quarta-feira, 5 de junho de 2013

As festas literárias de Paraty e a agenda cultural de Mangaratiba



Na manhã de hoje, eu estava lendo a nota "Turismo com proveito" do blogue Notícias de Itacuruçá, edição deste dia 05/06/2013, a qual fala sobre a Festa Literária Internacional de Paraty prevista para acontecer entre 03 e 07 de julho, conforme extraído do AngraNews:

"Considerado um dos principais eventos do calendário turístico e cultural da cidade histórica, a Festa Literária Internacional de Paraty definiu a programação da 11ª edição que será realizada de 3 a 7 de julho. A conferência de abertura estará a cargo do escritor amazonense Milton Hatoum e o autor homenageado em 2013 será o romancista alagoano Graciliano Ramos. O cantor, compositor e ex-Ministro da Cultura, Gilberto Gil foi confirmado como a atração do show de abertura. Paralelamente à FLIP, acontecem a Flipinha (para crianças) e a FlipZona (para jovens)."

Interessante ver como que, com um evento literário tão importante acontecendo todos os anos em Paraty, os demais municípios da Costa Verde não tiram um proveito turístico dessa oportunidade durante outros dias do mês de julho que é uma gostosa época de férias escolares.

Imaginem um evento semelhante ocorrendo em Mangaratiba na semana seguinte à Flip ainda que, a princípio, não tenhamos tanta expressão?

Os funcionários da Fundação Mário Peixoto deveriam ir até Paraty entre os mencionados dias 3 a 7 de julho, transportando também alunos interessados da rede pública de Mangaratiba para participarem dos trabalhos, e aproveitariam para divulgar/panfletar chamando o público presente lá para uma semana cultural na nossa cidade. Sem dúvida que algumas pessoas que vissem o material publicitário da FMP iriam querer dar uma esticadinha até nós aquecendo a economia local. E, se as atividades daqui ficarem bem organizadas, rapidamente a propaganda boca a boca se encarregaria de atrair mais gente para o ano seguinte (lembremos que em 2014 estará acontecendo no Brasil a Copa do Mundo de Futebol).

Havendo um projeto regional, Mangaratiba, Angra dos Reis e Rio Claro também se organizariam para que, em todo o mês de julho, houvesse também uma agenda literária em cada uma dessas cidades, porém em dias diferentes para não coincidirem. Recordo que, quando ainda morava em Nova Friburgo, a programação cultural do Festival de Inverno era feita junto com Petrópolis pois, em termos de turismo, é preciso pensar regionalmente já que muitos visitantes não querem permanecer num lugar só.

Quem vem a Paraty, quer também conhecer a Ilha Grande, dar uma esticada até à praia de Trindade e, se tiver disposição, fazer o belo percurso ecológico pela antiga linha de trem entre Angra e Lídice. Então por que o turista não pode dar uma espiadinha para ver o que há de bom em Mangaratiba? Por isso, precisamos estar conectados com as coisas que andam acontecendo por toda a Costa Verde, sempre lembrando que entre todas essas cidades pode haver um mercado interno precisando ser melhor explorado.

Assim, se já temos um evento em Paraty com notável referência, os mangaratibenses precisam aprender a pegar uma "carona". É o que proponho às autoridades municipais e também à sociedade para debatermos desde já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário