quinta-feira, 5 de julho de 2018

Um projeto que valoriza a cultura popular no Município e anima a vida dos idosos



Dentre os vários projetos de lei apresentados pelos nossos edis no primeiro semestre do corrente ano, houve um que achei bem interessante para a cultura popular dentro de Mangaratiba. Trata-se do Projeto de Lei n.º 21/2018 de autoria do ver. Helder Rangel (PSDB), o qual autoriza o Poder Executivo a instituir as "Olimpíadas Municipais de Jogos Populares".

Mas, afinal, o que vem a ser isso?

Segundo diz o artigo 2º da proposição, tratam-se de jogos como buraco, sueca, dominó, purinha, dama, xadrez, ioiô, dentre outros que costumamos ver pessoas em nosso Município praticando cotidianamente com espontaneidade nas praças. Principalmente o público masculino já aposentado.


A ideia do autor do projeto é que a Prefeitura, nos meses de agosto e setembro de cada ano, passe a realizar um evento com a finalidade de promover entretenimento para a população do Município, com foco principalmente no público idoso. Senão vejamos o que consta no texto da justificação apresentada na qual o vereador fala da necessidade de criação de um "novo atrativo" na época por ele sugerida:

"O objetivo desta proposição é promover entre os cidadãos de Mangaratiba, sobretudo o público idoso, atividades ocupacionais de entretenimento e de lazer. A ideia do projeto é que tenhamos anualmente, entre os meses de agosto e setembro, torneios de jogos populares como buraco, sueca, dominó, purinha, dama, xadrez, ioiô, e outros. A escolha da data se justifica pelo fato de que os meses de agosto e setembro tratam-se de uma época, após o recesso escolar de julho, em que precisamos oferecer atividades de divertimento para a nossa população local e, ao mesmo tempo, criar um atrativo novo dentro de Mangaratiba. Por outro lado, trata-se de reconhecer a cultura popular e valorizar aquilo que muitos munícipes já fazem quase que cotidianamente, dando a eles a oportunidade maior de participação e de convivência comunitária." (Helder Rangel)

Sem dúvida, fortalecer essa convivência é fundamental dentro de uma sociedade pois é algo que agrega gente e evita que idosos se sintam solitários num mundo onde as pessoas têm se comunicado cada vez menos presencialmente. Até porque muitos deles nem sempre encontram a oportunidade de dialogar com filhos e netos dentro de casa e os tais jogos incentivariam o encontro com senhores e senhoras da mesma faixa etária.

Vale lembrar que eventos assim têm feito sucesso em outros municípios a exemplo da foto acima sobre uma partida de truco numa cidade paulista, conforme extraído do portal da Prefeitura de Itanhaém na internet. Trata-se, pois, da realização do "JORI", sigla esta que significa "Jogos Regionais do Idoso".

Espero que a proposta seja aprovada pela Câmara Municipal e depois sancionada pelo prefeito em exercício ou quem vier a sucedê-lo depois das aguardadas eleições suplementares. Afinal, é algo que poderá enriquecer muito a cultura da cidade e alegrar os dias dos nossos idosos.

Ótima quinta-feira!



Nenhum comentário:

Postar um comentário