quarta-feira, 29 de maio de 2013

Uma proposta para o blogue: mais colaboradores escrevendo



Criei este blogue ainda no começo deste mês de maio e confesso estar satisfeito com os comentários recebidos e as mais de 800 visualizações da página num curto espaço de tempo. Para mim, está sendo uma oportunidade e tanto poder compartilhar várias ideias que há tempos estavam presas em minha cabeça, as quais desejava muito compartilhar. E ainda faltam algumas que não textualizei ainda.

No decorrer das postagens, fui amadurecendo uma outra ideia para que este espaço possa se tornar mais interessante. Pensei em contar com novos colaboradores para que o blogue não tivesse apenas um único cidadão postando suas sugestões. Então, concluí que precisava enriquecer a página, afim de reunir os mais diferentes pontos de vista sobre Mangaratiba, independentemente da opinião, corrente política ou ideológica de cada colaborador. Independente do indivíduo ser governo ou oposição. Independente de ser partidário ou não. De ser filho da terra, proveniente de outras terras, morador, turista, mangaratibense "exilado" em outras cidades ou, simplesmente, um amigo da cidade e que gosta deste lugar.

Como já havia compartilhado já na postagem inaugural, Melhorar Mangaratiba (03/05), a característica principal do blogue é propositiva. Ou seja, apresentar ideias para o nosso município. Logo, seria indiscutivelmente um trabalho político, mesmo que feito sem nenhuma orientação partidária. Pois quer agente queira ou não, estamos fazendo algum tipo de política quando abordamos assuntos de interesse coletivo mesmo sem haver interesse numa futura candidatura eleitoral por parte de quem expõe sua opinião.

Todavia, dou muito valor à seriedade do trabalho que faço. Desejo que, mesmo tornando este blogue um espaço plural, não percamos de vista o objetivo inicial e busquemos desta maneira elevar o nível da discussão política em Mangaratiba. Jamais quero que minha atuação aqui se rebaixe a ataques pessoais ou propaganda eleitoral-partidária como muitas vezes acontece nesta e em outras cidades do país.

Justamente por isso, para que possamos construir um blogue capaz de dar uma significativa contribuição para a sociedade, estou sugerindo algumas "regras" para serem observadas pelos futuros colaboradores. É certo que tais "normas" poderão ser revistas, modificadas e acrescentadas através do debate entre os participantes. Até porque não quero me comportar como sendo um "dono do blogue", mas tão somente garantir a sua boa utilização conforme o seu tema de ação propositiva e voltado para as questões de Mangaratiba. Seguem aí os provisórios Dez Mandamentos do Blogue (risos):

1º) Não serão permitidos colaboradores fakes. Nossa Constituição Federal é bem clara no ser artigo 5º, inciso IV, em assegurar a livre manifestação do pensamento mas proíbe de maneira expressa o anonimato. Por este motivo, já que este é um blogue político e de opinião, não se pode admitir nem mesmo comentários anônimos às postagens. Logo para que alguém seja habilitado como colaborador, será necessária a identificação do autor.

2º) As postagens devem ter por objetivo trazer propostas para o município de Mangaratiba. O comentarista pode até fazer críticas, falar um pouco de si mesmo, fazer menção de alguma notícia, mas o foco de sua mensagem deve estar voltado para apresentar uma ideia e solucionar o problema da cidade. Discutir as propostas de outra pessoa, bem como do governo municipal, ou mesmo de outro comentarista, tipo defendendo que seria melhor deixar tudo como está, também pode. Todavia, em qualquer caso, pede-se que o colaborador apresente uma justificação de seu posicionamento.

3º) Cada colaborador terá direito a publicar somente uma postagem por dia afim de dar espaço e direito para outros participantes também contribuírem. O motivo é que muitas postagens seguidas prejudicam a visibilidade de mensagens anteriores e, dependendo do caso, pode configurar até conduta anti-ética no uso da internet. Escrever o texto todo em letras maiúsculas também não será permitido.

4º) Fica proibido publicar mensagens com conteúdo discriminatório em relação à raça, cor, origem, credo religioso, orientação sexual, ideologia política, etc. Também não será permitido usar do espaço para ofender pessoas. Condutas ofensivas assim serão consideradas faltas graves.

5º) Também será preciso respeitar os direitos autorais na divulgação de vídeos, imagens e textos escritos por terceiros. Publicar artigos de quem não seja colaborador requer prévia autorização de seu autor. E, quanto às citações, pede-se que seja informada a fonte.

6º) O colaborador compromete-se a não divulgar fotos de pessoas. A Constituição brasileira assegura o direito à imagem do cidadão e nós devemos respeitar a nossa Lei Maior. Mesmo as fotos de pessoas públicas como prefeitos, vereadores e demais autoridades públicas convém que sejam evitadas porque a ideia do blogue é focar no debate das propostas.

7º) Não será permitida a prática de spam, a publicidade de produtos ou serviços, a propaganda partidária, ou de candidatos, proselitismo religioso, bem como cosias semelhantes a estas. Aquela identificação do colaborador como ocupante de um cargo público ou de membro de agremiação partidária, tipo dar uma informação sobre a pessoa do autor do texto, "Fulano de tal, formado em Medicina na Universidade X e líder do diretório do partido Y" não configura abusividade na conduta.

8º) Se algum colaborador vier a se candidatar a cargos políticos, o que é um direito de todo cidadão em dia com suas obrigações eleitorais, ele deve abster-se temporariamente de publicar mensagens enquanto durar o período de campanha, conforme dispuser a legislação em vigor. 

9º) O colaborador deve se comprometer a escrever seus textos somente no idioma português, não fazer uso de palavras de baixo calão e nem divulgar pornografia.

10) A divulgação de quaisquer eventos deve ser feita através da moderação que avaliará a sua pertinência aos interesses do cidadão mangaratibense e ao tema do blogue. Embora não seja objetivo do blogue a divulgação de notícias, tem tudo a ver divulgar reuniões, palestras, congressos e encontros que tenham por objetivo debater propostas em benefício da cidade.

Para dizer a verdade, detesto ficar compondo regras. Acho que, quando as pessoas têm bom senso, não há tanta necessidade de normatizarmos a vida. Porém, como estou disposto a abrir o blogue para novos colaboradores, talvez seja necessário. Acredito na utilidade desse trabalho porque podemos fazer da internet uma ferramenta bem eficiente capaz de reunir as mais diferentes ideias afim de promover o desenvolvimento do município e tornando Mangaratiba uma cidade a cada dia melhor.

Finalmente, compartilho que desejo fazer daqui um espaço de caráter mais público do que particular, ainda que o Blogger me permita administrar o espaço como sendo de uso pessoal. Futuramente, se houve mais gente colaborando, podemos ter uma equipe de moderadores eleitos e um regimento.

Quero contar com a sua colaboração e participação, internauta! Quem desejar colaborar, peço que passe a "seguir" o blogue e entre em contato comigo. E-mail: rodrigoluz@yahoo.com  

Uma ótima manhã de quarta-feira pra todos!

5 comentários:

  1. Bem bolado Rodrigo, mas se der certo, acho que um Blog ficará pequeno para esse "fórum propositivo" . Talvez seja mais indicado fazer também (em breve) replicar esse espaço em um GRUPO no Facebook, por exemplo que possui mais ferramentas de moderação e etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André.

      Obrigado por seu comentário.

      Também pensei na possibilidade de que um blogue depois venha a se tornar pequeno. Mas, quanto ao Facebook, já existem grupos de debates e eu gostaria de sugerir algo numa rede social mais aberta. Quem sabe até uma rede social própria de Mangaratiba no Ning ou em qualquer outra plataforma online? Eu, por exemplo faço parte de três delas das quais o Café História é umas das mais movimentadas:

      http://cafehistoria.ning.com/

      Abraços.

      Excluir
  2. Olá Rodrigo. Não sou moradora de Mangaratiba, mas possuo casa em Ibicuí para período de férias, feriados e finais de semana. Ano passado estive lá e tirei algumas fotos catastróficas da praia, publiquei no Fb, página Ibicuí e mandei e-mail para Prefeitura de Magaratiba. Quando fui para o Natal, vi que a região estava com "Choque de ordem". Mais lixeiras na praia, mais recadinhos para o povo "educado", mesas foram tiradas da areia, facilitando o trânsito dos banhistas, e alguns fiscais rondando o local. Gostei disso. Mas precisamos fazer mais. Trouxe novas fotos, mas a comunidade do Fb me excluiu e não me aceitam de novo. Vou postá-las no meu e de novo enviar para Prefeitura. Espero que de novo, façam alguma coisa por aquele pedacinho do céu. Se vc quiser as fotos posso te mandar por e-mail. É só pedir. Espero poder ajudar, para que Mangaratiba progrida, mas com cautela e boa administração. Pode contar comigo. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oá, amiga.

      Bem pertinentes os seus comentários!

      Acabei de postar um novo artigo sobre o Choque de Ordem e essa demanda sobre a falta de lixeiras ocorre também em Muriqui. Lamentável!

      Sugiro que, além do Facebook, comece a postar essas fotos com comentários em um blogue. Pode me enviá-las por email em rodrigoluz@yahoo.com que terei interesse em vê-las. Inclusive, acho que deve manter todas alas arquivadas em seu computador para usar numa eventuais denúncias futuras.

      Um abraço e feliz 2014!

      Excluir
  3. PS! Se tiver o interesse de escrever suas propostas para Mangaratiba, é só falar comigo por email.

    ResponderExcluir