terça-feira, 5 de julho de 2016

Todo distrito deveria ter seus caixas eletrônicos!




A meu ver, a Prefeitura deveria estudar maneiras de colocar uma agência bancária (ou pelo menos alguns terminais de auto-atendimento da TecBan) em cada distrito de Mangaratiba.

Sou morador de Muriqui e um dos problemas enfrentados por quem reside ou vem veranear na localidade seria a falta de uma agência bancária no 4º Distrito. Se você tem uma conta para pagar e precisa fazer o procedimento pessoalmente, só poderá contar hoje em dia com as seguintes opções no lugar: enfrentar a longa fila da casa lotérica ou tentar utilizar o sistema do Banco Postal que é um serviço disponibilizado pelos Correios cujo sistema vive "caindo". Mesmo assim, é preciso ser cliente da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil pois os correntistas das demais instituições financeiras apenas conseguem sacar dinheiro nos raros terminais 24 Horas da TecBan aqui existentes.

Todavia, não é apenas o consumidor pessoa física quem sofre com essa situação! O comércio dos distritos também fica com as suas atividades prejudicadas, o que obriga o deslocamento de um funcionário, senão do próprio dono, para realizar as operações bancárias na sede do município ou então nas cidades vizinhas de Itaguaí, Rio Claro e Angra dos Reis. Quer seja para fins de pagamento de uma conta ou apenas para depositar valores. Sem contar que, em determinadas épocas do ano, principalmente na alta temporada, as estradas ficam congestionadas de veículos e os ônibus trafegam lotados. de maneira que o empresário passa a ter dificuldades para focar totalmente nas atividades de seu negócio por perder um considerável tempo pela falta de um banco mais próximo.

Conforme sabemos, a Prefeitura possui uma relação institucional com o Bradesco e, no meu ponto de vista, esse contrato deveria ser revisto passando a prever, dentre as suas obrigações, o atendimento aos distritos e bairros mais populosos de Mangaratiba. Não apenas através de um correspondente, mas também por meio de um estabelecimento da própria instituição situado dentro de prédios públicos (nas administrações distritais?) em que seja possível pagar faturas de qualquer valor, abrir e encerrar contas, contratar empréstimos, sacar dinheiro e efetuar depósitos. Com isso, muitos moradores de Mangaratiba se sentiriam motivados uma abrir conta no mesmo banco utilizado pelo Município, o que daria sustentabilidade econômica para essa expansão do atendimento,

Por sua vez, para estimular a instalação de caixas eletrônicos no Município, poderia a Prefeitura conceder isenção quanto à taxa de uso do solo público para as instituições financeiras oferecerem o serviço também nas praças e outros pontos estratégicos. Pois, como sabemos, os bancos já suportam os custos do transporte do dinheiro até os terminais, a manutenção destes e também os riscos do negócio, tipo roubos e atos de vandalismo, de maneira que justifica abrirmos mão de uma arrecadação que seria irrisória perto dos benefícios a serem proporcionados para a cidade.

Portanto, fica aí a minha sugestão a fim de que as nossas autoridades locais venham a se interessar pela causa e procurem os caminhos necessários para aproximar os moradores de Mangaratiba dos serviços bancários por meio de novas agências da instituição financeira contratada pela Prefeitura, bem como estimulando a instalação de caixas eletrônicos nas praças e/ou dentro de prédios públicos. Pois, devido à distribuição da população pelo território municipal e aos problemas de mobilidade urbana, é como se cada distrito fosse uma cidade independente, o que requer uma prestação de serviços mais regionalizada em diversas áreas.


OBS: Créditos autorais da imagem acima atribuídos a Marcos Santos/USP, conforme extraído de uma página do portal EBC em http://radios.ebc.com.br/reporter-nacional/edicao/2015-08/aposentados-vao-ter-adiantamento-de-50-por-cento-do-decimo-terceiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário