No final da tarde deste sábado (13/07), enquanto me encontrava na Praça Robert Olympio Simões, no Centro de Mangaratiba, aguardando a chegada da van para Muriqui, fiquei pensando sobre a importância do local onde se situa a histórica Matriz de Nossa Senhora da Guia, a qual foi construída no fim do século XVIII, ainda nos tempos do Brasil Colônia.
Refleti sobre o quanto é importante pensarmos na paisagem urbana do Centro, considerando a sua relevância histórica. Pois, como se sabe, essa igreja em estilo barroco é uma das poucas do litoral brasileiro que preserva as suas características originais, tendo a fachada em azulejos portugueses. Ou seja, é um lugar com o potencial de atrair mais visitantes, melhorar o turismo e ainda contribuir para elevar a classificação de Mangaratiba, considerando que agora a Ilha Grande e Paraty foram declaradas patrimônios da humanidade.
Por outro lado, essa mesma praça que já abriga as feiras do produtor rural, às terças e sextas, precisa ser bem trabalhada para a realização de mais eventos, sendo que, com a aguardada transferência do Paço Municipal para o prédio do Hotel Mendonça, na rua XV de Novembro, boa parte do movimento de pessoas tende a se deslocar para o lado onde se situam as vans. E, sendo assim, nada melhor do que a Prefeitura ir já dialogando com a sociedade sobre o que pode ser proposto quanto ao local.
Portanto, deixo aqui a minha sugestão à Administração Municipal para que, de maneira democrática, comece a compor um inteligente projeto a fim de que a praça Robert Simões seja melhor adequada ao turismo e à preservação do patrimônio histórico do Município de maneira que atraia mais visitantes para o Centro de Mangaratiba.
Ótimo final de sábado a todos!
Bem que poderia fazer u.a Boa revitalização da pracá e todo o Centro do Município, tornando mais apreciável .Lembrando que visitantes gosta de vê coisas interessantes e bonitas.
ResponderExcluirDigo Praça.
Excluir