Na quarta-feira desta semana, às 10 horas da manhã, teremos na cidade um importante evento que vale a pena os pais, professores, profissionais de saúde, autoridades e demais pessoas interessadas participarem. Trata-se de uma audiência pública que ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal de Mangaratiba.
Um recente relatório do UNICEF do início da década expôs a profundidade da privação vivida por uma em cada dez crianças com deficiência em todo o mundo, em vários indicadores de bem-estar, incluindo saúde, educação e proteção. Pois, como se sabe, crianças com deficiência estão em desvantagem em comparação com crianças sem deficiência na maioria das medidas de bem-estar infantil, sendo esses os dados apurados:
- 24% menos probabilidade de receber estimulação precoce e cuidados responsivos;
- 42% menos probabilidade de ter habilidades básicas de leitura e numeramento;
- 25% mais probabilidade de sofrer de desnutrição aguda e 34% mais probabilidade de sofrer de desnutrição crônica;
- 53% mais probabilidade de apresentar sintomas de infecção respiratória aguda;
- 49% mais probabilidade de nunca ter frequentado a escola;
- 47% mais probabilidade de estar fora do ensino fundamental I, 33% mais probabilidade de estar fora do ensino fundamental II e 27% mais probabilidade de estar fora do ensino médio;
- 51% mais probabilidade de se sentir infelizes;
- 41% mais probabilidade de se sentir discriminadas;
- 32% mais probabilidade de sofrer castigos corporais severos.
São múltiplos os desafios! No entanto, é preciso superar as barreiras que as crianças com deficiência enfrentam para participar plenamente em suas respectivas sociedades.
Mais do que nunca, é fundamental cada cidade debater localmente os seus problemas e pensar nas medidas capazes de tornar o ambiente social mais inclusivo.
Bora participar!
Participei na manhã desta quarta-feira (16/08/2023) da audiência pública sobre as crianças com deficiência ocorrida na Câmara Municipal de Mangaratiba. Foi um evento muito proveitoso, com uma considerável participação da sociedade civil, em que os três vereadores presentes puderam ouvir as demandas das mães e dos conselheiros do COMPED que compareceram ao Plenário. O principal assunto versou sobre a Mensagem n.° 27/2023, do Chefe do Poder Executivo, que capeia o Projeto de Lei Complementar que "Dispõe sobre a criação do Núcleo de Acolhimento Especializado – NAE, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e dá outras providências". Todos tiveram o direito de fazer uso da palavra e os atos da audiência ficaram gravados no canal oficial da Câmara no YouTube, acessível pelo link https://www.youtube.com/live/Wwzux7Bv74g?feature=share
ResponderExcluir