domingo, 20 de abril de 2014

As esculturas de areia na Praia de Muriqui




Quem ainda não parou pra tirar uma foto das esculturas de areia na orla de Muriqui? Pois, neste período pascal, quando fui à praia, surpreendi-me ao ver uma interessante representação da "Última Ceia" que Jesus de Nazaré teria celebrado com os seus discípulos antes de ser preso, conforme se vê na foto acima. Tal obra foi feita em frente ao calçadão da Rua Espírito Santo, bem no ponto onde a Prefeitura pretende construir o seu polêmico "cais turístico".

Embora tenha passagem por outros lugares, pode-se dizer que o artista Rafael Tavares hoje já seria parte do patrimônio cultural de Mangaratiba! Só que talentos como ele quase sempre são despercebidos pelos órgãos de cultura nas cidades brasileiras. Por várias vezes, ele expôs seus trabalhos no nosso 4º Distrito, sendo que, entre o final de 2012 e o começo de 2013, sua atividade era mais frequente cá em Muriqui.

Mas será que uma iniciativa dessas não poderia ser melhor valorizada?!

Pesquisando sobre o assunto, achei interessante saber que as esculturas em areia já receberam mais atenção no país. Elas ganharam um grande incremento na década de 70 com a novela da TV Globo Mulheres de Areia e os concursos que surgiram. Estes recebiam patrocínios de jornais e da iniciativa privada, havendo até o pagamento de prêmios conforme li num artigo da Wikipédia:

"Os prêmios eram bons com viagens a Paris e prêmio em dinheiro pelo Governo do Estado de São Paulo. Vários campeões brasileiros foram para França para disputar o campeonato Mundial de Esculturas em Areia. Um dos grande precursores desta arte no Brasil foi o professor Pedro Germi, já falecido que através do curso de esculturas em areia, nas praias de Santos e São Vicente, ensinava aos interessados como fazer esculturas em areia. Na década de 90, os concursos Brasileiros não ocorreram e com isto a arte em areia perdeu sua força. No estado de SP retoma sua posição de destaque com o evento "Brasil 500 anos", diante das comemorações Brasileiras da primeira cidade do Brasil. Um museu de areia foi criado contando a história do Brasil em esculturas de areia. Neste evento grandes escultores premiados brasileiros foram convidados, e com isto comprovavam para o mundo a qualidade da região."

Seria muito importante que a Fundação Mário Peixoto promovesse artistas populares e talentosos como esse rapaz que faz esculturas nas areias de Muriqui! Mangaratiba não só poderia organizar exposições/concursos sobre isto ao ar livre como também dar mais apoio a tais iniciativas, integrando-as com o desenvolvimento do turismo na região.

Vale lembrar que Portugal, a partir de 2003, passou a sediar o Festival Internacional de Escultura em Areia (FIESA) em Pêra, no Algarve. Todos os anos, um grupo de escultores e especialistas de várias nacionalidades dá forma a milhares de toneladas de areia, ocupando uma área de quinze mil metros quadrados. A animação passa também por programação paralela. Durante a noite, as esculturas são iluminadas e há projeções de vídeo. De dia, rolam atividades de escultura em areia em que adultos, jovens e crianças podem ensaiar e mostrar as suas capacidades criativas nesta forma de expressão artística.

Ora, se as esculturas de areia são um sucesso na Europa, por que não poderiam ser aqui também em Mangaratiba? Por que não promovermos essas pessoas talentosas que se dispõem a enriquecer a cultura do nosso município?! Pois creio que, a partir das coisas simples, podemos criar grandes oportunidades que beneficiariam tanto os artistas como a cidade.

E então? Vamos ressuscitar as boas ideias?!

Uma feliz Páscoa para todos!


OBS: Foto acima de Ana Aguilar, extraída do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário