terça-feira, 16 de julho de 2013

Um circuito turístico eco-rural para a Serra do Piloto



O turismo rural é uma atividade econômica diferenciada que tem por objetivo mostrar a vida simples da roça e garantir a sobrevivência do homem no campo, promovendo um processo inverso ao do êxodo rural. Funciona como um complemento da atividade turística podendo ser mais um produto que Mangaratiba viria a oferecer aos visitantes, sem deixar de ser uma opção de lazer e de entretenimento para a população local.

Observando as características geográficas, históricas e sociais da nossa belíssima Serra do Piloto, vejo que a ideia tem tudo a ver com a região. Com um pouco de espírito empreendedor, cooperativismo e apoio do Poder Público, penso que o nosso Município tem condições de oferece aos visitantes áreas de lazer, pousadas, pesque-pague, passeios por trilhas ecológicas, restaurantes com comida típica, arvorismo, haras e criação de diversos animais de fazenda. Nos fins de semana, poderia ser realizada uma feirinha para comercializar produtos da terra como geleias, doces, banana-passa, biscoitos caseiros, queijos, artesanato, licores e pimentas.

Atualmente, o turismo eco-rural no interior fluminense é algo que vem crescendo a cada dia, com o apoio dos empresários locais e do SEBRAE. Com o apoio desta entidade, existem vários roteiros já formatados dentre os quais pode-se mencionar: Caminhos do Brejal (Petrópolis); Terê-Fri (Teresópolis-Nova Friburgo); Ponte Branca e Lumiar e São Pedro da Serra (Nova Friburgo) e Serra do Sambê (Rio Bonito). Eu mesmo, durante o tempo em que morei na cidade de Nova Friburgo, cheguei a conhecer pessoalmente o Circuito da Ponte Branca, o qual, por sua vez, foi inspirado na região da Alsácia francesa por iniciativa de um empreendedor casal de proprietários rurais. Graças ao conhecimento que buscaram fora do país, o local passou a dispor de trilhas para caminhadas com placas indicativas dentro de padrões internacionais onde que o turista é instigado a visitar cada um dos sítios abertos ao público, sendo informado sobre o tempo necessário para alcançar cada uma das atrações.

Considero fundamental fomentar essa atividade também aqui em Mangaratiba como um meio importante para a geração de trabalho e renda e para o desenvolvimento econômico regional. Atualmente as pessoas estão buscando o descanso físico e mental e nada melhor do que fazê-lo numa região capaz de oferecer todos os prazeres da vida saudável em contato íntimo com a natureza. Com inúmeras atrações a serem potencializadas, o nosso 5º Distrito tem chances alcançar um desenvolvimento turístico com altíssima qualidade e que não ficaria nada a dever para os municípios da Região Serrana fluminense. Basta querermos.


OBS: Foto de um passeio feito no Circuito Eco-Rural de Rio das Ostras, outra cidade que vem desenvolvendo essa modalidade de turismo, conforme noticiado pela Prefeitura de lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário