domingo, 11 de setembro de 2016

O primeiro emprego




Por Elizabeth Antunes *

O mercado de trabalho é muito competitivo. Temos hoje no Brasil milhões de pessoas desempregadas. E a cada ano vemos jovens se formando, tanto no Ensino Médio, quanto nas Faculdades. Muitos desses jovens irão buscar o primeiro emprego. Aí é que entra o X da questão.

Quando os recém-formados se deparam com essa situação do primeiro emprego, surgem muitas dúvidas e inseguranças. Será que meu currículo está a altura? Será que vou me sair bem em uma entrevista para o trabalho? Mas, de todos os problemas, o que eles mais enfrentam é a chamada “falta de experiência”. 

Para um jovem que ainda não teve o seu primeiro emprego, não há como declarar essa experiência exigida, pois isso é uma coisa que não pode ser comprada em lojas ou achada, precisa ser adquirida com trabalho, com a aprendizagem do dia a dia em um emprego. 

Esse primeiro emprego é muito importante justamente devido a essa necessidade de ter experiência com o mercado de trabalho. E se os jovens não receberem essa oportunidade como fazer? Por isso, em uma cidade, é importante pensar em Políticas Públicas voltadas para esta questão. Do contrário, teremos nossos jovens se perdendo para as drogas, prostituição e ociosidade. Ou até mesmo gerando conflitos familiares e sociais.


- Oportunidade do Primeiro Emprego

Pretendo elaborar um projeto que vise atender essa necessidade. Com esse projeto, pretendo amenizar essa realidade em Mangaratiba. Buscando parcerias, articulando com o comercio e empresas locais.

Querendo conversar comigo, mande um e-mail para beth.37@hotmail.com ou me encontre no Facebook.


(*) Elizabeth Antunes é professora do Município de Mangaratiba, formada em Pedagogia e Pós-Graduada em Gestão na Educação Básica, com cursos em controle social, pelo FNDE, CNJ, Escola de Políticas Públicas, Instituto Legislativo Brasileiro e Extensão no curso Controle Cidadão, da Universidade Aberta do Nordeste. 

Para conhecer outras ideias da autora para o nosso Município, acesse a postagem Propostas da Professora Elizabeth Antunes para Mangaratiba, de 27/08/2016 

Nenhum comentário:

Postar um comentário