segunda-feira, 6 de maio de 2013

Petição eletrônica para dar um basta na violência!



Uma petição eletrônica está circulando pelas redes sociais da internet pedindo um reforço na segurança pública do município após a última notícia acerca da operação da PM na comunidade Cachoeira II em que foi morto Luiz André Ferreira, de 26 anos, acusado de ser o segundo homem do tráfico  de drogas dali. O texto do abaixo-assinado virtual direcionado ao governador, e ao seu secretário de segurança pública, tem a autoria atribuída ao cidadão Lauro Santos e requer o seguinte:


"O município de Mangaratiba, em especial os distritos de Itacuruçá e Muriqui têm visto crescer, de forma assustadora, os índices de violência.Desde que se iniciaram as ocupações de territórios antes dominados por traficantes na capital do estado, as ocorrências criminosas na região aumentaram visivelmente. Nos quatro primeiros meses de 2013, só em Itacuruçá, aconteceram assaltos a pedestres, furtos de automóveis, pontos de venda de drogas, invasões de domicílios, tiroteios, estupros e até mesmo sequestros. Em Muriqui, bandidos ocuparam o alto das comunidades "Cachoeira" e estão implantando o terror. Em Itacuruçá, há relatos de grupos caminhando no calçadão ostentando armas de mão e até fuzis. O policiamento é claramente insuficiente, vez que,juntos, os dois distritos têm população permanente de cerca de doze mil habitantes e apenas um DPO em cada um deles. Pedimos que sejam tomadas medidas urgentes, capazes de garantir a paz e a tranqulidade de moradores e turistas." (http://www.avaaz.org/po/petition/Reforco_na_seguranca_publica_em_Mangaratiba/?cHDMydb )

Conforme eu havia postado ontem no Facebook, com essa "pacificação" do Rio em marcha, devido aos eventos previstos na Cidade Maravilhosa, existe a real possibilidade de que bandidos fugidos de lá queiram se instalar/esconder por aqui. Isso já é motivo suficiente para ficarmos alertas e divulgarmos também fora da cidade os riscos que hoje o interior fluminense está correndo. Se antes os bandidos refugiavam-se nas matas da Floresta da Tijuca, o que não farão nas matas do esquecido Parque Estadual do Cunhambebe com uma área de 38 mil hectares ainda mal administrada pelo INEA por motivo de falta de investimentos públicos?

Assinei a petição que andei compartilhando em minha "linha do tempo" no Face e em demais grupos de discussões dali, fossem comunidades relacionadas a Mangaratiba ou não. Estou apoiando a iniciativa porque compreendo que o aumento do policiamento ostensivo pode contribuir para dificultar a expansão do crime organizado na região, mas é preciso combater as causas e compreendermos por que a violência tem crescido no país todo atingindo as cidades menores.

Assim como Mangaratiba, outros municípios do Rio de Janeiro passam por problemas semelhantes e até pior. Morei por 13 anos em Nova Friburgo, no centro-norte fluminense, e vi aquela cidade sofrer o tempo inteiro com a criminalidade havendo áreas dominadas pelos traficantes e gente sendo constantemente executada. E as notícias também eram as mesmas nos jornais das outras duas grandes cidades da Região Serrana: Petrópolis e Teresópolis. 

É certo que o governo Sérgio Cabral parece mais preocupado com a imagem do Rio de Janeiro que será sede de grandes eventos nesta década e onde um mal acontecimento pode respingar nele e na presidenta Dilma de modo que não há tempo para tratar a longo prazo das causas e estão varrendo a sujeira para debaixo do tapete. Instalam UPPs nas favelas cariocas e a violência muda de endereço. Mas imaginem se todas as cidades do interior se unissem formando um movimento articulado para que o governo estadual reforçasse a segurança pública? Certamente que ele e o Dr. Beltrame passariam a ficar perturbados e preocupados com a repercussão. Aí o problema precisará ser tratado de uma outra maneira.

O Rio de Janeiro inteiro precisa de uma pacificação de verdade. Algo que não será construído em menos de uma década e menos ainda com a maquiagem da capital nas vésperas dos jogos esportivos empurrando a criminalidade para o interior. E, se você está insatisfeito com a falta de segurança pública em Mangaratiba, assine a petição:

http://www.avaaz.org/po/petition/Reforco_na_seguranca_publica_em_Mangaratiba/?cHDMydb

Nenhum comentário:

Postar um comentário