segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Propostas de governo do candidato da coligação "Pra Frente Mangaratiba" Dr. Ruy

(Conteúdo do programa de governo enviado pelo candidato a prefeito senhor Ruy Tavares Quintanilha, "Dr. Ruy", à Justiça Eleitoral)


EDUCAÇÃO

NOSSO PROGRAMA EDUCACIONAL - EDUCAÇÃO CIDADÃ

Para que possamos continuar a estabelecer um caminho iniciado nesta gestão entre a Mangaratiba do presente e do futuro, é necessário que se tenha como conceito estabelecido que:

A política pública de educação municipal é imprescindível para que se inicie o   processo   de   desenvolvimento   social,   econômico   e   cultural   de Mangaratiba.  Um esforço de toda população com o governo para que se supere a situação de estagnação diagnosticada ao longo destes anos. E para isso, é necessário um plano de governo que vá além dos quatro anos e que possam contemplar as diversas temáticas da gestão municipal e a integração entre elas em um mesmo objetivo de desenvolvimento para a população.

Nessas perspectivas, acreditamos que a educação seja a ferramenta fundamental e de extrema importância para contribuir para o desenvolvimento humano.  Além disso, contribui também para a construção da cidadania, onde na escola sua ação e reflexão poderão colaborar com uma educação que desperte o senso crítico, onde os cidadãos possam descobrir a sua real capacidade de compreender o mundo em que vivem.

Necessitamos da percepção de todos que a educação municipal deve ir além do gerenciamento de programas federais que começam a ficar escassos por conta de situações políticas e econômicas cada vez mais complexas em que o país se encontra. Portanto, ousar é a palavra comando neste contexto, onde em tempos de crise a ordem é: Crie!

E é neste contexto que devemos avançar na direção de inúmeros pontos de nossa gestão pedagógica, financeira e administrativa do sistema educacional.   Não se pode mais improvisar e devemos continuar este processo de caminharmos na contramão das políticas públicas que foram executadas em nosso município.



DIRETRIZES

-  Promover  maior  articulação  entre  gestores,  comunidade  escolar  e inserindo de fato o aluno neste processo, definindo-se suas atribuições e responsabilidades para superar as disparidades pedagógicas e ao mesmo 
tempo em que se reconheçam as diversidades que devem ser respeitadas neste processo.

-  Construir  um  processo  pedagógico,  onde  possamos  estabelecer  um padrão de qualidade, baseado em nossa diversidade social e cultural. Onde oportunizar é meta primordial.

. Atenção à primeira infância articulada com as áreas de educação, saúde e assistência   social,   com   a   ampliação   de   creches   com   instalações apropriadas, condições básicas de higiene e profissionais qualificados.

. Melhoria da qualidade da educação básica de modo a garantir as aprendizagens de todos os alunos na idade correta.

. Educação Integral - Garantir as aprendizagens dos alunos com ênfase em uma educação integral e inclusiva, em que se considerem tanto as dimensões afetivas, físicas e cognitivas do desenvolvimento das crianças e adolescentes, como as aprendizagens, tempos, valores e atitudes nos diversos campos do conhecimento.  Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos.

METAS

- Criar indicador municipal de avaliação da rede de ensino, onde poderemos estabelecer igualdade de desenvolvimento em paridade para todos os distritos.

- Garantir que a alfabetização plena ocorra até a 2ª série do ensino fundamental ao final do ano de 2020.

- Garantir que até 2020, 90% dos alunos da rede municipal concluam o 2º
segmento até os 16 anos.

- Criar e ampliar vagas para educação infantil a partir do ano de 2017.

- Democratização da escola municipal através da consulta a comunidade escolar para diretores.


- Criação de programas de formação continuada para os profissionais da educação.


- Incentivo à carreira do magistério através de gratificações para as escolas que conseguirem melhores índices nas ferramentas de avaliação municipal da educação infantil e do ensino fundamental de 09 (nove) anos. 

- Reformulação do plano de cargos e carreira dos profissionais da educação municipal, cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação (2017-
2020).


- Distribuir os recursos destinados à educação de maneira equânime.


- Criação de cursos profissionalizantes para alunos da educação básica


- Reordenar  a rede pública municipal de ensino, levando em consideração a relação demanda/procura nos distritos.


- Universalizar a pré-escola nos distritos com a construção/manutenção de uma rede creches em acordo as atualizações anuais das demandas detectadas.



PROJETOS POR DISTRITOS – “ Escolas  Renovadas” 

Conceição de Jacareí

. Situação encontrada:

- Três unidades de ensino de responsabilidade da prefeitura que se encontram em estado de total abandono sem reformas corretas que atendessem as necessidades de alunos e profissionais da rede de ensino, com superlotação e carência de ambiente adequado e equipamentos necessários para a boa prática pedagógica. O crescimento da população não foi acompanhado por políticas públicas que permitissem estabelecer um ensino de qualidade e expansão de vagas. Desta forma, nossas unidades, muito antigas e sem espaço para atender esta demanda, hoje, não acompanham em suas infraestruturas, as exigências definidas em LDB, onde espaços como quadras esportivas, salas de leitura, bibliotecas, equipamentos, ou adaptações corretas para atender a acessibilidade.

- O programa

O programa tem por objetivo a reforma das unidades de ensino básico, Colégio Hermínia de Moraes e Glauber, para que possam promover uma educação de qualidade com respeito à inclusão, e a prática pedagógica de educação plena onde o bem patrimonial também é valorizado como percepção de cidadania, na medida em que oferecemos um ambiente adequado, climatizado, com manutenções em seus sistemas hidráulicos, elétricos e seus equipamentos. 

A Unidade CEIM Denise Mendes, foi o embrião do programa  Escolas Renovadas, já em fase de conclusão.

- Já em andamento também, a construção de uma unidade destinada ao segmento creche para atendimento da carência de vagas apontadas para este distrito. Tal construção, já contempla o programa "Escolas Renovadas", pois seu projeto é todo baseado em normativas do programa do MEC, Proinfância e segue padrões de construção do FNDE.



-Situação encontrada em:

Itacurubitiba, Batatal e Ingaíba

-Escola Adalberto Pereira Pinto, Fazenda Ingaíba e Batatal. As escolas do campo têm autonomia para elaborar seu próprio projeto pedagógico – e a orientação  é  que  não  só  valorizem  o  contexto  cultural  no  qual  estão inseridos seus estudantes, como também incluam os saberes rurais e as tradições locais nos conteúdos ensinados. Porém as condições estruturais em que foram encontradas, não podem atender as necessidades de uma educação de qualidade. As três unidades necessitam de adequação em suas instalações, reformas de telhado e seu madeirame de sustentação, instalações elétricas e hidráulicas. A unidade de Ingaíba com a prioridade devida para atendimento. O déficit de vagas também é recorrente nestas unidades.

- O programa

"Tivemos um momento de 'toda a criança na escola', no qual se defendia o acesso à educação. Na época, a exclusão ainda era muito grande, muitas crianças não completavam nem o ensino fundamental. Em seguida, passamos à etapa de pleitear não só o acesso, mas também a qualidade do ensino. Estamos agora numa terceira geração de direitos: o respeito à diversidade. Que o aluno compreenda o mundo a partir da realidade em que está inserido: campo, quilombo, periferia, meio urbano... Trata-se de um aprofundamento na questão da qualidade social da educação." O programa “Escolas Renovadas” prevê as mudanças pedagógicas para este renovar da Educação. As três unidades necessitam de adequação em suas instalações, reformas de telhado e seu madeirame, instalações elétricas e hidráulicas.   A   unidade   de   Ingaíba   com   a   prioridade   devida   para atendimento. O déficit de vagas também é recorrente nestas unidades 


Mangaratiba – Praia do Saco e Centro


- Situação encontrada:

Praia do Saco

CEIMs

- Na Praia do Saco, existem três unidades do segmento creche com superlotação, instalações precárias e adaptadas sem critérios que atendessem o conforto de alunos e profissionais. CEIM Laura Lacombe e Santa Justina promovem o atendimento sem que o projeto de educação infantil possa ser executado atendendo um padrão mínimo de respeito e qualidade a comunidade escolar. Já o CEIM Sara Câmara, encontra-se em imóvel  alugado,  projetado  como  residência  que  passou  a  atender  um público de cerca de 150 alunos. Recursos destinados deixam de ser quantificados como investimentos e passam a ser despesas sem retorno.

- O programa

Reformar  e  adequar  às  duas  unidades,  CEIM Laura Lacombe  e Santa Justina as condições de funcionamento ideal aos projetos pedagógicos e estabelecer assim, um olhar diferenciado as comunidades onde mais é necessária a presença do poder público.

As reformas abrangem toda infraestrutura com ampliação que possam suportar o aumento da demanda dos próximos anos.

Já o CEIM Sara Câmara, deverá ser transferido para a nova creche cujo projeto já está em andamento localizado na Praia do Saco, que atenderá as especificações da LDB e firmará o compromisso de austeridade com as verbas públicas, sendo este mais um investimento do projeto político pedagógico de educação cidadã.



Unidades de educação infantil e ensino de 1º ao 9º ano

Situação encontrada

- São três unidades, Escola Diogo Martins, Victor de Souza e CIEP, todas com problemas em suas instalações prediais e equipamentos pedagógicos com o agravante de superlotação. Não se estabeleceu o acompanhamento anual por índices de aumento populacional, tendo estas unidades absorvido uma demanda de clientela, além de sua capacidade estrutural. 


- O programa

O programa   tem   por   objetivo   resgatar   a   qualidade   de   ensino, proporcionando nestas unidades a aplicação de projetos pedagógicos, que atendam o perfil comunitário de cada uma. Desta forma, a renovação se dará com atendimento a estas especificidades comunitárias. CIEP e Victor de Souza deverão além das reformas estruturais, como pisos, instalações elétricas e hidráulicas e pintura, contar com a reforma da quadra esportiva da unidade Victor de Souza Breves que já faz parte do processo iniciado ainda em 2016. Serão alvo de reforma organizacional no atendimento aos segmentos, para desafogar a superlotação nos segmentos iniciais da Educação. O Projeto já se inicia com a adequação do espaço na unidade do CIEP, para atendimento de educação infantil, porta de entrada para um ensino de qualidade com ambiente diferenciado nesta unidade. Com esta ação, as unidades Vitor de Souza Breves e Diogo Martins, atenderão em acordo ao perfil comunitário de cada unidade escolar, estabelecendo parâmetros para acompanhamento de desenvolvimento comunitário.


OBS: Escola Emanuela – educação especial

O espaço passa gradativamente a ser diferenciado para atendimento da educação especial, com definição clara de ambiente educacional que prepara seu público alvo a autonomia e socialização.


- Centro

Situação Encontrada

CEIMs

- Duas unidades do segmento creche Ceim Norma Pinheiro e Márcia Laurentino em precárias condições de funcionamento e superlotação. A necessidade de uma nova unidade na região para atender a comunidade do Morro do Cristo, desafogando estas unidades. 

- O programa

Reformar e adequar as duas unidades, CEIM Norma Pinheiro e Márcia Laurentino as condições de funcionamento ideal aos projetos pedagógicos e estabelecer assim, um olhar diferenciado as comunidades onde mais é necessário   a   presença   do   poder   público.   O   programa   “Escolas Renovadas” contemplará a construção da unidade do Morro do Cristo em acordo ao estabelecido como infraestrutura do segmento creche, a partir do estabelecido na LDB e o proinfância.



Unidades de educação infantil e ensino de 1º ao 9º ano

Situação encontrada

- São duas unidades, Escola Coronel Moreira da Silva e Maria Augusta Lopes, sendo esta unidade a que necessita de intervenções mais urgentes em sua infraestrutura como um todo, pois não atendem a lei de acessibilidade e a superlotação já compromete o projeto pedagógico.

- O Programa

-  Localizadas  no  entorno  da  sede  do  poder  público,  devem  também transmitir a mensagem pedagógica da presença do respeito à população, não se permitindo a degradação do patrimônio público em suas instituições. A unidade Coronel Moreira da Silva, necessita de menores intervenções em sua infraestrutura.


OBS: Junqueira e Ibicuí e Praia Brava

- Situação encontrada

A Escola municipal Oliveira Bello, Ibicuí e Maria Rosa Magalhães possuem mais  problemas de demanda de vagas, sendo três unidades de portes pequeno e médio, costumam ser bastante procuradas por proporcionarem mais  tranquilidade  a  comunidade  escolar,  estabelecendo  uma  parceria muito produtiva no processo educacional.

- O programa

- Escola Oliveira Bello com intervenções menores em sua infraestrutura atenderá as diretrizes do “Escolas Renovadas”. Já unidade Maria Rosa Magalhães   será   atendida   na   reforma   da   quadra   esportiva   e   sua infraestrutura e reforma organizacional são de menores intervenções.

A escola municipal de Ibicuí já não comporta a procura no segmento do 6º ao 9º ano, devendo para isso identificarmos a solução a partir de consulta à comunidade escolar para reorganizarmos os segmentos do ensino básico na região. O “Escolas Renovadas” precisa atender o perfil comunitário e iniciar um processo de parceria com o IATE Club de Ibicuí com a possibilidade de um comodato para utilização da quadra de esportes para a prática de educação física, onde assumiremos a reforma e manutenção da quadra.


Praia Grande e Vale do Rio Sahy

Situação Encontrada

- Escolas de pequeno porte em condições para atender pequenas comunidades   na   faixa   etária   de   educação   infantil   e   anos   iniciais. Necessitam de intervenções menores em sua infraestrutura, como revisão de telhados e pequenas manutenções prediais.

- O programa

-O programa tem por objetivo resgatar a qualidade de ensino, proporcionando nestas unidades, à aplicação de projetos pedagógicos que atendam o perfil comunitário de cada uma, e adequá-las dentro do espaço disponível, as regras de acessibilidade com pequenas reformas estruturais.

Muriqui

Situação encontrada

CEIMs

- Duas unidades do segmento creche, Frei Afonso Jorge Braga e Devany. Inadequadas ao atendimento do segmento, com instalações em desacordo a LDB, sendo a unidade Merendeira Devany, instalada em imóvel alugado sem a menor condição para atender em qualidade o segmento creche. Imóvel de natureza residencial, projetado para abrigar família, com salas de aula adaptadas em cômodos que seriam quartos ou sala de estar, instalações elétricas, caixa de esgoto, caixa de gordura que não suportam a vazão diária para uso de cerca de 40 pessoas. Já a unidade Frei Afonso, 
desde sua inauguração em gestão anterior, já comprometia o padrão para o segmento, tendo afundamentos da caixa de gordura, projeto arquitetônico falho em relação à LDB. Déficit de vagas para o distrito, havendo superlotação em sala de aula.

- O Programa

A Unidade  CEIM Frei  Afonso  Jorge Braga, foi o embrião do programa Escolas Renovadas, já em fase de conclusão, com reforma e ampliação para atender a clientela do segmento que por anos permanece sem atendimento. CEIM Merendeira Devany, por sua estrutura, deve receber somente manutenções periódicas até que se possa remanejar e reorganizar o segmento neste distrito.



Escola de Educação Infantil Maria de Lourdes

Situação encontrada

- Única escola do segmento, em horário parcial no distrito de Muriqui, com cerca de 230 crianças em idade de 3 a 5 anos, oferece um ensino de qualidade  quanto ao  pedagógico,  porém  pode ser considerada como a unidade de pior instalação, podendo inclusive ser considerada insalubre. Sem ventilação, instalações sanitárias inadequadas, localizada ao lado de córrego poluído, instalações de esgoto de imóveis do entorno passando por baixo da unidade e que normalmente acarretam suspensão de aula da unidade. Toda unidade é a demonstração de desrespeito a Educação.



- O Programa

- Neste contexto, o programa “Escolas Renovadas” condena toda instalação e mesmo que uma ampla reforma fosse iniciada, não seria possível  imprimir  um  padrão  de  qualidade  a  unidade  que  atende  a população do distrito.

