sábado, 3 de setembro de 2016

Coragem para mudar




Por Renato Montebello

Mangaratiba está carente de pessoas na política que verdadeiramente estejam dispostas a lutar pela população. E para brigar pela coletividade é preciso coragem sem jamais se acovardar.

Quem me conhece, sabe que há anos estou na luta por uma cidade melhor, tendo participado de diversas manifestações contra a viação Expresso Mangaratiba, em defesa dos nossos professores, do movimento "Mangaratiba contra a violência", da "Festa do Buraco" na RJ-14 (reivindicando ao Poder Público que tapasse a cratera que abriu na altura de Apara) e, mais recentemente, acompanhei os protestos contra o problema da falta d’água da Cedae que ocorre em diversos bairros de Mangaratiba.

Se alguém está disposto a ser vereador, além de ter propostas, precisa ter coragem para não se submeter aos interesses dos poderosos, quer sejam grandes empresários ou caciques políticos. Daí a importância de identificarmos os homens e mulheres de luta que, antes de serem eleitos para cargos eletivos, gritam por quem não tem voz denunciando as injustiças.
Conciliando o meu histórico de lutas com o meu lado propositivo, quero compartilhar com vocês as seguintes idéias que considero importantes para defender em Mangaratiba no exercício de um possível mandato na Câmara Municipal.


TRANSPORTES:

- Lutar contra o monopólio no transporte público e combater os maus serviços prestados pela Expresso Mangaratiba.

- Defender uma tarifa social no transporte municipal para o morador de Mangaratiba (passagem a R$ 1,00).

- Propor um transporte marítimo conveniado entre a Prefeitura e as comunidades das ilhas para auxiliar na locomoção dos moradores por meio de suas respectivas associações, podendo também auxiliar na condução de estudantes do ensino médio e universitário.


EDUCAÇÃO:

- Defender uma educação inclusiva que se preocupe com o aluno deficiente e promova a cidadania, tratando da questão da violência em todas as suas formas.

- Apresentar o projeto CEI (Centro de Educação Integral) no qual tenhamos atividades em horário integral para crianças e adolescentes, contemplando o esporte, artes, cursos profissionalizantes e técnicos, além de teatros e artes cênicas.

- Projeto “Escolas Auto-Sustentáveis” que buscará o incentivo ao cultivo de hortas orgânicas, o uso de energia solar, a captação de águas pluviais e condutas ecológicas na comunidade escolar.

- Lutar por uma remuneração digna para os profissionais da educação.

- Trabalhar pela vinda de uma faculdade para o Município.


MEIO AMBIENTE: 

- Defender a implantação da coleta seletiva e um trabalho de inclusão dos catadores de material reciclável aliado a projetos de educação ambiental comunitária.

- Indicar o uso da energia solar na iluminação pública, o que evitará a suspensão do serviço contribuindo também para ajudar na segurança.

- Lutar pela conservação dos espaços ambientalmente protegidos, com foco na limpeza das nossas praias, rios e cachoeiras, zelando por um turismo sustentável no Município.


SANEAMENTO BÁSICO: 

- Propor que os serviços de água e esgoto sejam prestados por uma entidade municipal.

- Combater o problema do abastecimento na cidade buscando soluções quanto à captação, armazenamento e distribuição da água no Município.

- Defender um plano de metas a fim de que seja definida a questão do tratamento de esgoto em Mangaratiba num prazo a ser estabelecido.


SEGURANÇA: 

- Lutar por um Plano de Policiamento por Distritos integrado com a Polícia Militar, Polícia Civil e Prefeitura. Trata-se de propor a adoção do modelo de polícia comunitária por distritos, respeitando as especificidades locais.

- Apoiar a reformulação e a valorização da nossa Guarda Municipal conforme os padrões legais atualizados.

- Defender a reformulação do Conselho de Segurança nos padrões da Secretaria Nacional de Segurança.


CULTURA:

- Projeto "Lona Cultural de Mangaratiba" que atenda as demandas do Município por teatro, shows musicais, cinema, literatura, desenho, pinturas, artes cênicas, dentre outras manifestações, dando a oportunidade de exposição/apresentação para os artistas da nossa cidade, tendo como um dos compromissos promover em conjunto a educação ambiental.

- Valorizar os músicos e artistas profissionais em suas apresentações nos restaurantes, bares, quiosques, clubes e eventos.


TRABALHO E RENDA:

- Defender que haja cursos profissionalizantes e de capacitação com mais apoio ao microempreendedor, em especial aos artesãos, pescadores, maricultores, pequenos produtores rurais, cocadeiras e ambulantes em geral. 

- Incentivar o turismo sustentável.


SAÚDE

- Fiscalizar os serviços de saúde no Município e lutar pela execução satisfatória da estratégia da Saúde da Família.

- Lutar pela transparência no atendimento aos pacientes.

- Olhar pela assistência farmacêutica.


TERCEIRA IDADE:

- Apoiar os centros de convivência da 3ª idade.

- Propor a criação do “Lar do Idoso” para o acolhimento de idosos em situação de abandono familiar e vulnerabilidade.


CÂMARA MUNICIPAL

- Promover uma maior participação popular nas sessões do Legislativo Municipal para que o cidadão presente tenha a oportunidade de expor as suas reivindicações no uso da tribuna dentro da disponibilidade de tempo possível.


GABINETE ITINERANTE:

- Visitar as comunidades de Mangaratiba uma vez por semana para conhecer de perto as demandas da população e prestar contas do mandato. O vereador precisa estar atento para ouvir o povo!


Com amor, 

Renato Montebello

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Nosso amigo Renato é um guerreiro! Foi o quarto candidato a vereador que me enviou suas propostas para divulgação no blogue.

      Excluir
  2. Excelentes propostas, Renato! Mangaratiba precisa de pessoas lutadoras nesta Câmara Municipal. Vamos em frente!

    ResponderExcluir
  3. Renato Montebello é um grande companheiro nas lutas contra a impunidade da empresa Expresso Mangaratiba ,e as demais urgências que existem em nosso município, sempre em prol da coletividade ! Os feitos dele me representam , assim como suas propostas! Ele será nossa voz neste município,e representará o cidadão da mesma forma que sempre representamos nas ruas !

    Eu e minha família votamos 45000 ✔

    ResponderExcluir
  4. Renato Montebello é um grande companheiro nas lutas contra a impunidade da empresa Expresso Mangaratiba ,e as demais urgências que existem em nosso município, sempre em prol da coletividade ! Os feitos dele me representam , assim como suas propostas! Ele será nossa voz neste município,e representará o cidadão da mesma forma que sempre representamos nas ruas !

    Eu e minha família votamos 45000 ✔

    ResponderExcluir
  5. Nestas eleições, Mangaratiba tem a oportunidade de eleger pessoas batalhadoras como o jovem Renato Montebello que há anos luta contra os maus serviços da viação Expresso Mangaratiba, estando presente também em diversas manifestações de rua como a "Festa do Buraco" (para que a RJ-14 fosse recuperada), no protesto dos moradores de Muriqui contra a falta de segurança, a escassez de água causada pela má gestão da Cedae, dentre inúmeras outras causas de interesse coletivo. Por isso, vale a pena o eleitor conhecer as suas propostas para esse Município, sabendo que se trata de mais uma estrela de futuros vereadores do time de Alan Bombeiro. Afinal, chegou a hora de renovarmos a política local.

    ResponderExcluir
  6. Tamos juntos!

    http://nubialuz.blogspot.com.br/2016/09/eu-sou-alan-bombeiro-45-e-renato.html

    É 45 e 45000!

    ResponderExcluir