domingo, 25 de junho de 2017

Sobre o serviço de gás natural para Mangaratiba




Segundo informa uma notícia oficial do portal da Prefeitura Municipal, a CEG pretende disponibilizar a oferta de gás natural para as residências e o comércio de Mangaratiba até o começo do ano que vem. Senão vejamos o que diz esses trechos da matéria escrita por Claud Bernard Louzada:

"Um passo importante para o desenvolvimento econômico de Mangaratiba foi dado na tarde desta terça-feira (20): a futura instalação de uma Estação de Gás Natural Comprimido (GNC) na cidade. Numa reunião entre representantes da CEG – Gás Natural Fenosa Brasil e técnicos das secretarias de Meio Ambiente e Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Mangaratiba, foi apresentado o projeto para que o município receba a estação. A previsão é de que o gás natural encanado chegue às residências e comércios da cidade no início de 2018 (...) Segundo Sérgio Marcelo, Chefe de Serviço e Construção da Gás Natural Fenosa Brasil, os próximos passos agora são a aquisição do terreno para a construção da estação e as licenças, tanto de construção, na prefeitura, quanto dos órgãos ambientais (...) Duas empresas serão as responsáveis pela obra. Uma ficará com a parte da construção da estação, que será em Muriqui ou Itacuruçá. A outra fica com a responsabilidade da instalação dos dutos e tubulações que chegarão às residências. Os postos de combustíveis do município também serão abastecidos com o GNC. Para a instalação da estação, a Prefeitura dirá se o zoneamento urbano é adequado para a obra. Já na parte ambiental, a empresa providenciará as licenças nos órgãos responsáveis, mas a previsão é que tudo seja resolvido rapidamente, pois o impacto é mínimo. De acordo com o plano da Gás Natural Fenosa aprovado pela Agenersa (órgão regulador estadual), a instalação da rede em Mangaratiba faz parte do programa da empresa de expansão nos municípios do interior fluminense." - Extraído de http://www.mangaratiba.rj.gov.br/novoportal/noticias/mangaratiba-deve-ter-gas-encanado-ja-em-2018.html

Sem querer parecer um pessimista patológico, tenho minhas indagações quanto à aceitação desse produto por todo o mercado consumidor. Pois, como foi muito bem colocado numa nota da edição de 22/06 do blogue Notícias e Itacuruçá, será preciso que os novos clientes da CEG invistam na adaptação de seus fogões:

"Considerando o que ocorreu e continua acontecendo em três outras áreas de serviços públicos, fornecimento de água, transportes públicos e fornecimento de energia elétrica, dá para ficar com “uma pulga atrás da orelha”. Sem esquecer que os fogões que atualmente utilizam o GLP de botijões precisam ser adaptados para receber o GNC." (destaquei)

A meu ver, o serviço poderá dar certo caso a empresa saiba incentivar o consumidor residencial a migrar para o GNC. Isto significa que precisarão oferecer não somente uma tarifa acessível como também um bom motivo para que as pessoas físicas fazer negócios com a companhia independentemente de eventuais restrições cadastrais e dos problemas com a mobilidade urbana, considerando a necessidade de haver uma central de atendimento e/ou de vendas no Centro do Município.

De qualquer modo, entendo justificáveis todos os esforços para termos um serviço de melhor qualidade e mais benéfico para o meio ambiente, mas que seja também economicamente acessível para as pessoas físicas e pequenas empresas. Afinal, o GNC precisa ser comercializado em valores compatíveis com o poder aquisitivo de quem vive nas cidades interioranas, pois só assim é que o produto será realmente atrativo para todos.

É o que desejo!


OBS: Imagem acima extraída do portal da ANP na internet, conforme consta em http://www.anp.gov.br/wwwanp/gas-natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário