segunda-feira, 9 de junho de 2014

NÃO ao asfalto de Ingaíba!




Conforme noticiado no site da Prefeitura de Mangaratiba, em 22/05/2014, já começaram as obras de asfaltamento da estrada de Ingaíba e Batatal. Diz o texto da matéria que:

"Operários começaram, nessa quarta-feira, dia 21, a preparar o solo que vai receber mais de 6 km de asfalto. O objetivo é amenizar o sofrimento dos moradores com o fim da poeira, buracos e o mais importante: melhorar a escoação da produção agrícola (...) A obra deve ser entregue em menos de dois meses e é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Mangaratiba com o Governo do Estado."

No entanto, é preciso ponderar a respeito de todas as outras consequências (positivas e negativas) decorrentes de uma obra dessas, sendo certo que nem sempre asfalto é sinônimo de progresso. Menos ainda indica a existência de qualquer desenvolvimento econômico e social no lugar.

Segundo a fala do prefeito Evandro Capixaba, "o acesso do ônibus, da ambulância, aos sítios turísticos e à escola do Batatal será mais rápido e sem poeira", tratando-se de "mais uma conquista para os moradores". Porém, toda essa facilidade no acesso trás consigo novos problemas como o aumento da violência, acidentes de trânsito (além das colisões de veículos, existe o risco de atropelamentos tanto de ciclistas, como de pedestres e de animais), turismo predatório, expansão imobiliária desordenada e a degradação ambiental da localidade.

Se bem refletirmos, o asfalto não trouxe benefícios tão significativos para a região de Mazomba, zona rural do município vizinho de Itaguaí. No final do ano passado, estive lá pessoalmente e, enquanto viajava na van, escutei um cidadão reclamando que já não era mais possível andar tranquilamente de bicicleta por ali porque os ciclistas não tinham segurança devido à falta de um acostamento adequado. E, quando iniciei minha caminhada rumo à Serra do Piloto, subindo pelos Sertões de Rio Claro, moradores alertaram-me sobre os problemas de criminalidade que ultimamente estavam acontecendo na cachoeira de Mazomba.

O fato é que, quando o asfalto chega, fica mais difícil de preservar a natureza de uma localidade no decorrer dos anos. Uma área rural acaba virando um novo bairro de periferia tendo em vista a ganância dos seus proprietários. Por causa das necessidades habitacionais das pessoas, surgem então novos loteamentos, construções clandestinas e o despejo de esgoto nos cursos d'água. Rios que antes eram balneáveis e tinham peixes tornam-se impróprios para o lazer comunitário. E, no fim das contas, até o turismo fica insustentável.

Ora, o que atrai uma pessoa para passar um final de semana em Ingaíba senão o seu bucólico aspecto campestre?!

E, se Batatal começar a virar cidade, será que o amante do turismo rural ainda vai se interessar por frequentar seus sítios e cachoeiras?

Ressalte-se que a expansão urbana nessa região enfrentaria inegáveis problemas com as chuvas fortes e enchentes, como consta registrado na história de Mangaratiba. Pois, como se sabe, o povoamento do município, no século XVII, iniciou-se no continente justamente por lá. Aliás, está na página da própria Prefeitura a informação de que foi

"Por causa dos fortes temporais que assolavam a Ingaíba e visando melhores condições físicas e topográficas, a povoação foi transferida em 1688 para o local onde hoje localiza-se o Núcleo Urbano de Mangaratiba. Logo ergueu-se uma capela dedicada à N. Srª da Guia, que existiu até 1785 quando iniciaram-se as obras para a construção de uma igreja no mesmo local. As obras prosseguiram durante dez anos e a igreja foi concluída em 1795." (extraído de http://www.mangaratiba.rj.gov.br/portal/municipio/historia.html)

Penso que os governos estadual e municipal podem muito bem melhorar a estrada sem colocarem nela o piso asfáltico. Aliás, antes de se propor qualquer obra de pavimentação, considero mais urgente traçarmos um plano de desenvolvimento adequado para a região e que respeite tanto as necessidades do meio ambiente quanto dos moradores. Assim, promover o ecoturismo, a agricultura familiar e orgânica, os esportes radicais e atividades de pesquisa na área ecológica seriam propostas mais condizentes com verdadeiros anseios da população.


OBS: A foto acima foi extraída de uma página da Prefeitura na internet e mostram o prefeito vistoriando as obras de asfaltamento em Ingaíba e Batatal acompanhado de vereadores.

Um comentário:

  1. Vale lembrar que Batatal e Ingaíba estão na região de entorno do Parque Estadual do Cunhambebe (PEC). Portanto, pode haver danos ecológicos graves a essa importante unidade de conservação administrada pelo INEA.

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