domingo, 13 de setembro de 2015

O que considero bom para a saúde de Mangaratiba




Posso não ser médico, mas não preciso ser profissional da área de saúde para dar minhas opiniões acerca de qual seria a melhor saúde para a gestão do setor em nosso sofrido Município. Aliás, todo e qualquer cidadão têm o direito de participar desse debate e para tanto existe o conselho de saúde em que podemos votar e ser votados para as eleições desse democrático organismo intervindo nas ações do SUS.

Penso que a gestão de saúde deve enfrentar o desafio de mudar não somente os processos de trabalhos centrados no médico e nos remédios, mas também na forma de como se administra o sistema e os serviços prestados. Assim sendo, cabe à Prefeitura garantir permanentemente o acesso ao atendimento integral para todos os cidadãos que procuram a rede pública, atuando com qualidade e oferecendo um tratamento humano e respeitoso.

Recentemente, no artigo Remédio em casa ou atenção farmacêutica? escrevi em meu blogue pessoal algumas considerações sobre a assistência farmacêutica domiciliar, o que seria um sonho para muita gente em Mangaratiba, embora ainda distante da nossa dura realidade, tendo em vista que nem os medicamentos temos recebido com regularidade aqui. Entretanto, o ideal é que o paciente conte com uma Farmácia Comunitária perto de sua moradia (em seu bairro ou distrito), para que possa ter contato com o farmacêutico municipal. Em em casos excepcionalíssimos, seria beneficiado com um  atendimento domiciliar destinado para pessoas acamadas, portadores de necessidades especiais.

Outra questão importante seriam os partos. Num primeiro momento é necessário garantir que o atendimento ocorra em condições adequadas onde têm sido realizados. Porém, o próximo passo precisa ser a construção de um hospital materno infantil com obstetras e pediatras. Lá as mulheres mangaratibenses receberiam todo o acompanhamento necessário para a gestação, parto, urgência obstétrica, UI e UTI neonatal, o teste da orelhinha do bebê, além de serviços de imagem como cardiologia, ultrassonografia e cardiotocografia. Além disso, seria apropriado termos no sugerido hospital um banco de leite humano, serviços de odontologia para gestantes e funcionários, métodos educativos com vista ao planejamento familiar, atendimento ao recém-nascido de risco até completar 04 anos, serviços de cartório para registro, uma sala de vacinas às mães e aos recém-nascidos, fonoaudiologia, fisioterapia neo-natal, serviço social com atendimento às mulheres vítimas de violência sexual, nutrição, terapia ocupacional, laboratório de análises clínicas e anatomia.

Quanto à saúde mental, considero que, devido à distribuição populacional de Mangaratiba, poderíamos ter mais duas unidades do CAPS, sendo uma em Itacuruçá e outra em Conceição de Jacareí para melhor atendermos os casos de álcool, drogas e emergências psiquiátricas. Além disso, poderia ser implantado um CAPS infantil. Por que não?!

Quanto ao Programa Médico de Família, deveriam ser adotadas as seguintes metas para a gestão da saúde: médicos 12 horas por dia em todos os postos do PSF, mais vínculos com a comunidade local, acompanhamento de pacientes acamados, mais campanhas preventivas (dengue, AIDS/DST, higiene pessoal, cólera, diarreia, pneumonia, academia ao ar livre) e também serviços quanto à saúde da mulher.

Melhorar o transporte de pacientes que fazem tratamento fora do domicílio é importante, mas também é possível a realização de convênios com clínicas médicas particulares nos municípios vizinhos (Itaguaí e Angra) para suprir a demanda por especialidades. Aliás, penso que isso ajudaria também na ampliação da rede credenciada dos planos de saúde dentro de Mangaratiba tendo em vista que o usuário do SUS poderia ter acesso ao mesmo local que presta serviços para a Unimed ou o Bradesco.

Em relação aos programas de atenção ao idoso, não se pode ignorar a necessidade de acolhimento de pessoas em instituição asilar para quem já não tenha mais uma família em condições de oferecer os devidos cuidados. Ao mesmo tempo, há que se prestar serviços continuamente nas áreas social, psicológica, médica, de fisioterapia, enfermagem, odontologia e terapias ocupacionais. Logo, os centros de convivência de terceira idade não podem deixar de disponibilizar tudo isso.

No que se refere à saúde bucal, entendo que todas as unidades básicas de saúde devem oferecer serviços básicos de odontologia e também um atendimento de especialidades dessa área no Centro de Mangaratiba. Independentemente, haveria um trabalho preventivo bem mais intenso junto à população.

Outro trabalho que não pode ser esquecido seria quanto às crianças especiais. Para tanto há que se desenvolver um serviço especial de transporte com atendimento médico, fisioterapeuta, dentista e nutricionista.

Precisamos criar o nosso próprio banco de sangue! Não dá mais para ficarmos na dependência do hemocentro de Angra dos Reis que fica numa considerável distância de Mangaratiba. Temos que ter esse serviço dentro do HMVSB!

Termos aqui uma UPA 24 horas dando apoio aos atendimentos de urgência certamente pode ajudar muito Mangaratiba uma vez que organizaria o fluxo de pacientes e os encaminharia ao serviço de saúde adequado à situação. Porém, há que se reestruturar o nosso velho HMVSB quanto à sua infraestrutura, equipamentos, recursos humanos, orçamentos, perspectivas de novas construções e ampliação de novas áreas.

