domingo, 23 de março de 2014

Uma nova sede para a Prefeitura




Olá, amigos.

Hoje quero escrever sobre um assunto que, embora não seja a maior prioridade do nosso município, precisa ser debatido e posto em prática num futuro próximo. Trata-se de construir uma nova sede para a Prefeitura de Mangaratiba, a qual não pode permanecer indefinidamente funcionando na Praça Robert Simões.

Sem dúvida que o prédio atual tem o seu valor histórico, deve ser preservado para a memória das futuras gerações e não pode ter outra destinação melhor do que atender aos interesses culturais do nosso cidadão. Derrubá-lo seria um crime de modo que a Fundação Mário Peixoto poderia muito bem elaborar um projeto propondo o que seria feito com a casa.

Por outro lado, não podem as secretarias e os outros órgãos do Poder Executivo continuar funcionando com precariedade num local apertado ou se espalhando fragmentariamente por diversos endereços. É preciso centralizar as atividades da Prefeitura num só lugar onde haja suficiência de espaço, vagas para estacionamento dos funcionários, mais segurança e melhores condições de trabalho. Ou seja, faz-se necessário construir alguns blocos de edifícios situando o protocolo geral e o balcão de atendimento em pontos mais acessíveis onde o cidadão possa aguardar pelo seu atendimento com melhor conforto e praticidade.

Diante dessa ideia, uma pergunta surge: Onde então poderia ser a nova sede da Prefeitura?

A meu ver, a área central atual de Mangaratiba deve continuar preservada e voltada para o desenvolvimento do turismo de modo que o ideal seria a ocupação de um novo terreno. Neste sentido, seria sugestiva a construção da nova sede mais para o lado da região da Praia do Saco e da Rodovia Rio-Santos. Pois, considerando que, tanto o Fórum quanto a Delegacia de Polícia encontram-se estabelecidos nessa direção, por que não aproximarmos a Prefeitura de lá?

Verdade seja dita que a mudança do Centro para a Praia do Saco é algo que devemos ter por inevitável. A tendência é que Mangaratiba continue crescendo nos próximos anos de maneira que precisaremos de um novo local onde o trânsito possa fluir e o desenvolvimento urbano do distrito-sede vir a ser melhor planejado. Com isso, o local onde hoje é o Centro se tornaria um bairro futuramente, talvez com o nome de Cidade Velha, enquanto que a Praia do Saco passaria a reunir os principais órgãos públicos atraindo também para lá mais estabelecimentos comerciais e contando com um terminal rodoviário para o transporte coletivo urbano e intermunicipal.


OBS: Foto acima extraída de uma notícia publicada no site da Prefeitura Municipal de Mangaratiba em http://www.mangaratiba.rj.gov.br/portal/noticias/desconto-cota-unica-do-iptu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário