domingo, 16 de junho de 2019

Nossas escolas também poderiam distribuir absorventes às alunas!



Recentemente foi aprovada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro a Lei n.º 6.603/2019, a qual prevê a distribuição gratuita de absorventes nas escolas da rede municipal.

De acordo com o autor do projeto legislativo (e também presidente da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara), o vereador Leonel Brizola Neto, a demanda partiu de pais e mães de alunas da rede municipal que estavam preocupados com o constrangimento de suas filhas na primeira menstruação. 

A meu ver, proposta idêntica pode ser proposta aqui por qualquer representante da nossa população no Legislativo, ou mesmo através da iniciativa popular. Pois, como se sabe, a falta de condições financeiras para comprar produtos de higiene relacionados ao ciclo menstrual é uma realidade de muitas mulheres, havendo até uma estimativa de que meninas chegam a perder 45 dias de aula a cada ano letivo por conta da falta de acesso a absorventes íntimos quando estão menstruadas.

Portanto, deixo aqui minha sugestão à Câmara a fim de que a proposta venha a ser pensada com carinho pelos nossos edis e, quem sabe, se torne uma lei útil e necessária às alunas do ensino fundamental da rede pública local. Afinal, a arrecadação per capta de Mangaratiba não é pouca coisa...

Ótimo domingo a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário