sábado, 6 de junho de 2015

O estacionamento de veículos na Avenida Beira Mar (Muriqui)





Umas das dificuldades de quem vai à Praia de Muriqui é encontrar vaga para estacionar. Principalmente se for nos feriados e nos finais de semana mais ensolarados do verão quando a Avenida Beira Mar chega a ficar intransitável nos horários de maior movimento.

Por outro lado, o estacionamento de veículos nesse extenso logradouro de Muriqui tem sido motivo de dor de cabeça para muita gente que mora em frente à praia. Não raras vezes, algum motorista larga o carro justo nos portões de garagem dos prédios sendo que, nas proximidades da sede náutica do Iate Clube, é comum encontrar um excesso de veículos mal estacionados dificultando o direito de locomoção dos demais condutores.

Neste sábado (06/06), ao conversar com um morador do distrito de nome Leonardo, achei bem interessante a ideia que ele compartilhou comigo. Sua sugestão é que o trânsito de automóveis na tal avenida mude de faixa, passando os motoristas a trafegarem pelo lado esquerdo da via e mudando o estacionamento para junto do calçadão da praia.

Refletindo a respeito, vi que a proposta do nosso concidadão faz sentido e pode contribuir para amenizar o problema no local aumentando o número de vagas disponíveis. Isto porque, se considerarmos os espaços das ruas perpendiculares e das entradas de garagem, tais indisponibilidades simplesmente não existem no lado da praia. E, consequentemente, os moradores não ficariam mais tão irritados com os carros que param de maneira indevida em frente às residências.

Em termos de custos, creio que o Município não gastaria tanto para remover o estacionamento de um lado ao outro. Aliás, tal medida seria muito bem compensada com o consequente aumento de banhistas na praia que, por sua vez, consumiriam mais nos quiosques e restaurantes, contribuindo em favor da arrecadação de tributos pela Prefeitura.

Evidentemente que as rampas de acesso ao calçadão e a faixa vermelha destinada ao trânsito compartilhado de bicicletas e pedestres precisariam ser respeitadas, tornando-se aconselhável uma posterior colocação de obstáculos próximos ao meio-fio. Inclusive as vagas poderiam ser todas marcadas em diagonal, o que aproveitaria melhor o espaço disponível.

Portanto, fica aí a sugestão dada pelo munícipe que apresento no blogue, a qual pode ser extensiva para todas as praias, sendo que tenho a expectativa de sermos melhor ouvidos pelo governo atual do Dr. Ruy.

Tenham todos um excelente domingo e que possamos pensar de maneira propositiva em benefício de nossa Mangaratiba!


OBS: Fotos extraídas respectivamente do portal da Prefeitura de Mangaratiba e de http://img.olx.com.br/images/93/932527012110480.jpg

Um comentário:

  1. Sugestão adotada através da Indicação N.º 185/2015 aprovada hoje pelo Plenário da Câmara Municipal de Mangaratiba.

    Com gratidão,

    José Maria de Pinho
    (Vereador Municipal)

    ResponderExcluir