Desta forma, um grande projeto já se encontra em fase inicial, onde a conhecida “Casa da Vale” será um polo educacional com projeto arquitetônico  adequado  para  abrigar  estes  alunos  em  condições  de respeito, valorização e intensificar a qualidade que ainda oferecer atividade extraclasse para alunos do distrito. Neste polo educacional, abrigaremos 
também a unidade CEIM Merendeira Devany, onde o segmento creche poderá iniciar o mesmo modelo pedagógico da escola de educação infantil.

Também no programa “Escolas Renovadas” planejamos a construção de uma unidade do segmento creche, para a comunidade da Cachoeira II, evitando-se o deslocamento por distâncias que provocam estresse, desconforto e perigo para crianças e seus responsáveis.



Unidades de ensino de 1º ao 9º ano

Situação encontrada

- As duas unidades, Nossa Senhora das Graças e Castelo Branco encontram-se com problemas de infraestrutura, sendo o NSRA das Graças, escola  de  grande  porte,  a  maior  do  município,  em  estado  de  alerta constante pelos problemas nela encontrados. Infraestrutura, superlotação, falta de manutenção, com projeto arquitetônico desfigurado na medida em que seu crescimento não foi acompanhado por obras que respeitassem as normas exigidas pela LDB, Construções que foram executadas sem um projeto adequado, acarretando em salas com divisórias, algumas sem janelas, retirando-se espaço para atividades educacional extraclasse e determinando um grande aglomerado de alunos e funcionários sem que outras dependências também acompanhassem esse crescimento, como cozinha, refeitório e espaço lúdico para crianças do 1º ao 5º ano que convivem em um ambiente voltado para atendimento, precário do 6º ao 9º ano. Já a escola Castelo Branco, atende somente o segmento 1º ao 5º ano, não possuindo espaço físico para expansão e atendimento a demanda do distrito, levando a clientela a sobrecarregar a unidade NSRA. As duas unidades carecem de um processo de revitalização e projeto organizacional diferenciado e obras de infraestrutura em suas redes elétricas e prediais.


O Programa

O “Escolas Renovadas” parte do princípio que o espaço físico escolar possui grande importância para o aluno, uma vez que este será cenário de estudo, discussões, debates, reflexões, convívios sociais e lazer. Deve ser convidativo para os alunos, representando afetividade, que pode se manifestar através de apreciação visual ou estética e pelos sentidos a partir de uma longa convivência. 
Desta forma além das reformas estruturais de manutenção predial, rede elétrica e hidráulica, quadra de esportes, há de se rever a reforma organizacional de atendimento nestas unidades, para que se desafogue o gargalo que se identifica no segmento do 6º ao 9º ano que recebe uma demanda de alunos que concluem a primeira etapa do ensino fundamental no distrito e na região do entorno.

A unidade Castelo Branco, será atendida com uma reforma de telhados, cozinha e rede de saneamento.



ITACURUÇÁ

Situação encontrada

CEIMS

-Duas unidades do segmento creche, Aarão de Moura e Nilton Xavier em condições inadequadas ao atendimento do segmento, com instalações em desacordo a LDB, sendo a unidade Nilton Xavier, com problemas de manutenções,  espaço  e  localização  semelhante  a  citada  escola  de Educação Infantil do distrito de Muriqui. Já a unidade Frei Afonso, desde sua inauguração em gestão anterior, já comprometia o padrão para o segmento, pois o projeto arquitetônico era inadequado em relação à LDB, Déficit de vagas para o distrito, havendo superlotação em sala de aulas e fila de espera para vagas.


-O Programa

Entendendo que Educação Infantil é a primeira célula social que o pequeno cidadão conviverá com os diferentes universos sociais fora de sua família, o programa “Escolas Renovadas” diagnosticou a existência de graves e constantes problemas no processo de socialização de nossos pequenos alunos.  Por  falta  de  investimento,  somente  estas  duas  unidades  para atender crianças de distantes locais do distrito, levando-os a percorrer diariamente alguns quilômetros na ida e na volta. Crianças que viajam em ônibus escolar sem idade adequada, levando pais a uma rotina de acompanhamento que pode e deve ser solucionada com a construção de unidades mais próximas de suas residências. 
Neste contexto, o programa foi iniciado em 2016, com a construção da Unidade da Vila Benedita, com capacidade para atender até 60 crianças em um  projeto  arquitetônico  em  acordo  as  diretrizes  da  LDB.  Crianças atendidas sem o estresse de deslocamentos desnecessários, cujos responsáveis poderão participar mais ativamente da vida escolar comunitária. Unidade pronta em processo de procedimentos de inscrições e compras de equipamentos.

As unidades existentes passarão por reformas e revisão do quantitativo de alunos que se encontra inadequado por sala de aula.


Unidades de educação infantil e ensino de 1º ao 9º ano.


Situação encontrada

-São duas unidades, Escola Caetano de Oliveira e Cecília Ferraz, sendo esta unidade a que necessita de intervenções mais urgentes em sua infraestrutura como um todo, pois não atendem a lei de acessibilidade e a superlotação já compromete o projeto pedagógico. Com salas de aula em constante alagamento por projeto de telhado executado equivocadamente. A unidade Caetano de Oliveira também possui um déficit de vagas, sendo a única escola no continente para atendimento de uma demanda superior ao que suporta a unidade.


-O Programa

-O programa tem por objetivo resgatar a qualidade de ensino, proporcionando nestas unidades à aplicação de projetos pedagógicos que atendam o perfil de cada uma, e adequá-las dentro do espaço disponível, as regras de acessibilidade com pequenas reformas estruturais.


Desta forma, o “Escolas Renovadas” foi iniciado no distrito com a grande reforma do Colégio Caetano de Oliveira, que proporcionou um ambiente mais digno a nossa comunidade escolar. 

OBS: Ilhas

Situação encontrada

São quatro unidades localizadas em nossas ilhas, Escola Paulo Scófano na Gamboa, Agostinho em Jaguanum, Águas Lindas em Águas Lindas e Levy Miranda na ilha da Marambaia. Todas sem exceção foram negligenciadas em seus projetos e sua infraestrutura. Reformas e equipamentos lhes são devidos,  levando-nos  a  reconhecer  o  esforço  de  toda  equipe  destas unidades para manter em funcionamento e em harmonia o processo de aprendizado de nossa população de Ilhas. Mas, não é suficiente para se possa oportunizar em igualdade nossos educandos.


-O Programa

Além de reorganizar o processo pedagógico, intervenções de manutenções e reformas prediais em todas as unidades, o programa “Escolas Renovadas” iniciou-se em 2016 com a construção de uma unidade de creche na Ilha de Gamboa, com capacidade para atendimento de 60 crianças. Tal Construção em fase final de acabamento atende as normas da LDB.  Iniciado  também  o  processo de intensificação de  parceira com  a Marinha do Brasil para que possamos atender com mais facilidades a comunidade da Ilha da Marambaia.



SERRA DO PILOTO

Situação Encontrada

-Duas unidades de ensino de responsabilidade da prefeitura que se encontram sem reformas corretas que atendam as necessidades de alunos e profissionais da rede de ensino, com superlotação e carência de ambiente adequado e equipamentos necessários para a boa prática pedagógica. O crescimento da população não foi acompanhado por politicas públicas que permitissem estabelecer um ensino de qualidade e expansão de vagas. Desta forma, nossas unidades, muito antigas e sem espaço para atender esta  demanda,  hoje,  não  acompanham  em  suas  infraestruturas,  as exigências  definidas  em  LDB,  onde  espaços  como  quadras  esportivas, salas de leitura, bibliotecas, equipamento, ou adaptações corretas para atender a acessibilidade.


-O Programa

-O programa tem por objetivo a reforma das unidades de ensino básico, Escola Antônio Cordeiro Portugal e Cordélia Josephina, para que possam promover uma educação de qualidade com respeito à inclusão, e a prática pedagógica de educação plena.

