sexta-feira, 26 de junho de 2015

Um centro de fisioterapia seria importantíssimo para Mangaratiba!




Sei que a situação financeira da cidade hoje não é nada boa, mas seria muito bom se tivéssemos em Mangaratiba uma Clínica Municipal de Fisioterapia e Reabilitação Motora.

Mesmo mantendo o atendimento fisioterápico nos postos de saúde, penso num centro de saúde na Praia do Saco. Este seria equipado com profissionais capacitados e destinado a prestar atendimento gratuito à população que necessite dessa modalidade terapêutica de reabilitação física e motora, de forma a potencializar o retorno mais breve do paciente às suas atividades produtivas.

Obviamente que para tanto teríamos que ter um serviço de transporte de pacientes incapacitados de se locomoverem com autonomia, bem como mais fisioterapeutas na nossa rede de saúde. Estes profissionais teriam que ser selecionados, por intermédio de concurso seletivo específico, e, após cumprirem os tramites legais, os aprovados se efetivariam como servidores públicos de carreira da Prefeitura lotados na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Um grande benefício que Mangaratiba pode vir a ter com isso seria a oportunidade de se criar uma sólida e atuante equipe de fisioterapeutas em todo o Município, os quais integrariam seus conhecimentos para ajudarem na reabilitação dos pacientes em conjunto com ortopedistas e traumatologistas. Ou seja, tanto a indicação do tratamento quanto a evolução terapêutica seriam discutidas em grupo propiciando uma melhor avaliação interdisciplinar de cada caso.

Por outro lado, inúmeros projetos poderão surgir ali e se irradiarem pelos bairros e distritos, alcançando também os municípios vizinhos. Pode-se, por exemplo, treinar ali estagiários e fisioterapeutas contratados temporariamente para ministrarem cursos nos locais de convivência da terceira idade juntos com outros profissionais de saúde a fim de que as pessoas consigam envelhecer com mais qualidade de vida.

Finalmente vejo aí também a possibilidade de desenvolvermos alguns tratamentos alternativos como a acupuntura e a auriculoterapia. Assim como os médicos, os fisioterapeutas também podem dar suas "agulhadas" nos paciente, o que constitui um trabalho complementar bem interessante.

Portanto fica aí minha sugestão ao prefeito Dr. Ruy Tavares Quintanilha para que tenhamos ainda esta década um centro de fisioterapia na cidade. Pois hoje, embora a saúde em Mangaratiba seja um problema, acredito que, futuramente, poderá se tornar um dos caminhos para o nosso desenvolvimento. Algo que, se aliado ao turismo, atrairia novos profissionais, clínicas privadas, alguns cursos de graduação universitária e pacientes de fora querendo se tratar na rede privada.

Um ótimo final de semana para todos!




OBS: Fotos extraídas de uma página da Prefeitura de Farroupilha (RS) mostrando o seu Centro de Fisioterapia, conforme consta em http://www.farroupilha.rs.gov.br/novo/farroupilha-inaugura-novo-centro-municipal-de-fisioterapia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário