sexta-feira, 3 de maio de 2013

Melhorar Mangaratiba



Prezados internautas,

Meu nome é Rodrigo Phanardzis Ancora da Luz, tenho 37 anos, sou casado com Núbia Mara Cilense, formado em Direito e, desde agosto de 2012, passei a residir no município. Mais precisamente em Muriqui que é o 4º distrito de Mangaratiba, lugar onde meus avós paternos construíram uma casa de praia há mais de quatro décadas atrás na Rua Primeiro de Maio.

Desde criança já frequentava a região com meus pais passando férias e finais de semana na residência da vovó Darcília. Com o falecimento dela, em 27/09/2011, acabei decidindo por viver aqui com a minha família, tentando sobreviver nesta cidade com a Divina Providência.

Logo que cheguei, tenho procurado sondar as principais necessidades do município e de sua população. Como era um período eleitoral, decidi ser bem cauteloso e aguardar aquele momento passar para ver como ficariam as coisas. E, tendo a poeira assentado, continuei com minhas reflexões.

A conclusão que chego é que Mangaratiba é um lugar muito bom para se viver. Quase um paraíso! Aqui não existe miséria material tipo um desses bolsões. Tem pessoas pobres mas, praticamente, não vejo gente passar fome. E enfrentam mais dificuldades aqueles que estão envolvidos com algum tipo de dependência química tipo drogas ou álcool.

Assim sendo, aponto o alcoolismo e as drogas como os maiores problemas do município, sem desconsiderar outros que afligem a coletividade. Por exemplo, vejo entre os jovens a dificuldade de se conseguir um emprego realmente satisfatório, a violência anda assustando, os serviços de saúde ainda carecem de indispensáveis melhoria, a passagem de ônibus custa bastante cara, o monopólio de acesso à internet da Oi Fixo/Telemar é um atraso para Muriqui, o turismo poderia ser melhor trabalhado, etc.

Pretendo, no decorrer das novas postagens, ir abordando essas importantes questões, expondo o meu ponto de vista, compartilhando propostas e abrindo debates com o público interessado.

Termino este primeiro artigo despendido-me brevemente do internauta mangaratibense, desejando a todos um descanso semanal com muita paz.

14 comentários:

  1. Parabéns por sua iniciativa! É mais uma ferramenta que chega para se discutir os problemas que nos afligem como população!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Leila, pelo incentivo.

      Mesmo que a grande maioria da população do município não costume acessar a internet com a finalidade de praticar a cidadania, suponho que a blogosfera e as redes sociais possam contribuir atraindo para o debate uma parcela de pessoas formadoras de opinião.

      Aguardo sua participação e de outros internautas nas próximas postagens.

      Boa semana!

      Excluir
  2. Seja bem vindo Rodrigo e que traga sugestões críticas e alternativas,,,,,,,, a participação é fundamental e por aqui ainda é muito insignificante e confundida e alardeada como oposição, por aqueles que querem deixar as coisas como estão e nós sabemos que Mangaratiba pode nos proporcionar uma qualidade de vida muito melhor .
    Severo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo! Seja bem vindo e obrigado por sua visita a este blogue. Concordo quando diz que a participação seja insignificante no município, mas penso ser indispensável mudarmos isso porque do contrário a comunidade não adquire a necessária autonomia para decidir o que ela deseja para seu futuro. Essa confusão com a oposição decorre justamente da falta de habitualidade ao debate. Este, quando ocorre, geralmente é imaturo. Isto porque muitos realmente levam para esse lado e não acho que seja somente em Mangaratiba. Mas quem lucra em deixar as coisas como estão também tem a tendência de não querer mexer em time que, aparentemente, está ganhando. Felizmente a internet está aí. Uma ferramenta que veio transformar a vida de muitas comunidades. Abraços.

      Excluir
  3. Rodrigo, você está de parabéns com sua iniciativa. Será mais um para somar na luta por uma cidade melhor.

    Concordo com vários aspectos ressaltados por você em relação às dificuldades que enfrentamos, mas gostaria de afirmar que existem sim, algumas pessoas que passam fome em nosso Município. Já pude constatar isso várias vezes.

    Graças a Deus, conseguimos parceiros que puderam ajudar a minimizar o sofrimento das famílias que eu conheci.

    Muriqui é um Distrito que tem pessoas com um poder aquisitivo melhor ou que não beiram tanto a miséria (ou pode ser que tenha), mas se você for chegando para o lado da Praia do Saco, Serra do Piloto ou Ingaíba (nas zonas rurais) encontrará várias dessas famílias mais populosas que passam necessidade e que nem sempre têm o histórico do alcoolismo ou drogas, mas a falta de apoio das ações governamentais.

    Mangaratiba é um pedacinho do paraíso, mas o custo de vida aqui é muito alto.

    Muitas pessoas também vem para cá, na intenção de uma vida melhor. Chegam sem ter um emprego definido, sem ter onde morar, logo o dinheiro que trouxeram acaba e aí surgem as necessidades. Já vi isso acontecer e muito! A cidade também tem que estar preparada para esse tipo de coisa. Afinal todos querem um lugar ao sol. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nina.

      Obrigado por seu comentário.

      Embora eu ainda não tenha tido a oportunidade de percorrer todo o município e conhecer cada lugar com maiores detalhes, percebo que não temos aqui uma situação de miséria extrema, embora realmente existam pessoas passando por necessidades. Também notei que o poder aquisitivo médio daqui de Muriqui (e de Itacuruçá também) supera outras localidades. Já estive na Serra do Piloto onde, por ser zona rural, tem sempre uma dificuldade maior.

      Mas como você colocou essa questão, penso que deve ser um problema prioritário a ser resolvido. O ser humano ter uma alimentação básica, um teto e roupas para se vestir são coisas fundamentais e penso que devemos eliminar esses problemas sociais da maneira mais justa e digna que pudermos. Eis aí um desafio não só para governos como também para igrejas, associações de moradores e entidades da sociedade civil. E, se você faz parte de algum trabalho, não deixe de compartilhar aqui. Digo pelo que colocou acima "conseguimos parceiros que puderam ajudar a minimizar o sofrimento das famílias que eu conheci".

      Sobre o seu último parágrafo, compartilho que enfrentei algumas dificuldades quando cheguei por aqui e anda não estou 100% estabilizado. Embora o imóvel onde moro seja da família e eu não precise pagar aluguel, vim pra Murqui com minha esposa internada num hospital e com dívidas para pagar. Minha renda e o benefício que minha mulher recebe do INSS mal davam para pagar as despesas. Precisei procurar emprego como advogado, mas não consegui por falta de experiência na CTPS com vínculo empregatício pois sempre atuei como profissional autônomo. Cheguei a arrumar um emprego num posto de gasolina em Itacuruçá, fora da área de atuação jurídica, mas não me adaptei ao trabalho. Então, quando foi em novembro, comecei a fazer comércio na praia vendendo picolés e consegui antecipar o pagamento das dívidas, comprar mais coisas pra casa e liquidar de uma vez o caro IPTU daqui. Em fevereiro, já não estava mais no vermelho.

      No entanto, reconheço que nem todas as pessoas que se mudam para cá têm as mesmas condições físicas e de iniciativa para vendas. Existem as questões de saúde e as limitações da idade de cada um, bem como o custo de vida caro como colocou, realmente precisam ser avaliados pelos serviços de assistência social do município. Inclusive, o atendimento do nosso balcão de empregos na Prefeitura pode ser melhorado para distribuir os candidatos para outros municípios, avaliá-los melhor, encaminhá-los para cursos e até mesmo oferecer um serviço de reciclagem profissional.

      Abraços.

      Excluir
    2. Rodrigo, os parceiros que ajudaram foram pessoas amigas que tiveram um bom coração.
      Fico feliz que você conseguiu superar as dificuldades e continuar nessa cidade maravilhosa, mas muitos acabam desistindo e indo embora, pois acham mais fácil do que encontrar meios.
      Mangaratiba está precisando de investimentos maiores e que ofereçam mais campo de trabalho, só assim as pessoas não teriam que se sujeitar a tantas humilhações na busca de um emprego na prefeitura.

      Excluir
    3. Olá, Nina.

      Temos hoje as praias, o mar e as montanhas que podem ser consideradas minas de ouro. Ainda mais tendo o mercado do Rio de Janeiro tão perto. Porém, o turismo não está sendo explorado como deveria.

      Neste feriadão, ao andar pela orla daqui de Muriqui, lamentei o fato da calçada ter caído próximo ao quiosque Célia e Amara, encontrando-se até agora daquele jeito. Culpa da Prefeitura mas temos também nossa, da sociedade e dos comerciantes e ambulantes que ganhamos dinheiro com a praia. Pois, infelizmente, nenhuma ação é tomada. Ouço pessoas reclamando do prefeito por ter largado a cidade, mas onde fica também o nosso espírito de associação ou de cooperação?

      Você falou a palavra certa, amiga:

      Investimentos maiores!

      Excluir
  4. Parabéns pelo Blog e pela lucidez. Vejo que surgem vários canais interessantes de informação na nossa Mangaratiba. Como já foi dito, infelizmente a grande maioria ainda não utiliza a internet para informações úteis, mas é uma ótima ferramenta para que nós (a minoria) insista, empurre e desperte esse povo oprimido e apático. Acho até, que devemos(se já não usam) utilizar também o Facebook como uma ferramenta melhor de aproximação e divulgação. Possuo um Grupo no Face, de moradores do Sahy, e nele irei divulgar esses felizes Blogs que estão surgindo. Um abraço, @andrequimico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado André,

      Seja bem vindo ao blogue!

      Concordo com suas colocações e, como publiquei na postagem de hoje, Uma proposta para blogue: mais colaboradores escrevendo, pretendo que este espaço se torne mesmo um canal para ajudar Mangaratiba. Quero poder dar voz a todos os cidadãos que resolverem atuar nessa linha propositiva e proativa.

      Sobre a rede social do Facebook, já tenho compartilhado as postagens daqui na minha "linha do tempo" e em alguns grupos de debate dos quais faço parte. Principalmente na comunidade virtual chamada "Política de Mangaratiba". E acredito que uma boa parte dos acessos a este blogue veio mesmo de lá. Vou ver se visito seu grupo, embora não more no Sahy.

      Agradeço seus comentários e participe mais vezes.

      Abraços.

      Excluir
  5. Parabéns pela iniciativa!

    Estou pensando em morar com a minha família em Mangaratiba, pois amo esse lugar!

    Buscando informações na internet, encontrei o seu blog.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Monik.

      Muito obrigado por sua mensagem de incentivo.

      Torço para que sejam muito felizes aqui em Mangaratiba e encontrem um bom imóvel. Nosso município é bem tranquilo e oferece uma ótima qualidade de vida.

      Boa sorte!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Então estamos juntos nessa, Elcy.

      Obrigado aí pela visita e comentários.

      Participe sempre que desejar.

      Excluir