- Já em andamento também, o planejamento para construção de uma unidade destinada ao segmento creche para atendimento da carência de vagas apontadas para este distrito. Tal construção, já contempla o “Escolas Renovadas”, pois seu projeto será baseado em normativas do programa do MEC, Proinfância e segue padrões de construção do FNDE.



PROJETOS INTERDISTRITAIS – “ESCOLAS CIDADÃS”

O problema do abandono e da evasão preocupa os educadores e os responsáveis pelas políticas públicas. De acordo com o Ministério da Educação, a evasão atinge 6,9% no Ensino Fundamental. São muitos que abandonam as aulas num ano e retornam no seguinte, engrossando outro índice preocupante: o da distorção série/idade.

Há muitos motivos que levam o aluno a deixar de estudar – a necessidade de entrar no mercado de trabalho, a falta de interesse pela escola, dificuldades de aprendizado que podem acontecer no percurso escolar, doenças crônicas, deficiências no transporte escolar, falta de incentivo dos pais, mudanças de endereço e outros. Para serem minimizados, alguns desses problemas dependem de ações do poder público. Outros, contudo, podem ser solucionado  com  inciativas  tomadas  ao longo do ano pelos gestores  e  suas  equipes,  que têm a responsabilidade de assegurar as condições  de  ensino  e  aprendizagem  –  o  que,  obviamente,  se  perde quando a criança não vai à aula.

As séries finais deste segmento são as mais afetadas por esta evasão. 
Repensando o modelo assumido em nosso município ao longo dos anos a partir  de  avaliações  de  rede  de  nossa  gestão,  detectamos  que  alguns fatores não são levados em conta ao se planejar os projetos políticos pedagógicos na gestão escolar.


Destacamos como motivos claramente identificados:

- Escolas sem infraestrutura para absorver o quantitativo que atingem estas séries, com superlotação e limitação de desenvolvimento pedagógico temático.

- A não participação do educando na construção do ambiente escolar.

-A violência do choque cultural a que estão submetidos com a migração de alunos de formação em outros municípios de características sociais diferentes.

- A falta de expectativas profissionais e culturais do município.

-  A  descaracterização  cultural  de  Mangaratiba  que  conceitua  educação como algo somente para o caminho da profissionalização do indivíduo em detrimento da formação de cidadania.



O PROGRAMA ESCOLA CIDADÃ


“Para educar uma criança, é preciso uma aldeia inteira”...


O provérbio de origem africana contempla não só a necessidade do envolvimento de todos na construção de um futuro melhor para a humanidade, mas também nos ajuda no entendimento e na compreensão de educação integral, que vai muito além do tempo que uma criança ou adolescente permanece na escola.

Entendemos que é primordial a oportunidade para que se desenvolvam em todas as suas dimensões: física, cognitiva e sociocultural.      É partindo dessa  premissa  que  precisamos  abraçar  o  conceito  de  planejamento enquanto ferramenta administrativa que possibilita perceber a realidade e construir um referencial de futuro, permitindo oferecer a nossas crianças Unidades  Escolares  com  uma  infraestrutura  adequada  para  a implementação de uma   proposta pedagógica   articulada a um currículo significativo, que atenda a realidade da população, com o tempo e os espaços.

Entre os nossos desafios e conquistas para os próximos quatro anos, está a construção de quatro Unidades Escolares que possam ir além da organização formal já estabelecida na rede.

O currículo irá articular e dialogar entre outras frentes como a esportiva, com a educação ambiental, com a cultura e educação patrimonial e com o desenvolvimento de uma prática empreendedora.



- ESCOLA ESPORTIVA

Capacidade: 500 alunos, sendo 250 por cada turno.

Unidade Escolar com infraestrutura e projeto arquitetônico voltado para a prática do desenvolvimento esportivo.

-A prática desportiva contribui para a prevenção de problemas sociais, bem como aumenta a capacidade cognitiva do aluno, traz benefícios consideráveis  à  saúde  e  gera  cooperação  e  socialização  entre  os estudantes.  O currículo nessa Unidade Escolar estará interligando a base curricular formal, com atividades práticas corporais, lúdicas e esportivas, favorecendo o desenvolvimento integral do aluno.  A proposta será ofertada para os demais jovens da rede, onde terão a oportunidade de usufruir do espaço em seu contra turno para o conhecimento e prática esportiva. 


- ESCOLA VERDE

Capacidade: 500 alunos, sendo 250 em cada turno.

Unidade Escolar com infraestrutura e projeto arquitetônico voltado para a prática da Educação Ambiental.

Nessa Unidade Escolar o currículo irá abranger além da proposta curricular formal, processos pedagógicos de conhecimentos teóricos e práticos que favoreçam a construção de valores, desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes voltadas para a sustentabilidade sócio ambiental e econômica valorizando a cultura local e contribuindo assim com o desenvolvimento econômico do Município. Eixos como Agricultura sustentável,   Escola   de   Pesca,   Energia   Sustentável   e   Preservação Ambiental estarão norteando toda a proposta.



- ESCOLA CONTEMPORÂNEA

Capacidade: 500 alunos, sendo 250 por turno.

Unidade Escolar voltada para o incentivo às práticas de artísticas, com infraestrutura e projeto arquitetônico facilitador no desenvolvimento das manisfestações culturais, envolvendo os eixos: Música, Teatro, Pintura, Escultura, Literatura e Cinema. A articulação do currículo formal com as atividades extraclasse será com ênfase nesses eixos, o aluno terá a oportunidade de reconhecimento e recriação estética de si e do mundo a sua volta bem como a valorização e resgate da cultura local. 


- ESCOLA EMPREENDEDORA

Capacidade: 500 alunos, sendo 250 por turno.

Unidade Escolar planejada com uma infraestrutura e projeto arquitetônico voltados para o despertar de interesses   e práticas no desenvolvimento de ofícios para o mercado de trabalho, contribuindo assim com o crescimento pessoal do estudante bem como do   Município.     A proposta pedagógica será baseada nos princípios de empreendorismo, buscando ressaltar o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões, onde a persistência, independência, comprometimento e autoconfiança farão parte de todo o processo educacional a ser implementado.



PROJETO EDUCAÇÃO SAUDÁVEL 

O programa

- Busca integrar e articular permanentemente a Educação, Saúde e Assistência  social,  proporcionando  melhoria  da  qualidade  de  vida  dos alunos da rede de ensino. Para isso serão formadas equipes móveis para realização e avaliação de atendimentos de saúde bucal, ocular e auditiva nos alunos da rede.


Resultados esperados:

- Melhoria da qualidade do serviço público de saúde oferecido aos alunos da Rede e consequentemente, melhoria do desempenho dos alunos nas escolas,  com  redução  nos  níveis  de  analfabetismo  funcional,  evasão escolar e defasagem série/idade. 


Etapa inicial

Neste contexto, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, iniciou o programa com o subprojeto “Corujinhas” que percorre escolas para avaliação visual de nossos educandos. Também retornou o “Saúde Bucal” que deverá ser aperfeiçoado para um atendimento de qualidade aos alunos da Rede. Reiniciamos as palestras de saúde na educação e a intensificação de procedimentos protocolares entre as Secretarias para mais agilidade e qualidade nas informações de dados do público alvo.



RESUMO DE AÇÕES JÁ INICIADAS 


PROJETO ESCOLAS RENOVADAS:

- Reforma e ampliação da unidade CEIM Denise Mendes

- Início da construção de nova unidade de CEIM em Conceição de Jacareí

-  Obra  de  adequação  da  unidade  CIEP  para  atendimento  a  Educação
Infantil

- Início da construção do CEIM da Praia do Saco

- Desapropriação de terreno para construção do CEIM Morro do Cristo

- Reforma e ampliação da unidade CEIM Frei Afonso J. Braga

- Reforma da unidade escolar Caetano de Oliveira

- Construção de CEIM da Vila Benedita

- Construção de CEIM da Ilha da Gamboa



PROJETO EDUCAÇÃO SAUDÁVEL

-  Início do projeto “Corujinhas” de acuidade visual

- Palestras de saúde para jovens e crianças da rede 



MEIO AMBIENTE


PROJETO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA PEDRA DO URUBU


O projeto de criação do Parque Natural Municipal da Pedra do Urubu trata- se   da   primeira   unidade   de   conservação   de   proteção   integral   de Mangaratiba. O parque possui aproximadamente 250 ha, está localizado no distrito sede do município.
Tem como objetivos a preservação, conservação, recuperação dos ecossistemas   locais,   a   valorização   das   paisagens,   proteção   dos mananciais. Visa incentivar o turismo sustentável de base comunitária, gerando renda para as comunidades do entorno, imprimido valor às áreas adjacentes   ao   parque,   gerando   receita   ao   município   por   meio   da arrecadação do ICMS VERDE e sendo mais um local de lazer para o povo de Mangaratiba.
     Em resumo, o projeto criação do parque beneficiará diretamente o município, gerando um aumento da qualidade ambiental e consequentemente da qualidade de vida da população.



PROJETO VIVA RIO DO SACO


O mundo vive atualmente sob uma grande preocupação com relação à escassez e degradação de nossos recursos hídricos, nesse sentido Mangaratiba vive uma falsa abundância de água.  O rio do Saco nunca foi olhado  com  sua  devida  importância.  Sem  o  gerenciamento  sustentável desse recurso hídrico, certamente o abastecimento das próximas gerações será comprometido.

Dentro desse contexto, o Eng° Sanitarista Fabiano Fernandes Teixeira, morador e atuante cidadão de Mangaratiba, idealizaram o Projeto Viva Rio do Saco. Projeto que tem como objetivo garantir a qualidade e quantidade do abastecimento de água da Serra do Piloto, Ibicuí e distrito sede do município.

Atendendo aos anseios da população de Mangaratiba, hoje o Projeto Viva
Rio do Saco é uma Realidade.

O projeto vem sendo executado em ações como: Diagnóstico do Rio, identificação e cadastramento de todos os seus afluentes, reflorestamento das margens, desassoreamento do canal (aprofundamento), que por anos vem sofrendo com o acumulo de sedimentos no seu leito, consequência da erosão das margens.
A intenção é recuperar a qualidade deste que é um dos rios mais bonitos do município



PROJETO COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA


O gerenciamento e a disposição adequada dos resíduos é um dos maiores desafios da sociedade moderna. Mangaratiba em atendimento a política nacional de resíduos sólidos, vem desenvolvendo e implementando   seu Plano  Municipal  de  Gerenciamento  de  Resíduos.     A  Coleta  Seletiva Solidária vem pra minimizar os impactos negativos do descarte irregular de lixo e reduzir significativamente seu custo.
Os catadores que atuavam no "lixão", trabalhavam em condições precárias, de maneira irregular e sem nenhuma dignidade.  Atualmente são chamados de Agentes Ambientais , foram capacitados, formaram uma cooperativa  e desempenham um papel fundamental na implementação de uma   política sustentável de gerenciamento de resíduos. De modo geral atuam nas atividades de triagem,  classificação,  processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para cadeia produtiva da reciclagem.

Os Eco Ponto fixos e Itinerante são ações inéditas no Município de Mangaratiba tratam-se de pontos de entrega voluntária (PEV) instalados permanentemente na cidade e estruturas montadas em locais de destaque nos principais distritos, com o objetivo de receber voluntariamente os materiais   recicláveis   entregues    pela   sociedade.   Estes   eco-pontos 
proporcionam ao contribuinte a troca de materiais por descontos imediatos na sua conta de luz, entre outros benefícios.


Recentemente o município de Mangaratiba conquistou através do projeto da coleta seletiva, posição de destaque no cenário nacional ao ser escolhido o Município onde será produzidos aproximadamente 280mil quilos de adubo que serão utilizados nos reflorestamentos realizados pelos organizadores dos jogos olímpicos de 2016.



SANEAMENTO BASICO PROJETO

A proposta é adequar e desenvolver de maneira participativa com a sociedade, o Plano municipal de saneamento Básico. É necessário que o Plano contemple todos os eixos do Saneamento, como abastecimento de água dentro dos padrões de qualidade estabelecidos na lei das Águas (9433/97), drenagem de águas pluvias, gerenciamneto de resíduos e tratamento de esgoto.

Uma rede obsoleta que não comporta a demanda do município, a degradação dos mananciais, a falta de conscientização para o uso sustentável dos recurso hídricos, são as principais causas da crônica falta de água que vem aflingindo os moradores de Mangaratiba.

É necessária uma reestruturação completa das instalações fundamentais ao abastecimento público de ÁGUA POTÁVEL, desde a captação até as ligações prediais. Deverá ser revisto e cobrado que a CEDAE cumpra seu plano  de  metas  executando  os  investimentos  previstos  no  contrato renovado na gestão anterior.

É primordial pra regularização e oferta desse serviço essencial,uma política de gestão  responsável com planejamento sério e voltado pra melhoria da qualidade de vida da população.

Pode se afirmar que Mangaratiba não possui esgotamento sanitário, considerando que o pouco que existe não possui manutenção ou é utilizado de maneira irregular, já que mistura águas pluviais e despejo de esgoto em um único sistema. 

A  falta  de  planejamento  e  o  crescimento  desordenado  agravam  os problemas de saúde, afetam a economia, a qualidade das praias, Rios e lagoas, com a consequente degradação do patrimônio natural e diminuição do potencial turístico de Mangaratiba.

Obras de esgotamento sanitário, nunca foram priorizadas devido ao pensamento ultrapassado, que as obras debaixo da terra não "aparecem” e hoje a cidade sofre as consequências desse descaso. O projeto de Universalização do Tratamento de esgoto do Município, deverá ser implementado, com a fixação de metas e parcerias.


A adequação do Plano Municipal, a instituição do Conselho de Saneamento e realização do diagnóstico participativo do Saneamento, são exigências que o município vem cumprindo, somente dessa forma será possível a obtenção de recursos federais e estaduais que financiarão essas obras tão importantes pro sonhado desenvolvimento sustentável da nossa cidade.

Rios e canais de drenagem de Mangaratiba nunca receberam a atenção necessária como nessa gestão. Promovemos ações de desassoreamento nos principais rios do município de Itacuruçá a Mangaratiba.  Estas ações contribuíram  para  melhorar  o  escoamento  das  águas  e  a  qualidade ambiental destes locais.


O problema dos alagamentos da praia do saco não é uma situação simples de resolver, Portanto não acreditem em falsas promessas. O bairro não foi devidamente planejado, tendo alguma áreas abaixo do nível do mar, como as ruas da Palha,   Fortaleza,   Natal entre outras, com a variação das marés, diversos moradores sofrem com os problemas gerados pelas inundações.  Uma medida muito importante que já esta sendo tomada é a DRAGAGEM DO RIO DO SACO, ação que diminui o numero destes eventos e facilita o escoamento das galerias pluviais. A areia que se acumulou há décadas na boca do rio (comprometendo sua qualidade) e recolocada de volta na praia, de onde originalmente foi retirada pela correnteza.

É necessário também que seja feita a manutenção periódica de todo o sistema de manilhas e galerias pluviais. 

Um problema comum de quase todos os municípios brasileiros é a disposição inadequada dos resíduos. Mangaratiba herdou uma cicatriz no primeiro distrito, um lixão a céu aberto que contamina o solo e o rio do Saco. Já está pronto o projeto de adequação da área de transbordo, onde o solo será impermeabilizado, protegido  contra a infiltração do chorume. Este será coletado e tratado, dando fim a este problema.

Estão  sendo  realizados  os  estudos  e  a  elaboração  do  projeto  de remediação do Vazadouro de Lixo, a área, onde por décadas o lixo do município foi enterrado irregularmente (fato que denunciei em 2012), será inteiramente recuperada e reflorestada.



PROGRAMA AGRICULTURA FAMILIAR

Merenda Escolar: A lei 11.947/2009 estabelece que o município tem obrigação de adquirir no mínimo 30% dos produtos oriundos do agricultor familiar, ha anos que o projeto não vem sendo desenvolvido de forma adequada, atrasando a chamada publica e inviabilizando o fornecimento dos produtos da agricultura familiar para merenda escolar.
Atualmente a chamada pública para merenda escolar ocorreu dentro do prazo e conseguimos estabelecer duas ao ano, proporcionando qualidade do  alimento  nas  escolas  do  município  e  a  ampliação  da  renda  dos
agricultores familiares.

Agroindústria: situado em uma área histórica do município o prédio passou por adequações para ser utilizado como um centro de beneficiamento dos produtos dos agricultores familiares locais, agregando valor ao produto, incentivando  as  novas  gerações,  resgatando  a  cultura,  diminuindo  as perdas da produção e abrindo portas para o turismo rural.
Atualmente o espaço é gerido por uma associação dos agricultores em parceria com a secretaria de meio ambiente, agricultura e pesca.

Capacitação dos Agricultores: Essa gestão foi marcada pela capacitação dos produtores, cursos em parceria com o SEBRAE/RJ e UFRRJ como, Gestão Rural, Associativismo e Empreendedorismo. O corpo técnico da secretaria esta realizando visitas técnicas nas propriedades rurais dos agricultores  familiares  para  diagnosticar  as  potencialidades  e  a conformidade   ambiental   (certificação   Orgânica   da   produção),   assim 
possibilitando o desenvolvimento sustentável das propriedades, otimizando a produção e aumentando a renda.



Patrulha Agrícola / Maquinas:
Estão sendo executadas as manutenções das estradas vicinais rurais, proporcionando melhoria no escoamento da produção rural e atendimentos com os maquinários (Trator, Retroescavadora, Motoniveladora e caminhão)
as propriedades rurais dos agricultores familiares e pequenos agricultores do município.

Seminário de Agroecologia:
Sendo a Cidade de Mangaratiba constituída de extensa área verde, com uma grande faixa de área pertencente ao Parque estadual Cunhambebe, inúmeras propriedades rurais ficaram com áreas e ou inteiras dentro dos limites do parque, tornando-as improdutivas para a agricultura convencional e tendo suas áreas limitadas para a produção agrícola, visando o desenvolvimeto rural sustentavel, foi realizado o primeiro seminario de agroecologia, com as maiores instituições da área no país, tais como Ministerio da Agricultura, SEBRAE, EMATER Sociedade Nacional de Agricultura, para estimular e mostrar novas possibilidades de produção e rentabilidade para o agricultor.

CAR (cadastro ambiental rural): O novo Código Florestal, estabelece que toda propriedade Rural deve realizar o CAR, esse documento é de responsabilidade dos proprietários de imóveis rurais e é obrigatório, pois sem ele o proprietario fica impossibilitado de ter acesso a credito rural, isenção de impostos para os principais insumos e equipamentos e outros benefícios.  O  município  de  mangaratiba  deu todo suporte técnico  a os agricultores e proprietários rurais para realizar este procedimento sem custo algum, foram realizados mutirões, com mais de 100 cadastramentos, alem da disponibilidade de atendimento a qualquer momento.


Horta nas Escolas:
O Projeto horta nas escolas esta em fase de implantação, as escolas selecionadas para serem as pilotos foram as escolas inseridas nas areas rurais do município, o projeto visa despertar nos alunos o consumo de alimento saudável, a valorização da agricultura local, e a educação ambiental. contribuindo de forma direta na construção de um cidadão consciente de seu papel como agente transformador de sua localidade. 


Horto Municipal:

O Horto Municipal que ha muito tempo vinha sofrendo com descaso e falta de estrutura, que em outrora chegou a ser chamado de morto, hoje, vive uma  outra  realidade,  com  uma  equipe  capacitada  e  administrada  com gestão participativa, o Horto vem passando por uma revitalização que ja é possivel ver a diferença estética e produtiva, atualmente o horto possui produção de mudas florestais, mudas de hortaliças, coleção de plantas medicinais, minhocário, centro de compostagem e possui ainda visitação guiada com enfase em educação ambiental, a contribuintes e as escolas municipais. É importante ressaltar que toda a produção é agroecológica (livre de agrotóxico) e toda produção é doada para a merenda escolar da rede de ensino municipal.


Mercado Municipal:
O mercado municipal foi criado para atender a demanda de comercialização dos produtos oriundos da agricultura, pesca e artesanato local, no entanto desde sua abertura vem sendo utilizado de forma incorreta, privilegiando a grupos em desconformidade com a finalidade do espaço, hoje passando por uma intensa reestruturação, já se encontra em conformidade com sua finalidade e com a maioria dos boxes em pleno funcionamento. O espaço que é aberto a visitação, conta com estacionamento próprio, banheiro para clientes, cais de embarque e boxes que comercializam peixes, produtos da terra, artesanatos e outros.


Proposta  de  Criação  de  lei  para  instituir  do  Plano  Municipal  de Gerenciamento Costeiro

O Município de Mangaratiba é privilegiado por ter um litoral com 47 km de extensão, conta com mais de 34 praias, alem de várias ilhas, propiciando a cidade uma beleza natural única.
Nesse contexto faz-se necessário o desenvolvimento de um plano que possibilite o ordenamento da zona costeira. A criação do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro é necessário para suprir esta demanda, garantindo a preservação dos berçários naturais, a fonte de renda e segurança alimentar   do   pescador,   o   aumento   dos   estoques   pesqueiros   e   a
preservação da biodiversidade marinha.


PESCA ARTESANAL

Esta  gestão  foi  marcada  por  promover  a  aproximação  entre  os Pescadores da Baía de Sepetiba e Ilha Grande com órgãos de fiscalização e desenvolvimento de politicas publicas para Pesca e aquicultura.  Foram realizados  ,  diversos  encontros,  reuniões  nas  comunidades  e  o  1º Seminário de Pesca e Aquicultura do Município.

O Apoio a regularização das embarcações e dos Registros dos pescadores, atendeu mais de 200 pescadores que atuavam sem nenhuma garantia de seus direitos ou benefícios.

Reuniões como a realizada em 15 de março deste ano em Muriqui, proporcionou aos pescadores a oportunidade de discutir de maneira direta com órgãos como Ministério Público Federal, Ministério da pesca e Aquicultura,  Polícia Federal, Ibama, Fundação Instituto de Pesca do Rio de janeiro, Intituto estadual do Ambiente e Instituto Boto Cinza,   todas as dificuldades que a pesca artesanal vem passando na região, devido a implantação de empreendimentos portuários,  criação de grandes áreas de exclusão da pesca, legislação muito restritiva, diminuição da quantidade e qualidade de pescado, além das dificuldades encontradas no atendimento das instituições responsáveis por emitir as carteiras de pesca.

O 1º seminário de Pesca de Mangaratiba foi nossa primeira ação, visto a importância do seguimento, teve objetivo de aproximar e ouvir a classe quanto as suas principais demandas. O evento foi uma grande oportunidade para os pescadores , pois permitiu que diversas dúvidas e encaminhamentos fossem direcionadas e respondidos pelos órgão de fiscalização , controle e apoio a Pesca artesanal.



Esta gestão foi marcada por promover a aproximação entre os Pescadores da Baía de Sepetiba e Ilha Grande com órgãos de fiscalização e desenvolvimento de politicas publicas para Pesca e aquicultura.   Foram realizados , diversos encontros, reuniãoes nas comunidades e o 1º Seminário de Pesca e Aquicultura do Município. O Apoio a regularização das embarcações e dos Registros dos pescadores, atendeu mais de 200 pescadores , que atuavam sem nenhuma garatia de seus direitos ou beneficios.

Reuniões como a realizada em 15 de março deste ano em Muriqui, tornou  possivel  que  os pescadores  discutissem  de  maneira  direta  com ógãos como Ministrério Público Federal, Ministério da pesca e Aquicultura, Polícia Federal, Ibama, Fundação Instituto de Pesca do Rio de janeiro, Intituto estadual do Ambiente e Instituto Boto Cinza,  todas as dificuldades que a pesca artesanal vem passando na região, devido a implantação de empreendimentos portuários,   criação de grandes áreas de exclusão da pesca, legislação muito restritiva, diminuição da quantidade e qualidade de pescado,   além   das   dificuldades   encontradas   no   atendimento   das instituições responsáveis por emitir as carteiras de pesca.

O 1º seminário de Pesca de Mangaratiba foi nossa primeira ação, visto a importância do seguimento, teve objetivo de aproximar e ouvir a classe, quanto as suas principais demandas. O evento foi uma grande oportunidade para os pescadores , pois permitiu que diversas dúvidas e encaminhamentos fossem direcionadas e respondidas pelos órgão de fiscalização , controle e apoio a Pesca artesanal.




SAÚDE


“VAMOS CONTINUAR INVESTINDO NA MODERNIZAÇÃO DE TODAS NOSSAS UNIDADES DE SAÚDE, NA DESCENTRALIZAÇÃO E NA HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO A NOSSA POPULAÇÃO “ Dr. Ruy

NOVA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE CONCEIÇÃO DE JACAREI MINI HOSPITAL DE ITACURUÇA

Unidades de saúde com ambientes refrigerados e preparadas para atender com mais conforto e qualidade. Emergência funcionando com EQUIPAMENTO   DE   RX   E   LABORATÓRIO   24   HORAS,   oxigênio canalizado, respirador artificial, eletrocardiograma, desfibrilador cardíaco e monitor cardíaco. Instalação de gerador para garantir o funcionamento da unidade em períodos de queda de energia, como o verão.

“   NOSSOS   PACIENTES   NÃO   PRECISARÃO   IR   AO   HOSPITAL MUNICIPAL APENAS PARA UM EXAME DE SANGUE OU PARA FAZER UM EXAME DE RX! SERÃO ATENDIDOS PERTO DE SUA CASA” Dr. Ruy 

POSTO DE SAÚDE DO RANCHITO – Reforma e modernização de toda a unidade e manutenção do funcionamento em regime 24 horas. Os casos mais simples serão resolvidos no próprio posto e os mais complexos serão transferidos de ambulância para nosso Hospital Municipal.

HOSPITAL MUNICIPAL VITOR DE SOUZA BREVES – Construção de um prédio  anexo  para  abrigar  uma  NOVA EMERGÊNCIA em  seu  primeiro andar, muito mais ampla e aparelhada. No segundo andar teremos um novo centro cirúrgico e um CTI (Centro de Terapia Intensiva) para atender os casos  mais  complexos  e  que  hoje  temos  que  transferir  para  outros hospitais. Daremos continuidade a reforma de todo HMVSB, criando a EMERGÊNCIA  PEDIÁTRICA  e  atendendo  a  todas  as  normativas  dos órgãos de fiscalização como a Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro.

HUMANIZAÇÃO  NO  ATENDIMENTO  –  Vamos  continuar o projeto que iniciamos de treinamento e reciclagem de todos os profissionais da saúde (recepcionistas, técnicos de enfermagem, médicos etc) para que no atendimento aos nossos pacientes haja AMOR, ATENÇÃO, CARINHO E RESPEITO. Isso é tudo que eles precisam nessa hora.

“ SEMPRE ATENDI MEUS PACIENTES COM CARINHO E ATENÇÃO, MUITO ANTES DE SE FALAR EM HUMANIZAÇÃO !  MUITO ANTES DE SER POLÍTICO! ATENDER COM CARINHO NÃO É FAVOR DO PROFISSIONAL DE SAÚDE! É SUA OBRIGAÇÃO!” Dr. Ruy

ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA  (ESF) – Nossa meta é chegar o mais próximo possível de 100% da população coberta.

ESF SERRA DO PILOTO – Será construído uma nova e moderna unidade para  abrigar  a  ESF  da  Serra  do  piloto,  atendendo  as  exigências  do Ministério da Saúde.

ESF GAMBOA e CENTRO DE MANGARATIBA – Será construído uma nova  e  moderna  unidade  para  abrigar  a  ESF  das  Ilhas,  atendendo as exigências do Ministério da Saúde.

ESF PRAIA GRANDE e ITACURUBITIBA   – Estas unidades serão reformadas para poder atender as exigências do Ministério da Saúde, o que não foi observado na sua construção. 

ESF CONCEIÇÃO DE JACAREI E ESF ITACURUÇA – Estas unidades que hoje funcionam em prédios alugados e mal adaptados irão migrar para as modernas Unidades Básicas de Saúde.

“DEVEMOS INVESTIR MUITO MAIS NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS,
PARA QUE NÃO TENHAMOS QUE INVESTIR NA CURA DELAS.” Dr. Ruy

PROGRAMA REMÉDIO NA PORTA – Pacientes cadastrados no Programa Hiperdia (em tratamento de hipertensão e diabetes) receberão em suas residências as medicações necessárias para 30 dias de tratamento.

“COM A REESTRUTURAÇÃO DE TODA A REDE DE ATENÇÃO BÁSICA, E  DESCENTRALIZAÇÃO  DA  SAÚDE,  A  PROCURA  PELO  HOSPITAL SERÁ SOMENTE PARA CASOS MAIS GRAVES. “  Dr. Ruy

CONSTRUÇÃO DE UM CEMES (CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS) -   Uma clinica de especialidades onde a população vai poder contar com as 

especialidades médicas (cardiologista, otorrino, geriatra, mastologista, pneumologista, endocrinologista, reumatologista)       e exames complementares que hoje são realizados somente no HMVSB (ecocardiograma, eletrocardiograma, ultrassonografia, mamografia, teste ergométrico, endoscopia digestiva, colonoscopia ). Serão atendidos os pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde e pelos núcleos da estratégia de saúde da família.

AUMENTAR A OFERTA DE PEDIATRAS NAS NOVAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE.

PROGRAMA ODONTOLÓGICO “CÁRIE ZERO” -   O programa será implantado em todas as escolas do município. Será utilizado um ônibus adaptado para consultório odontológico, que percorrerá todas as escolas promovendo  ações  de  prevenção  e  identificação  de  cáries  em  estágio inicial.

PROJETO CORUJINHA - Campanha de avaliação oftalmológica de todos os alunos de escolas municipais, para detecção precoce de doenças e dificuldades de visão. O que é um dos grandes causadores do deficit de aprendizado nas crianças. 

CAMPANHAS ANUAIS:
a – Prevenção ao câncer de próstata.
b – Prevenção ao câncer de colo de Útero. c – Prevenção a hipertensão e diabetes.
d – Prevenção a tuberculose e a hanseníase. e – Prevenção ao câncer de pele.
F – Combate ao fumo.

PARA ATENDER AS ESPECIALIDADES QUE NÃO DISPOMOS NO MUNICÍPIO, PODEMOS REALIZAR CAMPANHAS ANUAIS:
a – CAMPANHA DE CIRURGIA DE VARIZES.
b – CAMPANHA PARA CIRURGIA DE CATARATAS.
c – CAMPANHA PARA CIRURGIA ORAL EM PACIENTES ESPECIAIS.


CARROS NOVOS PARA O TRANSPORTE DE PACIENTES - Consultas e exames que não dispomos em nosso município são de responsabilidade do setor de regulação e marcados em hospitais de grande porte, via convênios pré - estabelecidos. Devemos investir na compra de novos veículos de transporte de pacientes, ampliar e fortalecer este setor, para que busquem a  marcação  destes  exames  com  mais  rapidez  e  atendendo  um  maior número de pessoas.



AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA DE CASTRAÇÃO GRATUITA DE CÃES E GATOS – Este programa é a realização de um projeto que persegui por muitos anos. Ainda como vereador desta cidade,  consegui aprovar lei que tratava  deste  assunto.  Adaptamos  um  trailer (PET  – MÓVEL)  para um centro cirúrgico veterinário e percorremos o município castrando cães e gatos   previamente  agendados  por  seus  donos.  Entendemos  que  a castração é a única forma de diminuirmos a população de animais de rua.



AMPLIAÇÃO DO NÚMERO DE PACIENTES ATENDIDOS NO CEO (CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS) – Com a inauguração do NOVO CEO no Centro de Mangaratiba, a população poderá contar com o atendimento das várias especialidades em odontologia. Além dos tratamentos usuais, poderão passar por tratamento de canal, colocação 
de aparelhos ortodônticos e próteses dentárias parciais e totais. A unidade contará com 04 salas de atendimento e laboratório de próteses.



