terça-feira, 14 de junho de 2016

Bem que a Tocha Olímpica poderia passar por Mangaratiba!




Conforme organizado pelo Comitê dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Tocha Olímpica deverá passar pela região da Costa Verde no final do próximo mês. Em 27 de julho do corrente ano, a chama chegará a Angra dos Reis, onde pernoitará para, no dia seguinte (28/07), prosseguir rumo a Rio Claro, Resende, Barra Mansa e Volta Redonda, sem que nem ao menos passe pelo território do nosso esquecido Município.

Sinceramente, achei um equívoco não terem incluído Mangaratiba nesse roteiro que está marcando a História de várias cidades brasileiras ainda que o evento não seja algo tão importante quanto termos hospitais, escolas, transportes e segurança. Pois, já que o Estado do Rio de Janeiro irá sediar as Olimpíadas, então por que não contemplarem o máximo de municípios possíveis da nossa unidade federativa?

Se olharmos atentamente para o mapa, o que custa a Tocha Olímpica dar uma esticadinha até Mangaratiba antes de subir a serra para o Vale do Paraíba? Pois, ao invés da chama ir pela RJ-155, que liga Angra a Barra Mansa, o trajeto poderia muito bem ser pela histórica Estrada de São João Marcos, que é a RJ-149. Esta, como sabemos, liga Mangaratiba a Rio Claro de modo que o resultado final seria praticamente o mesmo, com uns poucos quilômetros de diferença.




É certo que, na hipótese do trajeto ser pela RJ-149, o distrito rioclarense de Lídice ficaria de fora, mas oportunizaria a passagem da chama pelo Município, podendo ser agendada uma breve paradinha na Praia do Saco. Nem que fosse ao menos para alegrar a vida dos nossos estudantes da rede local de ensino no municipalizado CIEP 294 Candido Jorge Capixaba.

Assim, tendo já encaminhado nesta data uma sugestão por mensagem in box via Facebook, quero também compartilhar com todos a minha ideia que, se for aceita, certamente irá listar na História de Mangaratiba, podendo criar, inclusive, mais um ponto de interesse turístico. Aí, futuramente, a Prefeitura construiria até um monumento como fez o município de Forquilha, no Ceará.




Que tal se toda a cidade, por alguns instantes, deixasse de lado as suas briguinhas políticas, entrasse no espírito olímpico e defendesse a proposta?! Afinal, não custa o prefeito e vereadores expedirem alguns ofícios, não é mesmo?

Tenham todos uma ótima tarde de terça-feira!


OBS: Fotos acima referentes à passagem da Tocha Olímpica pelas cidades de Recife (PE) e Forquilha (CE), respectivamente, sendo ambas com créditos autorais atribuídos a Marcos de Paula/ Rio 2016, conforme consta numa notícia do portal EBC em http://www.ebc.com.br/esportes/2016/05/tocha-olimpica-viaja-pelo-brasil-acompanhe-o-caminho-do-simbolo-dos-jogos

Nenhum comentário:

Postar um comentário