Na sessão da Câmara da última quinta-feira (26/11), o vereador Alan Bombeiro (PSDB) apresentou uma indicação para que fosse criada uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) aqui na região.
Tal delegacia trata-se de uma unidade da Polícia Civil que tem por objetivo prevenir e investigar os crimes de violência doméstica, familiar e sexual contra as mulheres, podendo encaminhar a solicitação de medidas ao Judiciário a fim de garantir a integridade da vítima.
Concordo plenamente com a proposta do edil tendo em vista o alto índice de violência doméstica no nosso município contra as mulheres sendo que muitas vítimas não registram ocorrência policial por constrangimento, medo e a falta de um atendimento especializado.
Além do mais, a unidade da DEAM mais próxima de nós encontra-se situada em Angra dos Reis, no mesmo prédio da 166ª DP, salvo engano à Rua Doutor Coutinho, n.º 6, Centro. E, devido aos nossos graves problemas de mobilidade urbana em relação ao município vizinho, o acesso da maioria das mangaratibenses fica prejudicado (para muitas vítimas que precisam de um atendimento especializado seria mais fácil dirigir-se a Campo Grande na Av. Cesário de Melo, n.º 4.138). Vejam, por exemplo, como foi complicado pra muitos candidatos de Muriqui e de Itacuruçá sem carro fazerem prova lá em Angra! Teve gente que precisou tomar três e até quatro conduções só na ida...
A meu ver, Itaguaí seria o local ideal para que fosse criada uma nova DEAM. Pois não só atenderia à maior parte das moradoras do Município de Mangaratiba (exceto Conceição de Jacareí) como também incluiria Seropédica e Paracambi. Isso, sem dúvida, representaria um grande passo para que haja mais dignidade e respeito à mulher na nossa tão esquecida Costa Verde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário