quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Novas regras para o blogue




Em 29/05/2013, quando postei o artigo Uma proposta para o blogue: mais colaboradores escrevendo, pretendendo tornar esse espaço num sítio de postagens coletivas na internet propus regras, achei que surgiriam novos blogueiros contribuindo. Entretanto, o máximo que consegui foram comentaristas ocasionais.

Por um tempo, temi que futuros colaboradores pudessem não manter o debate num nível mais elevado e pudesse ocorrer um desvirtuamento na campanha eleitoral. Porém, como apenas eu venho postando  até hoje, resolvi pensar em novas regras e permitir que propostas de candidatos sejam também divulgadas.

Obviamente que pedir votos aqui continuará sendo algo fora de propósito porque o objetivo é focar nas ideias, sugestões, programas e projetos para a nossa cidade. Pois, a meu ver, deve o cidadão conhecer o que cada candidato a prefeito ou vereador defende para Mangaratiba a fim de melhor posicionar-se no dia 02/10 quando for às urnas.

Atualmente, mesmo eu tendo partido e meus candidatos definidos, quero continuar zelando pela democracia e o bom debate neste blogue de modo que continuarei aceitando tanto colaboradores quanto postagens de qualquer um que resolver apresentar propostas.

Portanto, seguem as novas normas de utilização do vigentes nesse espaço, sendo que também me disponho a debatê-las com quem delas discordar ou tiver alguma sugestão para o regramento. Ou seja, se for o caso, aceito mudá-las:

1º) Não serão permitidos colaboradores fakes! Nossa Constituição Federal é bem clara no ser artigo 5º, inciso IV, em assegurar a livre manifestação do pensamento mas proíbe de maneira expressa o anonimato. Por este motivo, já que este é um blogue político e de opinião, não se pode admitir nem mesmo comentários anônimos às postagens. Logo, para que alguém seja habilitado como colaborador, será necessária a identificação do autor.

2º) As postagens devem ter por objetivo trazer propostas para o município de Mangaratiba. O comentarista pode até fazer críticas, falar um pouco de si mesmo, fazer menção de alguma notícia, mas o foco de sua mensagem deve estar voltado para apresentar uma ideia e solucionar o problema da cidade. Discutir as propostas de outra pessoa, bem como do governo municipal, ou mesmo de outro comentarista, tipo defendendo que seria melhor deixar tudo como está, também pode. Todavia, em qualquer caso, pede-se que o colaborador apresente uma justificação de seu posicionamento.

3º) Cada colaborador terá direito a publicar somente uma postagem por dia a fim de dar espaço e direito para outros participantes também contribuírem. O motivo é que muitas postagens seguidas prejudicam a visibilidade de mensagens anteriores e, dependendo do caso, pode configurar até conduta anti-ética no uso da internet. Escrever o texto todo em letras maiúsculas também não será permitido. Em se tratando do administrador do blogue, será possível postar mais de uma vez no mesmo dia desde que as postagens sejam de autores distintos.

4º) Fica proibido publicar mensagens com conteúdo discriminatório em relação à raça, cor, origem, credo religioso, orientação sexual, ideologia política, etc. Também não será permitido usar do espaço para ofender pessoas. Condutas ofensivas assim serão consideradas faltas graves passíveis de exclusão do artigo, do comentário ou mesmo do participante, além de advertências.

5º) Também será preciso respeitar os direitos autorais na divulgação de vídeos, imagens e textos escritos por terceiros por ser necessária uma prévia autorização de seu autor. Mas, quanto às citações, pede-se que seja informada a fonte. Por isto, somente quem tiver o status de administrador poderá postar textos de terceiros

6º) O colaborador compromete-se a agir com cautela quanto a divulgar fotos de pessoas. A Constituição brasileira assegura o direito à imagem do cidadão e nós devemos respeitar a nossa Lei Maior. Mesmo as fotos de pessoas públicas como prefeitos, vereadores e demais autoridades públicas convém que sejam evitadas porque a ideia do blogue é focar no debate das propostas. Porém, não há proibição quanto ao uso de imagens, devendo ser observado o direito de imagem e sua fonte pra não ter futuros problemas jurídicos com terceiros.

7º) Não será permitida a prática de spam, a publicidade de produtos ou serviços, o pedido de votos, proselitismo religioso, bem como coisas semelhantes a estas. Aquela identificação do colaborador como ocupante de um cargo público ou de membro de agremiação partidária, tipo dar uma informação sobre a pessoa do autor do texto, "Fulano de tal, formado em Medicina na Universidade X e líder do diretório do partido Y" não configura abusividade na conduta. Também é permitido a quem for candidato nas eleições compartilhar aqui as suas propostas, mas sem pedir voto.

8º) O colaborador deve se comprometer a escrever seus textos no idioma português, não fazer uso de palavras de baixo calão e nem divulgar pornografia.

9º) A divulgação de quaisquer eventos deve ser feita através da moderação (do administrador) que avaliará a sua pertinência aos interesses do cidadão mangaratibense e ao tema do blogue. Embora não seja objetivo desse espaço a transmissão de notícias, tem tudo a ver divulgar reuniões, palestras, congressos e encontros que tenham por objetivo debater propostas em benefício da cidade.

10) As novas regras passam a vigorar a partir desta data.

Como se pode ver, a principal diferença para as normas anteriores é que o atual regramento permite que colaboradores candidatos possam publicar aqui suas propostas para a cidade, o que considero enriquecedor e proveitoso. Afinal, vamos ter eleições em 02/10 e o blogue pode se tornar uma oportunidade para a sociedade conhecer o que o postulante interessado defende para melhorar Mangaratiba.

Bom proveito a todos!


OBS: Ilustração acima extraída de http://www.pcs.usp.br/~labdig/regras.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário