Como todos sabemos, a última sexta-feira (17/04) foi um dia de grandes emoções para Mangaratiba em que fomos surpreendidos pela manhã com a notícia da prisão e afastamento do prefeito eleito, Sr. Evandro Capixaba, bem como da posse do vice, Dr. Ruy Tavares Quintanilha, durante uma sessão na Câmara Municipal ocorrida na parte da tarde. Buscando dar uma satisfação à sociedade, o prefeito em exercício emitiu a seguinte nota:
"Nos últimos meses, vimos a crise governamental em Mangaratiba se agravar, vimos nosso município viver momentos de insegurança e intranquilidade sem que pudéssemos tocar o dia à dia.
Neste momento em que Mangaratiba se encontra, venho transmitir minha total dedicação e compromisso com a população, honrando não somente aos que sempre confiaram em meus propósitos, como a todo cidadão de nosso município. Assim, farei tudo para garantir que não tenhamos um desequilíbrio maior do que já estamos vivendo e garantir os serviços básicos como educação, limpeza pública e o atendimento em saúde que se encontra em total desmonte, deixando a população sem garantias a seus direitos constitucionais e básicos, principalmente neste momento, o acesso a esse serviço primordial a vida. O fechamento dos postos 24 horas e as recentes exonerações serão reavaliadas.
Não sabemos como encontraremos as contas públicas, não sabemos, hoje, em que grau de comprometimento estão os contratos firmados pela prefeitura, o valor total devido a fornecedores, ao Instituto de Previdência e ao INSS e não podemos dizer, de imediato, qual será a solução encontrada.
Durante a próxima semana a sede da Prefeitura Municipal de Mangaratiba estará fechada para o atendimento externo, mas estaremos trabalhando internamente. Daremos início a uma auditoria e iremos transmitir a toda população nosso passo a passo para reconstrução de nosso município. Nenhuma ação será tomada de cima para baixo! Nenhuma ação será feita sem que a população participe, ou seja informada em tempo real.
Convoco a população para tempos de união, de sugestões, de coração aberto para trocas que levem ao bem comum. Nosso município precisa ser reconstruído e não estamos vivendo momento eleitoral para que divisões e escolhas sejam mais importantes que o bem estar de nossa gente. Conto com o Legislativo, conto com o funcionalismo público, bem maior de toda administração, mas conto primordialmente com a população de Mangaratiba, para que juntos, possamos colocar nossa casa em ordem."
Gostaria de focar mais no trecho que destaquei acima em negrito quando Dr. Ruy fala em informação, participação popular, envio de sugestões e trocas que levem ao bem comum. Pois são posturas que considero muito importantes num governante, vendo como indispensável um gestor público saber ouvir e compreender as demandas apresentadas. Assim sendo, torna-se necessário ao novo prefeito expor-se à via de mão dupla do diálogo.
Além de colocar à disposição da Prefeitura todas as ideias e propostas compartilhadas neste blogue, quero sugerir também ao prefeito em exercício que promova audiências públicas em todos os distritos e também debates setoriais acerca de cada tema, tratando sobre saúde, educação, transportes, segurança, desenvolvimento econômico, meio ambiente e urbanismo. Melhorar o atendimento da Ouvidoria da PMM, como já colocado aqui na postagem de 22/05/2013, também seria outra medida que vejo como importante para estabelecer uma boa comunicação entre cidadão e Poder Público. Afinal, em sua nota, o atual governante disse estar receptivo a sugestões, mas não detalhou como pretende fazer, sendo evidente que, mesmo com as modernas tecnologias de comunicação, uso da internet e das redes sociais, Dr. Ruy não vai poder estar em todos os lugares do Município no mesmo momento, assim como não conseguirá atender a todas as pessoas de uma só vez. Por isso, reproduzo a seguir as palavras já escritas no referido texto de minha autoria:
"A princípio de conversa, eu diria que o acesso à Ouvidoria deve ser colocado num local de destaque e de fácil visualização dentro do portal da PMM. Depois, é preciso que se forneça ao cidadão ferramentas eficazes para acompanhar a mensagem por ele enviada que, no caso, seria a geração de um número de protocolo identificador. Assim que fosse encaminhada a demanda, seria imediatamente confirmado o recebimento. Seja no próprio site ou disparando um e-mail automático para o endereço eletrônico informado no formulário. E, em todo caso, seria reproduzido o inteiro teor da manifestação.
Todavia, não basta o Poder Público apenas receber as solicitações! É preciso atender os pedidos que são feitos ou, pelo menos, criar uma mecanismo de pesquisa do andamento das solicitações dando uma resposta. E, neste caso, entendo que a adoção de um prazo de até cinco dias úteis para o retorno seria razoável para os casos comuns e de vinte e quatro horas para as demandas urgentes. Sabemos que nem tudo consegue ser resolvido de imediato porque a solução pode depender de uma análise da necessidade e da adequação, da observância do interesse do coletivo, dos trâmites de um processo licitatório, etc. Mas, seja como for, cabe à Ouvidoria dar uma satisfação ao cidadão e, com a resposta final, o procedimento se encerraria permitindo-se, opcionalmente, uma reabertura em caso de insatisfação." (trecho do artigo O atendimento de Ouvidoria da Prefeitura pode ser melhorado, publicado em maio de 2013 neste blogue)
Tenho ainda muito mais coisas para escrever e quero acreditar que agora nós cidadãos mangaratibenses teremos respeitado o nosso direito de voz, sendo que o diálogo precisa partir de ambas as partes (administradores e administrados). Como bem colocado na nota do prefeito em exercício, esse não é um momento eleitoral. Eleições municipais nós só vamos ter no segundo semestre de 2016 e até lá muita coisa precisa ser feita para reconstruir Mangaratiba.
Um ótimo domingo para todos!
Olhar para condução fora do domicílio com carinho , pois tem muitas pessoas abandonando seu tratamento no RIO.
ResponderExcluirBoa lembrança! Eis aí mais um ponto que o prefeito em exercício precisa considerar já que a saúde anda bem maltratada em Mangaratiba. Certa ocasião já tive a oportunidade de acompanhar minha esposa quando ela foi no Hospital de Ipanema sendo que acabamos retornando por nossa própria conta por causa da precariedade do transporte. Do contrário sairíamos bem tarde de lá, sendo que muitos pacientes acabavam fazendo o mesmo. Lamentavelmente o desconforto é enorme para quem depende do SUS e essa realidade precisa ser mudada. Eis aí um enorme desafio que Dr. Ruy tem pela frente sendo certo que a situação dificilmente ficará 100% satisfatória nessa já que novas demandas sempre vão surgir. Porém,s e houver vontade política, podemos ter em alguns anos servidos de saúde que sejam adequados às necessidades coletivas.
ExcluirEspero que Prefeito demonstre boa vontade com os servidores.
ResponderExcluir* PLANO DE CARREIRA
* AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO
* VALE TRANSPORTE
* PLANO DE SAÚDE
Obs. Todos estamos vendo o crescimento do nosso Município, com isso, nossas reividicações podem plenamente serem atendidas. Um Governante, governa para os ricos ou p/ os pobres. vamos ver qual será a postura do nosso prefeito,muitos servidores novos estão pagando para trabalhar,pois ainda não chegou o vale transporte,por isso temos que tirar de nosso salario minimo a passagem. O que recebemos com mais os descontos nao ultrapassa $795,00 ,e não temos direito nem se quer a um vale alimentação,cade o "pagar bem"o funcionário .um funcionario trabalhar o mes inteiro e ganhar $795,00 sem beneficio algum isso e pagar bem senhor prefeito, o senhor viveria com $795,00?
Olá, amig@,
ExcluirPrimeiramente agradeço por sua leitura e comentários.
Não sei se suas sugestões estão chegando um pouco tarde, muito embora este ano seja eleitoral e os políticos procuram não negar nada...
De qualquer modo, são ótimas propostas que contribuem para melhorar a qualidade de vida dos nossos servidores. Só tenho dúvidas quanto ao real interesse dessa nova administração em colocar em prática. Afinal, ele já está há praticamente um ano no poder e ouço os funcionários clamarem muito.
Abraços.