Mas seja qual for o tipo de atendimento, a informatização precisa estar presente. Hoje em dia, todos os departamentos públicos precisam estar aparelhados nesse sistema, inclusive o setor da saúde. Com a modernização do hospital municipal, desde a recepção até às salas de atendimento dos médicos, Mangaratiba pode dar um salto de qualidade no atendimento prestado ao cidadão. Por exemplo, os médicos passariam a ter condições de emitir o receituário digitalizado sendo que o prontuário de cada paciente pode ali ser instalado acabando com as fichas que muitas das vezes acabam extraviadas e não são mais encontradas. Para acompanhar todas as ocorrências do paciente, tais como exames, internação e avaliações do médico, outra adequação que pode vir junto com a informatização do HMVSB seria a consulta no cadastro pelo número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), item que facilitaria a pesquisa do prontuário da pessoa. Pois, considerando que, quando um paciente dá entrada na emergência (pronto-socorro), pode haver situações específicas acerca de sua saúde, esses dados poderão imediatamente ser levantados através do sistema.

Finalmente, deve-se lembrar do trabalhador. A Prefeitura precisa saber incentivar o bom desempenho do funcionário nas unidades de saúde, visando melhorar o atendimento prestado ao cidadão. Tanto os médicos quanto os demais profissionais devem laborar em condições adequadas, algo que jamais pode ser esquecido. Até mesmo porque precisamos atrair médicos pra Mangaratiba.

Concluo falando da necessidade de participarmos mais da gestão da saúde e do conselho municipal voltado para essa área. Como cidadãos, devemos nos inteirar um pouco mais desses assuntos assumindo a responsabilidade para que os serviços prestados pelo SUS sejam feitos com mais dignidade e satisfação. 

Um ótimo domingo a todos!

6 comentários:

  1. Graças a Deus,enfim alguém empenhado a saúde como ela deve ser.... somos muito precário com relação a atendimentos e procedimentos avançados,sei q sou um pouco intrometida,mais vejo em outros hospitais com q o nosso ainda não tem,uma obra radical bem planejada,como disse : novas construções,um CTI ou UPG com mais leitos ampliada em caso de uma não transferência
    ,teria suporte para salva vidas,via muitos médicos se desdobrando para transferir um paciente grave,colocando a vida do paciente em risco por conta da demora,desculpe por me entrometer,se tenho direito a revendição,seria nesta parte,porque via a carência,são ótimas as suas propostas,todas elas,eu ainda estou acreditando neste potencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Você e eu temos todo o direito de nos intrometermos independente de sermos ou não da área da saúde. E parabéns por ser "intrometida"! (rsrsrs)

      Acredito que é justamente com a participação de pessoas interessadas que poderemos mudar a situação da saúde em Mangaratiba. Já se foi o tempo em que a discussão ficava restrita entre quem era médico e os gestores dos governos. Hoje em dia toda a população é chamada para participar desse debate.

      Segundo o artigo 196 da Constituição a saúde é um direito de todos e dever do Estado (dos três entes da federação; União, estados e municípios). Precisamos não só cobrar como participarmos de maneira propositiva da gestão do setor por meio dos conselhos . E esta é a hora dos cidadãos de bem se apresentarem e colocarem seus nomes para atuarem no conselho municipal.

      Agradeço aí pela leitura e comentário. Ótima semana!

      Excluir
  2. Curioso como sempre a gente esquece uma coisinha ou outra.

    Deixei de mencionar no artigo as terapias alternativas como homeopatia e fitoterapia. Porém, já havia postado a respeito e ambos os assuntos neste blogue como é possível ler em:

    Oportunidades com a fitoterapia no SUS, de 24/04/2014:
    http://melhorarmangaratiba.blogspot.com.br/2014/04/oportunidades-com-fitoterapia-no-sus.html

    Homeopatia em todas as UBS de Mangaratiba!, de 05/05/2014.
    http://melhorarmangaratiba.blogspot.com.br/2014/05/homeopatia-em-todas-as-ubs-de.html

    Há ainda outros artigos anteriores sobre saúde neste blogue e que são de minha autoria:

    Junqueira merece um posto de saúde!, de 08/08/2015.
    http://melhorarmangaratiba.blogspot.com.br/2015/08/junqueira-merece-um-posto-de-saude.html

    A necessidade de informatização das nossas unidades de saúde, de 30/06/2015
    http://melhorarmangaratiba.blogspot.com.br/2015/06/a-necessidade-de-informatizacao-das.html

    Por mais transparência na Ouvidoria do SUS de Mangaratiba, de 27/07/2015.
    http://melhorarmangaratiba.blogspot.com.br/2015/07/por-mais-transparencia-na-ouvidoria-do.html

    Um centro de fisioterapia seria importantíssimo para Mangaratiba!, de 26/06/2015.
    http://melhorarmangaratiba.blogspot.com.br/2015/06/um-centro-de-fisioterapia-seria.html

    Um trabalho de Atenção Farmacêutica ajudaria muito a saúde em Mangaratiba!, de 19/05/2015.
    http://melhorarmangaratiba.blogspot.com.br/2015/05/um-trabalho-de-atencao-farmaceutica.html

    Como resolver as dificuldades para doação de sangue no município?, de 06/06/2013.
    http://melhorarmangaratiba.blogspot.com.br/2013/06/como-resolver-as-dificuldades-para.html

    ResponderExcluir
  3. Muito boas as suas colocações !!! Vieram de encontro à tudo que penso a esse respeito !!! Parabéns !!! Vou compartilhar em minha rede !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Quero agradecer pelos comentários e pela divulgação. Considero muito importante a sociedade de Mangaratiba debruçar-se sobre esse tema de grande seriedade que é a saúde na nossa rede municipal do SUS.

      Um abraço.

      Excluir