terça-feira, 26 de setembro de 2017

A necessidade de termos uma fiscalização mais próxima e atuante nas praias e ilhas



No último domingo (24/09), conforme noticiei em meu blogue pessoal e na minha rede social do Facebook, fiz um passeio de barco pelas ilhas do Município, tendo, na ocasião, denunciado a prática predatória do camping selvagem e de churrasco na Prainha (foto), um dos mais belos recantos da Ilha de Itacuruçá.

A postagem no site de relacionamentos (clique AQUI para acessar) teve vários comentários e compartilhamentos visto tratar-se de um assunto que reflete as preocupações de muitos dos nossos munícipes, os quais se sentem impotentes quando bandos de farofeiros invadem Mangaratiba territorializando-se e querendo impor os seus comportamentos. E, nessas horas, o que mais angustia é o fato da fiscalização encontrar-se distante, sendo impossibilitada de ser acionada.

Conforme tenho insistentemente defendido, a Prefeitura poderia dispor de um canal de contato via WhatsApp, com funcionamento diário para recebimento de denúncias ao mesmo tempo em que daria mais estrutura para que os seus fiscais possam atuar prontamente, fornecendo-lhes lanchas e o acompanhamento da Guarda Municipal.

Embora antes que o domingo terminasse, eu tivesse registrado uma reclamação no e-SIC da Prefeitura e que recebeu o número de protocolo 2017.0148.000483, tendo sido ontem mesmo respondida (a Ouvidoria só funciona nos dias úteis), tal comunicação somente foi lida na data seguinte. Além disso, o site não permitiu o envio das imagens que fotografei, o que poderia ter sido feito imediatamente através de uma linha de WhatsApp.

A meu ver, é preciso facilitar que mais pessoas façam uso dos canais de comunicação com o governo, o que ajudará em muito os trabalhos dos agentes da fiscalização. Porque mesmo que a Prefeitura não consiga estar em todos os lugares de Mangaratiba ao mesmo tempo e haja um aumento considerável nas demandas apresentadas, eis que as informações recebidas se tornarão preciosas provas que, por sua vez, auxiliarão a identificar e a punir os bagunceiros.

Com tantas ferramentas que a tecnologia hoje nos oferece, cabe à Administração Pública utilizá-las para melhor atender o cidadão. Afinal, pagamos impostos pela propriedade territorial e predial que são bem altos de modo que o morador do Município precisa receber um serviço mais satisfatório.

Apesar de faltarem uns três meses até o verão, a hora da fiscalização atuar com firmeza dando um choque de ordem começa agora! Até mesmo para ir mudando a imagem do Município perante os bagunceiros, os quais já comentariam entre si sobre as novas dificuldades surgidas para não poderem mais fazer o que bem entendem na nossas praias que são patrimônio de todos.

4 comentários:

  1. Em sintese um abandono que se reflete nas praias de Mangaratiba, entregue a sanha de um Turismo predatório inaceitável na atualidade. E quando a gente vê a atuação da nossa Câmara de Vereadores, que não fiscaliza o executivo, transformando-se em elemento auxiliar e conivente com esse abandono. Atualmente a Câmara só faz constatar as mazelas cotidianas da cidade, parabenizar aniversariantes e moções de reconhecimento, enquanto desculpam o executivo por não fazer por falta de dinheiro. Enquanto isso não propõe e nem realizam o que é da sua competência, contribuindo assim para o caos que se aprofunda no dia dia do município.

    ResponderExcluir
  2. Em sintese um abandono que se reflete nas praias de Mangaratiba, entregue a sanha de um Turismo predatório inaceitável na atualidade. E quando a gente vê a atuação da nossa Câmara de Vereadores, que não fiscaliza o executivo, transformando-se em elemento auxiliar e conivente com esse abandono. Atualmente a Câmara só faz constatar as mazelas cotidianas da cidade, parabenizar aniversariantes e moções de reconhecimento, enquanto desculpam o executivo por não fazer por falta de dinheiro. Enquanto isso não propõe e nem realizam o que é da sua competência, contribuindo assim para o caos que se aprofunda no dia dia do município.

    ResponderExcluir
  3. Em sintese um abandono que se reflete nas praias de Mangaratiba, entregue a sanha de um Turismo predatório inaceitável na atualidade. E quando a gente vê a atuação da nossa Câmara de Vereadores, que não fiscaliza o executivo, transformando-se em elemento auxiliar e conivente com esse abandono. Atualmente a Câmara só faz constatar as mazelas cotidianas da cidade, parabenizar aniversariantes e moções de reconhecimento, enquanto desculpam o executivo por não fazer por falta de dinheiro. Enquanto isso não propõe e nem realizam o que é da sua competência, contribuindo assim para o caos que se aprofunda no dia dia do município.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.

      Inicialmente agradeço por sua leitura e comentários.

      Apesar de não ser lá um problema fácil de resolver, a vontade do gestor em atuar realmente faz diferença, sendo fundamental que a fiscalização e os demais servidores tenham condições de trabalho para isso.

      Entendo que o uso das novas tecnologias juntamente com um controle maior no acesso aos recantos naturais (cadastro de visitantes), sobretudo nas ilhas, ajudaria a prevenir condutas predatórias. E não nego que o papel do Legislativo seja importante para fiscalizar o Executivo.

      Entretanto, pelo que tenho acompanhado nas sessões da Câmara, até que o assunto em tela tem entrado nas pautas dos debates e das propostas feitas pelos nossos edis. Pois os dois vereadores do meu partido que acompanho, Helder Rangel e Renato Fifiu, já buscaram providências neste sentido. Inclusive, houve uma proposição sobre o turismo nas ilhas feita por eles cujo número agora não tenho em mãos. Mas lembro que, numa das sessões de abril, o i. ver. Helder Rangel apresentou a Indicação de número 217/2017, pedindo a expedição de ofício ao governador para que destaque o efetivo do Batalhão de Policiamento en Áreas Turísticas (BPTur) para atuar em Mangaratiba junto com o BPMA, que é a PM ambiental.

      Infelizmente, nem sempre o trabalho de alguns dos nossos representantes alcança a devida visibilidade (deveria ter uma TV Câmara em Mangaratiba) e daí fica a impressão incorreta de que todos os vereadores não andam fazendo nada.

      A meu ver, se a GM não fosse subaproveitada no trânsito, poderíamos ter o seu auxílio no combate ao turismo predatório junto com a fiscalização. Mas, para tanto, a Prefeitura precisa fazer concurso para agentes de trânsito que é uma função distinta do guarda.

      Excluir