Estamos na segunda metade de maio, as temperaturas estão baixando, porém muita gente de condição humilde passa algum aperto porque não dispõe de recursos suficientes para a aquisição de um agasalho ou de um cobertor.
É certo que o inverno de Mangaratiba é brando, mas ainda assim temos uns dias frios. Lembro que, em junho do ano passado, bem no finalzinho do outono, o litoral fluminense registrou temperaturas inferiores a 10ºC. Segundo o portal de notícias G1, em 13/06/2016, chegou a fazer 8,6°C na capital (clique AQUI para conferir) e recordo que o nosso Município esfriou em bocadinho naqueles dias.
Sendo assim, considero que seria um ato de solidariedade as instituições públicas e privadas, sejam elas seculares ou religiosas, inciarem desde já em Mangaratiba uma campanha do agasalho, procurando arrecadar roupas de frio novas e usadas, bem como sapatos e cobertores, de qualquer tamanho e em bom estado de conservação. O objetivo seria beneficiar prioritariamente as famílias de baixa renda que se cadastrariam no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para recebimento das doações.
Minha sugestão é que vários pontos de doação sejam definidos como o próprio CRAS, o Instituto José Miguel, escolas, associações de bairro, o prédio da Câmara Municipal, igrejas, etc. E para tanto poderia ser criado um slogan chamativo do tipo "Inverno solidário" ou "Vamos aquecer o frio".
Uma campanha dessas, além de ser uma oportunidade para que famílias pobres recebam uma ajuda significativa para si, também poderá despertar na sociedade a importância da solidariedade, permitindo que voluntários de todas as idades, inclusive os jovens, participem de uma vivência fundamental ao aprendizado. Algo que, verdadeiramente, é capaz de estimular o engajamento social das pessoas contribuindo para a construção de um mundo melhor.
Tomara que algo assim aconteça em Mangaratiba!
Nenhum comentário:
Postar um comentário