quarta-feira, 27 de julho de 2016

Sobre as doações de sangue na Costa Verde




Nem todos sabem, mas o Hemonúcleo de Angra dos Reis é responsável pelo fornecimento de sangue às cidades de Mangaratiba, Paraty e Rio Claro. Porém, a unidade vive necessitando de doações voluntárias para que o seu estoque se mantenha normalizado. O número ideal seriam 20 doações por dia, em que a maior carência é tipo O-, por ser mais raro.

Sou morador de Muriqui e lamento muito o fato de não haver uma mobilidade de transportes razoável para que o doador de sangue de Mangaratiba consiga facilmente prestar o seu ato de solidariedade. Pois, além da viagem até Angra dos Reis ser longa, os voluntários podem precisar de até mais de duas conduções apenas para chegarem até o hemonúcleo, o que implica em gastos de dinheiro e de tempo 

Penso que poderia haver campanhas periódicas de doação de sangue em cada um dos municípios da Costa Verde através da compra de uma unidade móvel, o que facilitaria muito o acesso dos doadores. No mínimo, duas semanas por ano, preferencialmente nos meses de junho e de dezembro (por antecederem as férias escolares), seriam feitas coletas nas principais comunidades em que uma equipe do hemonúcleo viria até o local e poderia contar com o apoio dos profissionais de saúde do respectivo município visitado.

Outra ideia viável, sem precisar excluir de imediato a anterior, seria a criação de um outro hemonúcleo em Itaguaí, o que facilitaria muito o acesso não só dos doadores do município vizinho como também de Seropédica e da maioria dos distritos litorâneos de Mangaratiba. Isto porque basta uma única condução para chegarmos até lá.

Verdade seja dita que, devido aos frequentes acidentes que ocorrem na rodovia Rio-Santos, é fundamental que o estoque de sangue na Costa Verde mantenha-se sempre abastecido. Principalmente na alta temporada como costuma ocorrer no Reveillon, férias de janeiro, Carnaval, outros feriados e no recesso escolar de julho.


OBS: Imagem acima extraída do Blog da Saúde do Governo Federal em http://www.blog.saude.gov.br/570-perguntas-e-respostas/34770-seis-passos-para-ser-um-doador-de-sangue

Um comentário:

  1. Mesmo para quem não se importa de viajar até Angra e deseja doar sangue, precisa ter entre 18 e 68 anos, apresentar documento de identidade com foto e pesar mais de 50kg. Também é necessário que o voluntário não tenha ingerido bebida alcoólica na véspera; não ser portador de doenças crônicas nem de infecção ativa; manter repouso mínimo de seis horas na véspera da doação; não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação; além de não ter feito tatuagem, piercing ou acupuntura nos últimos 12 meses.

    Desde o final de agosto de 2015, O hemonúcleo de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, o Hemonúcleo de Angra ganhou um novo endereço a partir de terça-feira, passarando a funcionar no segundo andar do Hospital Geral da Japuíba, na Rua Japoranga, nº 1.700, no bairro Japuíba. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30, podendo ser contatada pelo Telefone:(24) 3369-6133.

    ResponderExcluir