terça-feira, 18 de junho de 2013

Que tal um protesto pacífico contra a passagem da Expresso em Mangaratiba?



Nas postagens anteriores, formulei sugestões voltadas mais para as esferas de competência da prefeitura, dos vereadores e governo estadual. Dessa vez, porém, direciono minha proposta para as lideranças sindicais e estudantis da sociedade mangaratibense.

Que tal se todos nós nos manifestássemos um dia desses contra os valores abusivos da passagem de ônibus cobrado pela Expresso? Falo de um protesto pacífico, evidentemente. Pois de modo algum posso concordar com atos de vandalismo e com a violência contra policiais praticados por uma minoria de desordeiros, lembrando que os PMs são trabalhadores iguais a todos nós.

Lamentavelmente, temos uma das tarifas de ônibus mais caras do estado. Para ir de Muriqui até Mangaratiba pagamos mais caro do que um cidadão de metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo. Um roubo! E tem comunidades, situadas nas ilhas, que nem transporte público têm como ocorre em Jaguanum.

Sei que, na organização de protestos amplos como esses, é preciso levantar bandeiras que sejam comuns dentro da sociedade afim de que o movimento não se perca. Mas também é uma oportunidade para a promoção de um debate que busque uma solução madura reunindo as mais diversas opiniões. Daí eu fazer menção do texto que escrevi aqui neste mesmo blogue com o título Como resolver os problemas do transporte urbano do município?, publicado em 04/05/2013, onde sugiro a criação de uma empresa pública municipal para prestar o serviço de transportes dentro de Mangaratiba.

Para a próxima terça-feira, 25/06, está sendo organizado um protesto marcado para acontecer às 17 horas o Centro de Mangaratiba. Um aviso no Facebook assim convoca:

"PASSEATA CONTRA OS PREÇOS ABUSIVOS E AS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE USO DOS ÔNIBUS DA EXPRESSO. CONCENTRAÇÃO CENTRO DE MANGARATIBA. VAMOS MOSTRAR QUE NÃO GOSTAMOS SÓ DE FESTAS..."

Pois é. Enquanto a juventude do Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e de outras capitais resolveram ir às ruas reivindicar, também deveríamos sair da nossa acomodação. Este é o momento certo para protestarmos contra os maus serviços da Expresso. É hora de darmos um basta!

OBS: Foto da Agência Brasil que mostra a manifestação do Movimento Passe Livre em São Paulo.

6 comentários:

  1. Pois é, Rodrigo, como Mangaratiba tem os seus distritos longe uns dos outros, cada um deles poderia aproveitar esta mesma data e horário para também fazerem as suas manifestações. Ou então virem para o centro, na praça, e protestarem juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Nina! Acho até que estamos começando um pouco tarde. Mas antes tarde do que nunca. E a ideia que deu parece-me bem interessante já que nem todo mundo tem condições de se deslocar até Mangaratiba (até para protestar é um investimento de passagem que vale por uma refeição). Porém, se conseguirmos que haja uma representativa manifestação no Centro, passando pela Prefeitura e Câmara dos Vereadores, já será altamente significativo. Uma ideia para os distritos seria a colocação de faixas e cartazes de apoio nas casas, estabelecimentos comerciais, etc.

      Excluir
    2. Devemos sim fazer um manifesto contra esses políticos que não fazem nada, vejamos: Ruas esburacadas, lugares escuros sem iluminação, postos de saúde sem médicos, como é o caso de muriqui, A mentira da NET que chegaria aqui até junho e até hoje nem cabeamento, os preços caros dos onibus, pois pagamos sempre como intermunicipais, vereadores que só vivem em casa curtindo a vida as custas do povo, Bandidagem solta em Mangaratiba, devido a falta de segurança, colégio operando em estado precários. Vamos usar as redes sociais sim, eu apoio vocês, podemos procurar as igrejas, lojas maçonicas da região como é o caso de Itacuruça, Rotary como é o caso de Muriqui, todos com força e poder.
      Façamos valer nossos direitos, vamos mudar essa bagunça e falta de respeito com o nosso povo aqui de Mangaratiba, o Capixaba já teve seu tempo para fazer algo e nada fez, agora é nossa hora de fazer, que é tira-lô do poder. Vamos chamar a Andreia do charlinho para nos apoiar, lembrando que eu não sou de partido nenhum, sou apenas um cidadão comum que tem direitos, pois o deveres são cumpridos e exigidos diariamente. contatos pelo twiter @jorgemacena

      Excluir
    3. Caro Jorge,

      Suas reivindicações são legítimas e concordo com boa parte do que propõe.

      Penso que a pauta do movimento deve ter como foco a questão dos transportes, sobretudo o alto preço da tarifa de ônibus, acompanhando as reivindicações que têm ocorrido por todo o país. Mas também é uma oportunidade para tocarmos em outras questões de interesse social a exemplo das que citou no primeiro parágrafo.

      Por outro lado, penso que devemos ser cautelosos para que não venhamos a perder o foco. É normal que, em cada cidade, as pessoas levantem bandeiras pedindo o impeachment de seus respectivos prefeitos. Só que, desta vez, a mira deve estar voltada para o absurdo da passagem da Expresso afim de podermos também aglutinar até quem tenha votado no atual mandatário.

      A participação da Andreia, outros candidatos, vereadores e dos partidos políticos é, no meu ponto de vista, sempre bem vinda. Diferente do que alguns grupos andam gritando nas ruas das capitais pedindo para que não se tenha partido na manifestação, eu acho que, além de ser legítimo, torna-se também construtiva a participação das agremiações partidárias. Aliás, escrevi um artigo sobre isto no meu blogue pessoal dia 19:

      http://doutorrodrigoluz.blogspot.com.br/2013/06/por-que-esse-sem-partido.html

      Não sei mito bem com o usar o Twitter, porém frequento o Facebook onde costumo divulgar minhas postagens da blogosfera. Desejando me adicionar por lá, terei o prazer de incluí-lo na minha rede de contatos.

      Finalmente, esclareço que não sou eu quem estou organizando a manifestação do dia 25. Pretendo participar dela e me encontrar com o pessoal de um partido ao qual fui convidado para afiliar-me.

      Vamos manter contato!

      Abraços.

      Excluir
  2. Estou viajando, mas espero que o protesto tenha sido um sucesso. Felizmente pude participar da organização do Protesto em minha cidade( cidade natal, a minha escolhida é Mangaratiba) , organizada pelo Facebook, que obteve grande adesão e foi totalmente pacífica.
    Eu avisei que isso iria acontecer... mais cedo ou mais tarde... a internet é uma excelente ferramenta de mobilização, isso é só o começo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André!

      Desejo que tenha sido um sucesso aí em sua cidade.

      Centenas de manifestantes reuniram-se em Mangaratiba ontem, um número superior a mil, mas o prefeito já tinha se antecipado em fazer algumas concessões na área do transporte. Na certa, prevendo a força da população nas ruas.

      Felizmente não houve vandalismos conforme alguns boatos diziam com o objetivo de enfraquecimento da passeata assim como houve boatos de demissões de pessoas na Prefeitura e as vans e ônibus deixaram de funcionar por volta das 15 hs. Logo, o número de pessoas presentes poderia ter sido mais do que o dobro.

      Todavia, não concordei com o fechamento da rodovia Rio-Santos por considerar desnecessário e prejudicial à coletividade.

      Excluir