sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

A fiscalização e a segurança no Carnaval




Mais um Carnaval está aí... Não vou dizer que gosto dessa época, mas respeito a diversão das pessoas e tenho aprendido admirar o que há de belo/positivo em termos culturais na maior festa popular do Brasil.

Acessando o portal da Prefeitura na internet, li duas matérias acerca do Carnaval. Numa delas, Carnaval com segurança, fala sobre a importante conscientização das pessoas acerca da AIDS e DSTs, com a distribuição de preservativos nos distritos. Já o outro texto, Clima de Carnaval, destaca mais o valor dos blocos carnavalescos que agitam as ruas do Município, falando também da instalação de cerca de 250 banheiros químicos, do concurso do "Carnamar" e trás uma informação preciosa que resolvi destacar visto ter me interessado mais:

"As secretarias de Segurança, Trânsito, Defesa Civil, Obras, Fazenda e Saúde atuarão no apoio durante o evento, além das polícias Militar e Civil e a Marinha do Brasil."

É sobre essa segurança que eu gostaria de focar! Pois, como sabemos, houve incidentes muito desagradáveis no Carnaval passado, entre os quais brigas, sujeira, invasão de ambulantes oportunistas vindos de outras cidades, garrafas de vidro nas praias, gente se exibindo de jet-ski dentro da faixa de segurança marítima, etc.

Lamentavelmente, coisas assim podem tornar a ocorrer em Mangaratiba e aí penso que nada melhor do que uma parceria entre a população e o Poder Público afim de que haja um adequado monitoramento e uma fiscalização satisfatória. Então, refletindo acerca do assunto, chego à conclusão de que, com a tecnologia de hoje, seria indispensável haver uma espécie de ouvidoria do Carnaval que recebesse não só telefonemas como mensagens acompanhadas por arquivos de foto. Algo que, por exemplo, possa ser transmitido via WhatsApp, pelo próprio celular da pessoa (isto porque o aplicativo permite o envio de texto, imagens, vídeos e mensagens de áudio de mídia).

É fato que essa parceria entre cidadão e Poder Público se constrói através do diálogo e da proximidade. E, tendo em vista as facilidades hoje oferecidas pela era moderna, tanto a Prefeitura quanto a Polícia Militar e a Capitania dos Portos precisam acompanhar as inovações investindo na melhoria do atendimento prestado à população por meio da informática. E cada acesso deve gerar um número de protocolo para acompanhamento posterior pelo interessado dando uma maior transparência ao serviço.

Portanto, fica aqui registrada a minha sugestão às autoridades desejando que tudo corra bem neste Carnaval de 2015 e a festa seja só alegria, sem acidentes, nem briga ou confusão. Que as pessoas sejam prudentes, moderadas no consumo de álcool (se dirigir, não bebam) e que o Poder Público cumpra com o seu devido papel. É o que esperamos.

Um abraço e bom feriado!


OBS: A ilustração acima cuida-se do informativo do Carnaval 2015 de nossa amada Mangaratiba, conforme extraído do portal da Prefeitura na internet, em http://www.mangaratiba.rj.gov.br/portal/noticias/clima-de-carnaval.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário