segunda-feira, 31 de março de 2014

Turismo gastronômico: uma potencialidade a ser desenvolvida em Mangaratiba




A temporada de verão acabou e os dias com praias mais ou menos cheias devem se encerrar daqui uns três domingos e se estendendo, talvez, até o feriado estadual do dia 23/04 (São Jorge), caso o tempo também colabore. Se a natureza for generosa conosco, é possível que ainda dê algum movimento razoável de banhistas no dia do trabalhador. Só que aí já estaremos em pleno outono com aquelas ondas de frio causando imprevisíveis quedas na temperatura, sendo esse um período com menor luminosidade. Deste modo, Mangaratiba precisa buscar outras alternativas que passem a atrair turistas em todas as estações do ano.

Refletindo acerca disso, lembrei de que estamos deixando de gerar trabalho e renda no nosso município por não desenvolvermos suficientemente o turismo gastronômico. Tanto o Poder Público quanto os empresários de Mangaratiba poderiam estar aproveitando a estrutura já existente de restaurantes e de bares afim de direcioná-la para eventos de culinária. Pois, ao invés de cada empreendedor trabalhar sozinho em seu estabelecimento, todos podem se unir somando forças para que sejam criadas programações na cidade e nos distritos com cardápios específicos em cada local, os quais, por sua vez, seriam previamente divulgados através de um calendário mensal elaborado pela Prefeitura.

Se pensarmos bem, até os ambulantes do município teriam a chance de participar assim como uma micro-empresa familiar já que os eventos podem envolver desde um delicioso café da manhã na padaria do seu Zé até uma sobremesa de doces caseiros na barraca da dona Maria. Já um barzinho serviria seus saborosos petiscos enquanto um um quiosque faria pratos com peixes ou frutos do mar. Inclusive a Serra do Piloto seria envolvida nesse roteiro onde pode rolar um festival de queijos e vinhos por ser algo que combina com o clima ameno de lá.

Sendo bem trabalhada, a gastronomia pode agregar valor ao turismo em Mangaratiba, ocasião em que estaríamos buscando atrair um público mais específico que ainda desconhece os encantos desta terra. Ao contrário do verão, em que os comerciantes ganham com a quantidade, investiríamos então na qualidade. E aí, se todos forem unidos, o sucesso de uma empresa contribuirá para levantar a outra porque serão eventos da cidade capazes de refletir sobre a imagem do Município e projetando a região.


OBS: Foto acima extraída da Biblioteca Virtual do Estado de São Paulo conforme consta em http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/turismo-capital.php

4 comentários:

  1. Mais uma boa sugestão do nosso Blogueiro ,,, Se for avaliado por quem de direito vai acabar sendo contratado por uma secretaria pertinente a assuntos relevantes para nossa cidade ! ! !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Severo,

      Obrigado por sua leitura e comentários.

      Tenho me colocado à disposição da cidade para contribuir na medida do que posso. Acho que tão importante quanto ajudar nos trabalhos de uma secretaria seria os empreendedores formarem também suas respectivas associações em cada distrito envolvendo comerciantes, artesãos, ambulantes e donos de estabelecimentos hoteleiros. Com o atual secretário de turismo, o qual parece-me bem antenado com essas questões, espero que tenhamos ainda este ano um circuito gastronômico em Mangaratiba. Certamente que isso v ai depender também da vontade política do prefeito.

      Abraços.

      Excluir
  2. Amo esse lugar, onde espero vir a morar um dia, tenho uma casa pra veraneio há 24 anos, mas lamento muito não ter atrativo nenhum, a não ser pelas praias mesmo. No verão, ainda podemos curtir muito, mas passada a temporada nada mais a se fazer. Seria muito bom colocar em prática sua idéia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Lúcia,

      Primeiramente receba meus agradecimentos por ler e comentar esse texto.

      Em sua mensagem você abordou um ponto importantíssimo aqui em Mangaratiba que é a falta de atrativo na baixa temporada. Pois, sem praia, o que uma pessoa vai fazer aqui?

      Até poderíamos falar nas trilhas, passeios de barco, visita a museus e festas juninas, mas é preciso que a Prefeitura comece a trabalhar melhor todas essas potencialidades e incentive a cidade a oferecer algo mais partindo daquilo que já temos.

      Abraços.

      Excluir