Finalmente, por livre espontânea pressão (da Justiça), a Prefeitura de Mangaratiba está realizando o seu concurso público para a área da educação cujas provas objetivas estão previstas no item 9.1.1 do edital para acontecer neste próximo final de semana (dias 28 e 29 de novembro):
"9.1. Das Condições de realização das Provas Objetivas /Avaliação de Títulos.9.1.1. As Provas Objetivas serão realizadas nos dias 28 e/ou 29 de Novembro de 2015 (se necessário o uso de mais de um turno de aplicação de prova). As provas objetivas terão duração de 4 (quatro) horas, iniciando no turno da manhã às 09 horas e no turno da tarde às 15 horas, horário oficial de Brasília/DF, devendo o candidato chegar com 1 (uma) hora de antecedência.9.1.2. As Provas Práticas poderão ser realizadas nos dias 19 e/ou 20 de Dezembro de 2015, na cidade de Mangaratiba/RJ, os horários e locais serão publicados na página na convocação para as provas.9.1.3. Os locais de provas objetivas e prática, serão informados no endereço eletrônico http://concursos.biorio.org.br, cabendo ao candidato acompanhar a divulgação dos mesmos.(...) " - destaquei
No entanto, muitos candidatos residentes no Município foram surpreendidos com os locais de suas provas. Pessoas daqui de Muriqui, por exemplo, terão que prestar o exame em outras cidades. Muitas delas precisarão se apresentar pela manhã em lugares distantes como o Centro de Angra dos Reis e Mambucaba (quase na divisa com Paraty) e também em Seropédica, tendo que depender de três e até quatro conduções para chegarem ao destino num horário super cedo.
De acordo com o edital, o horário da prova será às nove da manhã e o candidato precisa chegar lá às oito (uma hora antes). Porém, devido aos graves problemas de mobilidade urbana que temos na região, torna-se praticamente inviável alguém sem carro sair de Itacuruçá, Muriqui, das ilhas ou da Serra do Piloto e se apresentar em Mambucaba no horário estabelecido tendo em vista as várias baldeações no trajeto e o horário em que o primeiro ônibus começa a circular no fim de semana. Até mesmo para ir da Praia do Saco ao Centro de Angra fica complicado e o candidato corre o sério risco de se atrasar.
Por outro lado, ainda que as provas fossem realizadas num horário mais viável, há que se considerar os elevados custos para o deslocamento de ida e volta entre os locais de moradia e de prova. Os candidatos que estão concorrendo aos cargos de nível fundamental e que pagaram R$ 35,00 pela inscrição vão precisar desembolsar quase o mesmo valor se forem de Itacuruçá ou da Serra do Piloto até Mambucaba, sem contar com a alimentação.
Embora o texto do edital não proíba a realização das provas em outros municípios, as normas também não preveem de maneira expressa tal situação. Com isso, muitos candidatos foram "pegos pelo pé" quando souberam pela internet onde precisarão fazer as suas avaliações. Muitos, inclusive, já estão pensando em desistir do exame sendo que, na sessão da Câmara desta última terça-feira (24/11), o assunto foi muito bem abordado pelo vereador de oposição Alan Bombeiro (PSDB) ao fazer uso da palavra na tribuna durante o "Tema Livre".
Penso que deve haver um pingo de razoabilidade por parte dos organizadores do concurso no trato dessas delicadas questões. A princípio, não sou contra as provas serem excepcionalmente realizadas em outra cidade vizinha, desde que haja condições de transporte para o morador de Mangaratiba conseguir participar dependendo apenas de uma condução terrestre entre áreas urbanas. Ou seja, deveriam fazer as provas apenas em escolas situadas no nosso Município e até à rodoviária Itaguaí para onde partem ônibus diretos da viação Expresso diariamente de todos os distritos litorâneos.
