segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Divulgação dos programas de governo dos candidatos a prefeito de Mangaratiba




Caro (e)leitor,

É com muita satisfação que resolvi disponibilizar este espaço para a divulgação das propostas dos candidatos nas nossas eleições locais de 2016.

Segundo a legislação eleitoral, todos os postulantes à chefia do Poder Executivo, seja a nível municipal, estadual ou federal, são obrigados a apresentar à Justiça Eleitoral os seus respectivos programas de governo. Trata-se, pois, de um requisito para o registro da candidatura, tendo sido uma das alterações do processo eleitoral trazidas pela Lei nº 12.034, de 29 de setembro de 2009.

Nestas eleições majoritárias, Mangaratiba conta com seis nomes na disputa em que apenas dois candidatos até o momento já obtiveram o  deferimento. São eles:

- AARÃO - Aarão de Moura Brito Neto - 23 - PPS - "COLIGAÇÃO POR AMOR A MANGARATIBA" (Aguardando julgamento)

- ALAN BOMBEIRO - Alan Campos da Costa - 45 - PSDB - "RESGATANDO MANGARATIBA"  (Deferido)

- CASSINHA DO ZÉ MIGUEL - Cassia Maria Vieira Simões - 40 -  PSB (Deferido)


- DR. RUY - Ruy Tavares Quintanilha - 43 - PV - "PRA FRENTE MANGARATIBA" (Aguardando julgamento)

- EMIL - Emil Crokidakis Castro - 50 - PSOL (Aguardando julgamento)

- JOSE CARLOS DA COSTA - José Carlos da Costa - 25 - DEM (Aguardando julgamento)

Dentre os seis candidatos acima, apenas não foi possível reproduzir o conteúdo do programa de governo do senhor Aarão de Moura Brito Neto pois o documento não se encontra disponível para cópias no sítio do TSE na internet (área da divulgação das candidaturas), de modo que fiquei impossibilitado de utilizar as ferramentas do "copiar" e "colar". Porém, caso haja algum interesse do candidato em compartilhar as suas propostas no blogue, o mesmo poderá enviá-las por e-mail para este blogueiro (rodrigoluz@yahoo.com). E, tão logo venham a ser recebidas as propostas do candidato em tela, bem como conferidas com as informações na Justiça Eleitoral, será disponibilizado o seu respectivo conteúdo em substituição ao texto da postagem no já espaço reservado.

Optei por colocar os seis candidatos na sequência a fim de facilitar ao internauta a visualização de todos os programas de governo de maneira que, caso venhamos a receber as informações do candidato Aarão de Moura Brito Neto (ou o TSE torne disponível o arquivo), apenas atualizarei a postagem já feita. Ou seja, não criarei uma nova com o mesmo objetivo.

Ressalto que o objetivo de expor no blogue as propostas dos candidatos nas eleições municipais de Mangaratiba não se destina a fazer campanha política, mas, sim, informar o público sobre o que defende cada postulante ao cargo de prefeito. E, embora o conteúdo de cada plano de governo já se encontre na Justiça Eleitoral, preferi reproduzi-los aqui a fim de instigar o debate por meio de comentários e trocas de ideias entre os cidadãos interessados, o que não é possível realizar no sítio do TSE na internet.

Peço aos candidatos e seus apoiadores que desculpem este blogueiro se a reprodução da forma textual não ficou totalmente de acordo com o que consta na página do TSE no que diz respeito ao tamanho e fontes das letras, porém houve profundo zelo para que o conteúdo das propostas fosse preservado na íntegra. Pois, como os arquivos lá estão em formato PDF, foi preciso transformar em Word para então usar as ferramentas de "copiar" e "colar" adequando aos recursos do Blogger.

Apesar da elaboração de propostas não ser suficiente para avaliarmos qual a melhor candidatura, uma vez que, como diz o velho ditado, "o papel aceita tudo", considero relevante o interessado verificar as ideias que cada um dois postulantes apresentou para Mangaratiba, o que, inegavelmente, elevará o nível dessas eleições. Aliás, acho até sugestivo que tenhamos debates entre os seis em escolas, clubes e meios de comunicação para o eleitor informar-se melhor. Principalmente sobre os temas de educação, saúde, transporte, saneamento básico e segurança que são as nossas maiores demandas do momento.

Boa leitura a todos e que, neste ano, possamos votar mais conscientes!


Um comentário:

  1. Sobre a situação dos candidatos hoje na Justiça Eleitoral, todos, exceto o Aarão de Moura Brito Neto e Ruy Tavares Quintanilha, já se encontram deferidos.

    Ruy e Aarão estão "deferidos com recurso", o que significa que alguém recorreu para o TRE contra a decisão do juiz da 54ª Zona Eleitoral em ter deferido suas respectivas candidaturas.

    Atualmente, os processos de ambos os candidatos encontram-se tramitando na segunda instância, podendo o TRE manter ou alterar o julgamento de primeiro grau de juridição.

    ResponderExcluir