quinta-feira, 4 de agosto de 2016

A proposta de irmanação com a cidade de Vigo




Na retomada dos trabalhos da Câmara Municipal, após o recesso legislativo de julho, o vereador Alan Bombeiro (PSDB), além de ter apresentado a proposta de uma campanha de prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal, sobre a qual comentei na postagem anterior (clique AQUI para ler), trouxe ao Plenário, na mesma data, um outro projeto que trata da possibilidade de irmanação entre Mangaratiba e o município de Vigo na Espanha. O objetivo seria estabelecer laços amistosos entre os moradores de ambas as cidades, visando promover o intercâmbio de visitas e de programas culturais, além de programas científicos, sociais, ambientais, culturais, esportivos, educacionais e comerciais.

Vigo é um município da província espanhola de Pontevedra, comunidade autônoma da Galiza. Os seus habitantes são chamados vigueses ou olívicos. A cidade está situada à beira do rio que leva o seu nome. Dista 26 km de Pontevedra (capital da província), 71 km de Santiago de Compostela (capital política da Galiza) e pouco mais de 20 km de Valença que é a localidade portuguesa mais próxima. Com 269 mil habitantes, trata-se do maior município da Galiza. Seu porto marítimo possui importante atividade pesqueira, sendo o principal da Europa voltado para a atividade, além de notável centro comercial-econômico do sul da Galiza e cabeceira da maior área industrial da comunidade autônoma.

Alguns de seus pontos turísticos são o seu centro histórico, a região antiga de Vigo, onde se encontram a praça e o Mercado de Pedra, além da praça da Constituição e a Colegiada de Santa Maria. Os turistas gostam muito de visitar também a Alameda e o Mosteiro Ríos-Areal (zona de passeio próxima ao porto desportivo e ao Casco Vello), a Porta do Sol (lugar onde se encontra o monumento conhecido popularmente como "o Sereio", do escultor Francisco Leiro), o Museu Municipal Quiñones de León, a Casa Galega da Cultura (ou Biblioteca Penzol), as praias de Samil e Vau, além das Ilhas Cíes, arquipélago a 15 km de Vigo que forma parte do Parque Nacional das Ilhas Atlânticas. Dispõe de praias e parque de campismo.

Assim como Mangaratiba, Vigo orgulha-se de ter um meio natural bastante preservado, com grandes parques florestais, rotas de trekking, uma parte do Caminho de Santiago português pela costa e espaços culturais únicos na Espanha, como as mencionadas Ilhas Cíes. A sua localização geográfica confere-lhe um papel estratégico no turismo do noroeste peninsular; as infraestruturas a nível de transportes fazem de Vigo o eixo à volta do qual gira a euro-região Galiza- Norte de Portugal.

No caso em comento, há vários pontos turísticos em Mangaratiba que guardam alguma semelhança com Vigo, entre os quais podem ser citados: o Centro Cultural Cary Cavalcanti e o Centro Cultural de Vigo; o Museu Municipal de Mangaratiba (Solar Barão de Sahy – 1831) e o Paço Museu Quiñones de León; os Casarios do século XIX e a Igreja de Beade; a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia com a de Vigo; o Coreto da Praça e o Quiñones de Léon; o Cruzeiro de Pedra e o chafariz com os de Vigo; a nossa feira de artesanato com a Feira de Coisa de Vigo; a Cachoeira de Muriqui com uma queda d’água de Vigo; as antigas pontes da Estrada Imperial e as ruínas da Igreja de São João Marcos com as ruínas de Vigo; a Estação Ferroviária de Itacuruçá com as que se encontram em Vigo; além da Igreja Nossa Senhora de Sant’ Anna com a Igreja de Santa Mariña de Cabral em Vigo.

Como se sabe, o irmanamento de cidades é um conceito que tem como objetivo criar laços e mecanismos protocolares, principalmente a nível cultural e econômico, através dos quais cidades ou comunidades de áreas geográficas ou políticas distintas, estabelecem laços de cooperação mútua. São acordos orientados a promover ações e projetos nas áreas de gestão urbana como cultura, desenvolvimento econômico local, serviços públicos e políticas sociais, levando ao estabelecimento de intercâmbio cultural, partilha de know how (conhecimento técnico), ensino (estudantes) e políticas empresariais, entre outras atividades.

Certamente que o acordo de irmanação, se vier a ser aprovado e celebrado, vai propiciar a desejada cooperação e uma fraternidade entre os cidadãos de Vigo e de Mangaratiba. Pois, tornando-se co-irmãs, será possível firmar parcerias diversas entre ambas as comunas para promover os intercâmbios pretendidos, os quais beneficiarão em  muito a população local abrindo novas oportunidades.


OBS: Imagem acima extraída do acervo virtual da Wikipédia, com créditos autorais ao usuário kai670 de gl, confome consta em https://pt.wikipedia.org/wiki/Vigo#/media/File:Vigo_dende_o_monte_do_castro.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário