domingo, 11 de agosto de 2013

O diálogo entre religiões em Mangaratiba



Algo que me parece indispensável para a elevação ética do nosso município seria o diálogo entre as religiões existentes em Mangaratiba. Durante sua visita ao Brasil, quando esteve no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o papa Francisco apontou a via do "diálogo construtivo" como um caminho a ser percorrido:

"(...) termino indicando o que tenho como fundamental para enfrentar o presente: o diálogo construtivo. Entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há uma opção sempre possível: o diálogo. O diálogo entre as gerações, o diálogo com o povo, a capacidade de dar e receber, permanecendo abertos à verdade. Um país cresce, quando dialogam de modo construtivo as suas diversas riquezas culturais: cultura popular, cultura universitária, cultura juvenil, cultura artística e tecnológica, cultura econômica e cultura familiar e cultura da mídia. É impossível imaginar um futuro para a sociedade, sem uma vigorosa contribuição das energias morais numa democracia que evite o risco de ficar fechada na pura lógica da representação dos interesses constituídos. Será fundamental a contribuição das grandes tradições religiosas, que desempenham um papel fecundo de fermento da vida social e de animação da democracia. Favorável à pacífica convivência entre religiões diversas é a laicidade do Estado que, sem assumir como própria qualquer posição confessional, respeita e valoriza a presença do fator religioso na sociedade, favorecendo as suas expressões concretas. Quando os líderes dos diferentes setores me pedem um conselho, a minha resposta é sempre a mesma: diálogo, diálogo, diálogo. A única maneira para uma pessoa, uma família, uma sociedade crescer, a única maneira para fazer avançar a vida dos povos é a cultura do encontro; uma cultura segundo a qual todos têm algo de bom para dar, e todos podem receber em troca algo de bom. O outro tem sempre algo para nos dar, desde que saibamos nos aproximar dele com uma atitude aberta e disponível, sem preconceitos. Só assim pode crescer o bom entendimento entre as culturas e as religiões, a estima de umas pelas outras livre de suposições gratuitas e no respeito pelos direitos de cada uma. Hoje, ou se aposta na cultura do encontro, ou todos perdem; percorrer a estrada justa torna o caminho fecundo e seguro (...)" - ler o discurso do papa na íntegra

Sem pretender chegar ao nível do ecumenismo, o que para muitos é uma utopia, digo que as religiões precisam pelo menos conversar entre si abertamente para o bem da coletividade. Podem compartilhar seus pareceres sobre as questões locais que a todos interessam em Mangaratiba: combate à pobreza, corrupção na política, meio ambiente, ações solidárias, habitação, violência, drogas, educação das crianças e adolescentes, respeito aos idosos, responsabilidade do cidadão, etc.

Um dos maiores problemas sociais aqui no Município, a meu ver, seria a dependência química. É lamentável ver tanto moradores como turistas nessa condição. Ora, será que as igrejas cristãs e outros grupos religiosos não teriam algo a contribuir neste sentido complementando as atividades do CAPS e prestando uma orientação espiritual mais qualificada? Por que não atuarem dentro de uma rede integrada por instituições públicas e privadas?

Suponho que, se fosse criado uma espécie de conselho das religiões em Mangaratiba, seria um excelente passo. Não me refiro especificamente a um órgão da Administração Municipal. Sugiro que tenhamos uma entidade independente, composta por diversos grupos religiosos, mas que também mantenha contatos com o Poder Público.

Ao mesmo tempo em que defendo o laicismo estatal, considero que as religiões podem contribuir muito para a organização da sociedade, o que deve ser feito respeitando a pluralidade de crenças, cultos e tradições culturais. Inclusive o direito das pessoas que não desejam ser religiosas. Sei que é algo difícil e bem espinhoso, tendo em vista que nem sempre existe tolerância até mesmo entre os representantes de um mesmo segmento. Entretanto, não custa tentar. Nossa bela Mangaratiba precisa de muita ética e espiritualidade.


OBS: Ilustração extraída da Wikipédia em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Religious_syms.svg

Nenhum comentário:

Postar um comentário