sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Que tal a campanha pelo voto consciente em Mangaratiba?!




Algumas pessoas me perguntaram se eu, por defender propostas na internet, estaria vindo como candidato a vereador nestas eleições. Respondi que não. Disse ainda que, apesar de ter já definido os meus prefeito e vereador, estou também na campanha pelo voto consciente em Mangaratiba.

Diariamente, nas cidades brasileiras, a população se queixa dos seus bons e maus políticos, porém jamais podemos esquecer de que fomos nós coletivamente quem os colocamos nos cargos que hoje ocupam. E, se estão lá, foi por escolha da maioria tendo em vista que o eleitor ainda não sabe decidir de maneira correta quem irá representá-lo numa legislatura.

Recentemente, um blogueiro de Vila Velha (ES), Dagmar Vulpi, escreveu dois excelentes artigos sobre as eleições que, com muito gosto, li e compartilhei na internet. São eles: Meu pré-candidato para a vereança já foi escolhido, postado antes da campanha, e AFINAL, O QUE É UM VOTO CONSCIENTE?, sendo este mais recente. Recomendo a leitura de ambos. Pois considero que os textos dele contribuem para tomarmos a decisão certa no dia 02/10. Principalmente quanto aos nossos futuros representantes na Câmara Municipal já que existem inúmeros candidatos na cidade. 

Assim, tendo eu me poiando em critérios semelhantes aos que foram propostos pelo autor, eliminei de minha lista diversos nomes que se apresentam nestas eleições de 2016 em Mangaratiba. Pois entendo que, a partir desta sábia seleção eliminatória, o eleitor pode iniciar a sua busca por pessoas da sociedade que, quer sejam políticos de mandato ou não, preenchem os requisitos necessários para ocuparem o cargo de vereador.

A meu ver, devemos procurar dentre os que se acham aptos para concorrerem ao cargo quem de fato possa defender as ideias com as quais nos identificamos para a política municipal. E aí o autor expôs no seu artigo um ponto de vista que respeito e em muito coincide com o que acredito, conforme se lê a seguir sendo meus os destaques:

"Procurei, analisando seus perfiz, quem entre eles poderá, além de fiscalizar o executivo, também ser capaz de legislar de forma a trazer projetos que atendam as carências do meu município e, em especial, as carências nas áreas da saúde, educação, segurança e bem estar da sociedade." (Dag Vulpi)

Todavia, faço algumas ponderações. Pois essa capacidade de legislar e de fiscalizar muitos não possuem de modo que necessitarão tanto de uma competente assessoria como da colaboração de eleitores. E aí entendo que nem só de homens técnicos se faz uma Câmara Municipal pois, do contrário, bastaria que todos ali fossem advogados ou bacharéis em Direito... 

De qualquer modo, essa segunda seleção seria umas das mais difíceis porque não temos condições de avaliar a todos os políticos na disputa proporcional, bem como podemos fazer uma análise sempre incompleta. Só que é um caminho válido em que o eleitor precisa inquirir já do pretenso candidato como ele irá agir para colocar em prática as suas ideias.

Tão importante quanto o vereador ir pra rua lutar com o povo e ter boas propostas, seria o papel da fiscalização. E aí elogio a novela Velho Chico que é exibida às nove da noite pela TV Globo. Pois, na trama criada por Benedito Ruy Barbosa, Bento dos Anjos, personagem de Irandhir Santos, é o único vereador da cidade que de fato fiscaliza as coisas erradas em seu município, chegando a contrariar interesses do prefeito e do Coronel Saruê, o poderoso latifundiário Afrânio vivido por Antônio Fagundes.

Por incrível que pareça, as situações passadas na novela muitas das vezes coincide com as daqui de Mangaratiba e acredito que de outras cidades brasileiras também. Não preciso entrar em detalhes sobre a nossa política local, mas verdade seja dita que muitos vereadores deixam de fiscalizar um prefeito porque de alguma maneira se vendem. Porém, agem assim porque os seus eleitores também costumam ser interesseiros ao trocarem os bons serviços públicos por empregos temporários na Administração Municipal e outros benefícios imediatos. Com isso, o representante da população na Câmara acaba se deixando cooptar porque precisa conseguir cargos para seus cabos eleitorais na Prefeitura.

Com toda sinceridade, prefiro apoiar a candidatura de pessoas que farão oposição a um mau governante do que estar com alguém que irá arranjar favores. Optar pela eleição de gente íntegra requer do cidadão coragem para mudar a política local e pensar mais no coletivo do que em si próprio. Porém, tal atitude, se refletirmos bem, irá beneficiar a todos nós porque poderemos ter melhorias na educação, na saúde, nos transportes, no saneamento básico, etc.

É com base nesses repetidos fatos, meus amigos, que desejo ver nas eleições de 2016 o povo brasileiro votando para renovar a política nas suas respectivas cidades a fim de que possamos construir um futuro melhor. Logo, fica aí a minha proposta para que consigamos propagar na sociedade mangaratibense um movimento pelo voto consciente, tornando-se sugestiva a participação de professores, lideranças comunitárias, ministros eclesiásticos, outros blogueiros na internet, além de mim e formadores de opinião em geral. Aliás, considero possível fazermos isso independentemente de estarmos ou não apoiando alguém para vereador. Basta que se respeite o despertar consciencial de cada um que pretendemos auxiliar sem cometermos assédios quanto às suas respectivas escolhas.

E então? Vamos abraçar a causa?

Tenham todos um ótimo final de semana e, se puder, leiam refletidamente sobre os dois artigos do blogueiro Dagmar Vulpi que indiquei.


OBS: Imagem acima extraída de http://dagmarvulpi.blogspot.com/2016/08/afinal-o-que-e-um-voto-consciente.html

5 comentários:

  1. De fato companheiro, esperamos que o povo tenha uma noção real da importância do voto, devendo avaliar e escolher o seu representante na Câmara Legislativa. Um grande abco. Evany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Evany.

      Conscientizar a população é, sem dúvida, um grande desafio.

      Obrigado por sua visita e comentários no blogue. Participe sempre que desejar.

      Abraço.

      Excluir
  2. Parabéns pelo blogue, amigo! Acrescentei na listagem de blogues de Mangaratiba. Valeu!

    ResponderExcluir