quarta-feira, 16 de abril de 2014

Precisamos de um curso municipal de idiomas na cidade!




Cada vez mais o mercado de trabalho impõe aos jovens e adultos a necessidade de se qualificarem através do conhecimento de línguas estrangeiras. Com o processo de globalização da economia, tanto o inglês como o espanhol tornaram-se os idiomas mais requisitados para a realidade latino-americana, valendo lembrar que a região da Costa Verde recebe turistas de várias nacionalidades todos os anos. Inclusive passando por Mangaratiba com destino ao paraíso ecológico da Ilha Grande.

Sendo assim, quero, através deste artigo, sugerir a instituição de um Curso Municipal de Línguas, cujo objetivo será oferecer a qualificação e o acesso à educação de idiomas estrangeiras aos alunos provenientes da rede pública municipal de ensino e também aos cidadãos de baixa renda. Pois, como é cediço, a escola não ensina suficientemente tais matérias para que um estudante deixe seus bancos falando inglês ou espanhol fluentemente. Muito mal os nossos jovens conseguem aprender um pouquinho da gramática da língua estrangeira e passam de ano com um vocabulário muito limitado.

Além do ensino de inglês e espanhol, acho importante que tenhamos em Mangaratiba aulas de esperanto. Este trata-se de um projeto de língua universal que começou com um sonho do médico polonês Ludwik Lejzer Zamenhof (1859-1917) e que conta atualmente com uma comunidade esperantista em mais de cem países, tendo sido reconhecido formalmente pela ONU por três vezes nos anos de 1954, 1986 e 1994.

Portanto, sendo essa proposta aceita pela Prefeitura, acredito que os alunos provenientes da rede pública municipal de ensino, bem como os cidadãos de baixa renda de Mangaratiba, poderão ganhar em qualidade de ensino e em competitividade no mercado de trabalho. E, se mais gente na cidade souber o domínio das principais línguas estrangeiras, isso trará reflexos também sobre o desenvolvimento do turismo, gerando novas oportunidades de emprego e de renda para a população local.


OBS: Ilustração acima extraída de http://www.bombeiros.pb.gov.br/sebrae-disponibiliza-vagas-para-os-cursos-de-ingles-e-espanhol/

Nenhum comentário:

Postar um comentário