AMPLIAÇÃO  DO  NÚMERO DE PACIENTES  ATENDIDOS NO CEFEM (CENTRO DE FISIOTERAPIA ESPECIALIZADA MANGARATIBA) -  Com a inauguração do CEFEM no Centro de Mangaratiba,  a população poderá contar com a atendimento nas especialidades em fisioterapia que não são prestadas nas unidades básicas de saúde: acupuntura, fisioterapia neurofuncional, fisioterapia respiratória e fisioterapia cardiovascular.




ESPORTE  E LAZER

MANGARATIBA SÁUDAVEL – CIDADE DO ESPORTE E LAZER

Investir no Esporte e Lazer significa investir na saúde, combater a violência, promover a inclusão social e promover a qualidade de vida urbana para todos.

Avançamos muito nesse pouco mais de um ano. Muita coisa mudou e vamos avançar ainda mais no Esporte e Lazer. Foram reformadas e revitalizadas diversas quadras esportivas como as de Itacuruçá, Muriqui, Serra do Piloto, quadra da Praça João Paulo II na Praia do Saco, a Quadra do Centro de Mangaratiba. Revitalização da Pista de Skate de Muriqui e a Pista de Skate da Praia do Saco.

A implantação das Academias de Inox em Itacuruçá, Muriqui, Centro de Mangaratiba,  Ibicuí,  Praia  do  Saco  e  Conceição  de  Jacareí,  foram  um marco da gestão pública esportiva, por serem de inox são permanentes e de altíssima durabilidade.

As escolinhas esportivas do município atendem atualmente, aproximadamente 4000 (quatro mil) crianças e adolescentes. Estão distribuídas em todos os Distritos de Mangaratiba, onde são ofertadas diversas modalidades esportivas: futebol de campo, futebol de areia, futsal, vôlei de praia, futevôlei, futebol americano, artes marciais, entre outras. 
Com o Projeto “Brinque +”, levamos diversão, cultura e cidadania para diversos bairros da cidade, atendendo mais de 3 mil pessoas. O Projeto Corrida Kids, representou um marco no lazer de Mangaratiba, crianças a partir de 01 (um) ano de idade tiveram a oportunidade de participar juntos com os seus Familiares de um evento, que promoveu a integração das famílias presentes, além de estimular os nossos atletas mirins. O Projeto Gincanas de Verão esteve em todos os Distritos de nosso município, onde
200 crianças e adolescentes por semana tinham a oportunidade de praticar as mais diversas atividades e brincadeiras ao ar livre durante as férias. O esporte  não  pode  parar:  Passeio  Ciclístico,  Fast  Biathlon,  Travessia Marítima, Pesca Esportiva, Circuito Municipal de Futevôlei, Triathlon, entre outros eventos esportivos. Os amantes do Futebol tiveram muito que comemorar com a volta do Campeonato de Veteranos, do Campeonato Amador, além de vários campeonatos e torneios que acontecem quase todos finais de semana no município.

Continuaremos apoiando diversas modalidades esportivas amadoras e incluiremos novas categorias.



PRINCIPAIS PROPOSTAS:

  Criar o projeto de lazer nos bairros, por meio de estrutura móvel, levando divertimento a todas as regiões da cidade, em especial as mais carentes e distantes;
  Desenvolver  atividades  de  lazer  em  todo  município,  em  espaços públicos nos finais de semana e feriados, promovendo lazer e entretenimento à comunidade em geral, por meio do programa "Ruas de Lazer";
      Construção e manutenção das quadras esportivas nos bairros;
      Incentivar e promover a prática de novas modalidades esportivas;
  Manutenção  e  construção  de  novas  pistas  de  skate  em  locais escolhidos pela comunidade;
  Promover   o   programa   "Movimente-se",   com   aulas   de   zumba, alongamento, ginástica aeróbica, localizada, funcional e laboral;
  Manter o programa de instalação de “ACADEMIAS AO AR LIVRE” em diversos pontos da cidade, com a presença de professores de educação física promovendo aulas e orientando sobre como fazer os exercícios com segurança. 
  Realizar   as   "Olimpíadas   Municipais",   com   disputa   de   várias modalidades esportivas, visando à integração social e promoção da saúde;
  Dar  continuidade  aos  Projetos  Passeio  Ciclístico,  Fast  Biathlon, Corrida Kids, Gincanas de Verão e Projeto Verão;
      Fortalecer o calendário anual de eventos esportivos municipais;
  Manter calendário intenso de atividades esportivas e de lazer nas praias, durante a temporada de verão com o Projeto Verão;
  Valorizar o futebol de campo como espaço de convivência coletiva e democratizar o uso dos campos destinados à sua prática;
  Aplicação de um programa de assistência às escolinhas de futebol comunitárias;
  Adequar  a  infra  estrutura  esportiva  para  a  prática  de  pessoas portadoras de necessidades especiais;
  Descentralizar  a  infra  estrutura  esportiva  na  cidade,  priorizando  a ampliação desses espaços nas ilhas e na parte rural do nosso município;

  Fortalecer em conjunto com a Secretaria de Educação as práticas esportivas na rede de escolas municipais, através da iniciação esportiva,
  Incentivar   a   realização   de   competições   amadoras   de   diversas modalidades.
  Implantar o Projeto de Bem com a Vida para promover orientação e prática  de atividades físicas  no âmbito das Unidades Básicas de Saúde, como      caminhadas,      recuperação      de      cardíacos, acompanhamento de idosos, hipertensos, entre outros;
  Buscar  junto  ao  Governo  Federal  parcerias  e  convênios  como  a “Praça da Juventude”, Programa Esporte e Lazer das Cidades (PELC), Vida Saudável e Segundo Tempo, entre outros;
  Formalizar parcerias com Federações e Confederações esportivas, visando o desenvolvimento das modalidades no município através de intercâmbios, eventos e projetos;
  Implantar escolinhas esportivas visando amenizar problemas sociais como delito juvenil, evasão escolar e acesso às drogas, atendendo a crianças e adolescentes carentes, através da orientação esportivo- social e educacional, em diversas modalidades esportivas, com o intuito de estabelecer um formato mais abrangente para a prática esportiva no município, utilizando-a como um instrumento de ação social preventiva. 
  Desenvolver atividades atrativas para as famílias, possibilitando uma maior interação entre jovens, educadores e pais e mães;
  Incentivar  as  artes  marciais  com  criação  de  competições  locais apoiando as equipes, entre outros;
  Criar Programa de Capacitação e Reciclagem, dando aos agentes sociais, profissionais e estudantes de educação física a possibilidade de participarem de cursos específicos ao mercado de trabalho de forma gratuita e sem terem que sair do município;
  Buscar projetos, programas e políticas esportivas sociais que gerem emprego e renda direta ou indiretamente aos profissionais de Educação Física, monitores esportivos, líderes comunitários que favorecem a prática esportiva, entre outros;
  Estabelecer redes de acompanhamento dos jovens envolvidos em programas esportivos;
  Criar o Programa “ Lugar de Mulher é no Esporte”, estimulando a participação feminina nas mais diversas modalidades esportivas;
  Incentivar projetos esportivos que usem o meio ambiente como área de prática, promovendo eventos como caminhada ecológica, rapel, mountain bike, corrida de orientação, esporte de aventura;
  Priorizar a criação de espaços de lazer em áreas carentes, com a construção de mesas de dominó, tênis de mesa, xadrez, quadras de basquete de rua etc.;
  Oferecer atividades de esporte e lazer dedicadas à terceira idade nas áreas de lazer municipais.
  Incentivar a prática de esportes marítimos tais como: caiaque, vela, stand up, mergulho, natação, skimboard , entre outros. Aproveitando assim a nossa vocação natural.
  Manter  o  Programa  Escola  Aberta  para  promover  a  abertura  das escolas públicas nos fins de semana, realizando atividades como torneios esportivos, capoeira, dança de salão, oficinas culturais, videoteca e palestras de interesse da comunidade.

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