Assim sendo, compartilho aqui a sugestão para que as datas das provas sejam então remarcadas para o início de dezembro e os exames prestados em locais mais próximos começando às 10 horas em que a chegada do candidato passaria a ser com trinta minutos de antecedência. No caso da Serra do Piloto, os ônibus passariam a operar duas horas mais dedo com carros extras e a Prefeitura disponibilizaria embarcações para transportar os moradores das ilhas gratuitamente. E, se o fato de haver muitos inscritos inviabilizar a concentração das provas nos municípios de Mangaratiba e de Itaguaí, os exames objetivos seriam prestados em finais de semana diferentes, conforme o cargo concorrido, o que evitaria o uso de locais de acesso difícil como Seropédica ou Angra dos Reis.
Considerando que o bom senso pode faltar às nossas autoridades e que as coisas muitas vezes ficam por isso mesmo (no fim das contas o prejudicado acaba tendo que se aborrecer entrando na Justiça para ser indenizado num demorado processo), aconselho aos candidatos que tentem de todas as maneiras fazer essa prova se solidarizando quanto ao transporte. Pessoas que têm carro podem muito bem dar carona ao seu próximo, mesmo se tratando de concorrente. E, talvez, seja o caso de candidatos que vão para um mesmo local, fretarem uma van ou ônibus para conduzi-los com melhor segurança e conforto. Aliás, as próprias associações de bairro poderiam se mobilizar quanto a isto.
OBS: Ilustração acima extraída de http://www.mangaratiba.rj.gov.br/portal/noticias/educacao-inscricoes-abertas.html
Gente...sem brincadeira! A distribuição dos candidatos por cidades distantes de suas residencias é um absurdo, por isso acho que poderíamos tentar ajuda-los. Será que daria certo se tentássemos abrir uma discussão para que candidatos que terão que fazer prova em lugares distantes se comunicassem para marcar caronas, locação de vans e outros meios de se ajudarem mutuamente?
ResponderExcluirGente...sem brincadeira! A distribuição dos candidatos por cidades distantes de suas residencias é um absurdo, por isso acho que poderíamos tentar ajuda-los. Será que daria certo se tentássemos abrir uma discussão para que candidatos que terão que fazer prova em lugares distantes se comunicassem para marcar caronas, locação de vans e outros meios de se ajudarem mutuamente?
Ou se algum candidato, que vai de carro, para Mambucana ou Itaguaí, pudesse oferecer carona para outros.
Olá, Anna.
ExcluirAcho que isso que propôs seria mais fácil de fazer pelas redes sociais. No Facebook, sei que existe um grupo de debates sobre o concurso:
https://www.facebook.com/groups/1051459664894634/?fref=ts
Dá uma olhada lá!
Abraço.
não existe um pingo de respeito com o concurso público como tem ocorrido este final de semana quanto à má distribuição dos locais de provas e as repentinas alterações dos mesmos.
ResponderExcluirSolicitem aos seus amigos que fizeram o concurso que entrem no grupo para fazer seus comentários:
ResponderExcluirRodrigo Ancora da Luz
6 min
Olá,amigos.
Você que fez o concurso de 2015 da Prefeitura de Mangaratiba e se sentiu lesado por algum motivo comente AQUI sobre as irregularidades que observou e também COMPARTILHE essa postagem com outras pessoas e grupos do Facebook.
Tive notícias que, além da absurda distribuição dos locais das provas, em que ficou impossível o comparecimento do candidato no horário estabelecido no edital (tipo Seropédica,Centro de Angra ou Parque Mambucaba), houve ainda mudanças surpresas de alguns desses lugares, o que surpreendeu a muitos na última hora. Isto porque nem todo mundo teria sabido a tempo das alterações.
Peço que, se possível, informem onde fez a prova, seu número de inscrição e o que aconteceu no seu caso específico para que, com base nesses dados, providências sejam requeridas junto ao Ministério Público em favor da coletividade.
O concurso público deve ser realizado com o devido respeito!
Um abraço a todos!
https://www.facebook.com/groups/514615092021210/
Diante desse absurdo todo, apenas resta ao cidadao procurar o MP podendo o concursado prejudicado acionar na Justica os organizadores do concurso junto com o Municipio. Alem da invalidacao das provas, pode ser pedido no processo danos materiais e morais.
ResponderExcluirO local da pp não vejo nada.. nem a lista dos convocados. Ninguém merece!!!
ResponderExcluir